Halva é um doce do Médio Oriente feito de sementes de gergelim torradas, moídas e misturadas com açúcar derretido. É por vezes saborizado com pistáchios, mel ou baunilha.
Sendo o islã a religião predominante na Turquia as estatísticas se completam com a minoria de cerca de 1% da população que é constituída por cristãos e judeus. Na prática, não existem leis que obriguem o cidadão turco muçulmano a cumprir rotinas e padrões relacionados ao islã.
O baklava é um doce feito com pistache triturado, noz ou avelã e colocado entre fatias finas de massa. A maioria de nós dirá que a baklava é a sobremesa turca mais conhecida. Este doce é uma condição primordial para feriados, casamentos e ocasiões alegres.
A Turquia pode ser famosa por seus kebabs, mas esse prato popular é apenas a ponta do iceberg quando se trata de culinária turca. Cobrindo mais de 770 quilômetros quadrados, a gastronomia rica e diversificada do destino europeu se deve em grande parte à sua paisagem.
No café da manhã em estilo turco, a mesa também é muito rica. Além de azeitonas, queijos, manteiga, mel e geléias, produtos de delicatessen, como linguiça, calabresa e salame; ovos cozidos de maneiras diferentes; tortas como empanadas, legumes assados, pepinos, tomates, pimentões e uma variedade de ervas verdes.
Halva é um doce do Médio Oriente feito de sementes de gergelim torradas, moídas e misturadas com açúcar derretido. É por vezes saborizado com pistáchios, mel ou baunilha.
Baclava (baklava) é um tipo de pastel elaborado com uma pasta de nozes trituradas, envolvida em massa filo e banhada em xarope ou mel, existindo variedades que incorporam pistache, avelãs e sementes de gergelim, papoula ou outros grãos.
Tengri era o principal deus do panteão turco e controlava a esfera celeste, compartilhando características com o deus do céu indo-europeu *Dyeus, cuja religião reconstruída é mais parecida com a dos primeiros turcos do que com a de qualquer outro povo do Oriente Médio ou da região do Mediterrâneo.
Alguns turcos não se banham diariamente porque acreditam que faz mal a saúde, outros pulam alguns dias para economizar água ou tomam banho super rapidinho. Aqui no Brasil, temos o costume de tomar banho diariamente, tem pessoas que chegam a se banhar até três vezes por dia no verão e isso para os turcos é um exagero.
De fato, o nome sunitas vem da expressão "Ahl al-Sunna": "o povo da tradição". Nesse caso, a tradição se refere a práticas derivadas das ações do profeta Maomé e seus parentes. Assim, os sunitas veneram todos os profetas mencionados no Alcorão, mas particularmente Maomé, que é considerado o profeta supremo.
Um banho turco tradicional é uma variante mais úmida da sauna e se divide em várias partes: Átrio, Frio, Moderado e Quente. O interior dos banhos é decorado com mármore por ser um material que conserva muito bem o calor.
Baklava. Os conhecidos doces turcos feitos com uma massa bem fininha e crocante, encharcados de mel leitoso e cobertos de pistache, quase uma obra de arte! A sobremesa veio da Ásia Central e se espalhou por todo o mundo otomano sendo que, na Europa, os vienenses a modificaram resultando no strudel.
O Kadaif é um doce típico da culinária turca e árabe, feito com uma massa fina e delicada, semelhante ao macarrão. Também conhecido como “Kunafa” ou “Kataifi”, esse doce tem uma textura crocante por fora e um recheio suculento por dentro.
Na Escandinávia, o café salgado existe há décadas. Em Taiwan, a mistura é mais recente e consiste em adicionar uma espuma cremosa com sal marinho por cima. Já na Turquia, faz parte da tradição dos casamentos: se o noivo beber até o fim do copo, indica que ele está pronto para fazer “de tudo” pela noiva, sem reclamar.
Água para limpar o paladar e aproveitar totalmente o sabor do café, que é fortíssimo. E mais um detalhe: não se bebe assim que chega na mesa. Se aguarda um minuto ou dois, que é para o pó descer e se depositar no fundo da xícara. Além dessa técnica, que é 100% turca, existe ainda o ritual do beber café.
O que não é permitido na Turquia? É ilegal sair do país com qualquer tipo de antiguidade, portanto evite comprar objetos duvidosos em sítios arqueológicos. Lojas de tapetes normalmente emitem um documento provando que aquele produto não é uma antiguidade. O uso de drogas também é proibido e punido com prisão.