Ela consiste, basicamente, em usar sensores e plataformas para medir o quanto as rodas estão endireitadas. Para isso, há um sistema eletrônico em que as especificações do fabricante de cada carro são inseridas, e então o mecânico pode medir com precisão onde estão os descompassos.
O Alinhamento 3D é um serviço mais rápido e preciso. Um carro 100% alinhado é sinônimo de economia de combustível, melhor dirigibilidade, maior estabilidade durante a condução e menor desgaste na suspensão.
Alinhamento 3D + Balanceamento Computadorizado + Rodízio de Pneus e Checkup de Freios e Suspensão por R$43,90 p/ Carros de Passeio OU R$55,90 para SUVs.
A precisão aprimorada do alinhamento 3D resulta em economia de combustível, desgaste reduzido dos pneus e menor necessidade de manutenção corretiva. Portanto, considerando os benefícios e a durabilidade dos resultados, o alinhamento 3D é uma escolha econômica a longo prazo.
Sendo direito, nós recomendamos fortemente o serviço de alinhamento 3D. Se trata da tecnologia mais moderna, confiável e precisa do mercado, é um serviço de custo baixo e extremamente necessário para manter a segurança do motorista e passageiros, assim como a vida útil do nosso precioso automóvel.
A geometria 3D é uma tecnologia que utiliza a imagem tridimensional, por meio de softwares, para alinhar as rodas do veículo de uma forma ágil e com precisão. O alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas conforme determinação do fabricante, garantindo mais vida útil aos pneus.
Como funciona o alinhamento 3D? Como dito acima, o alinhamento 3D é um serviço completo realizado com mais exatidão. Assim, garante maior eficiência e melhor performance do veículo na hora de rodar. Nesse caso, o carro é colocado em uma plataforma com sensores, que leem a posição de refletores instalados nas rodas.
A geometria, também é conhecida como alinhamento, é um processo cuja finalidade é ajustar os ângulos das rodas do veículo, fazendo com que elas fiquem retas em relação ao solo e paralelas entre si.
O valor do alinhamento e balanceamento pode variar bastante de acordo com a oficina mecânica, região e modelo do veículo. No entanto, o serviço de alinhamento e balanceamento pode custar, em média, entre R$80 e R$250.
Dessa forma, o alinhamento de eixos a laser usa a precisão dos feixes de luz e da comunicação instantânea, por proximidade indutiva junto das peças de ajuste. É um processo bastante moderno e simples, mas que é de extrema importância para o processo fabril e a saúde das máquinas.
Existem alguns fatores de como saber se o carro precisa de alinhamento. O tremor é um indicativo claro de que o carro precisa desse tipo de manutenção. A dificuldade de controle da direção também é um sinal, principalmente em situações em que ele realiza movimentos imprevistos, como se estivesse “puxando para o lado”.
Qual a diferença de alinhamento para realinhamento?
O realinhamento capilar, também chamado alinhamento, resolve o problema do volume extra, além de tratar os fios com química. O segredo desse procedimento são os aminoácidos, que criam uma proteção no fio e selam as escamas, turbinando a hidratação e o brilho nas madeixas.
Qual a diferença do alinhamento normal para o alinhamento 3D?
O alinhador digital 3d é bem diferente dos outros dois processos. Esse tipo de alinhador tem um sensor que lê a posição de um refletor instalado em cada roda e mostra na tela do computador um desenho tridimensional de partes do veículo e a variação das medidas em relação ao padrão de fábrica.
O alinhamento do tipo 3D, apesar de ainda pouco difundido, é o mais eficiente e deve ser a escolha correta do motorista no programa de manutenção. Além de tecnicamente superior, o alinhamento 3D tem parâmetros definidos pelos fabricantes, o que confere mais precisão e segurança.
O serviço de alinhamento e balanceamento, comumente feito em conjunto, custa em média entre R$80,00 e R$300,00. Os valores podem variar por localidade e entre oficinas, além dos métodos e equipamentos utilizados. O tempo para fazer o alinhamento e balanceamento leva, em média, 1 hora.
O alinhamento, o balanceamento e o ajuste de cambagem são aspectos cruciais da manutenção de veículos que frequentemente são confundidos ou mal compreendidos. Cada um desses termos se refere a um ajuste específico realizado nas rodas e no sistema de suspensão de um veículo.
O alinhamento e o balanceamento podem ser feitos a cada 10mil km rodados ou sempre que surgir algum problema relacionado à estabilidade do volante, desgaste irregular das rodas e trepidações que são percebidas no volante, painel e piso.
Embora a cambagem não seja uma prática recomendada pelos fabricantes de veículos, ela pode ser indicada em situações específicas. Por exemplo, se o automóvel sofreu algum tipo de dano no conjunto de suspensão e está fora do ângulo ideal – esta situação pode causar desgaste irregular dos pneus.
Assim, o serviço de alinhamento e balanceamento de pneus pode custar entre R$ 100 e R$ 300, dependendo do tipo de veículo e também de onde o serviço será feito.