Neotimia. É a designação para sentimentos e experiências afetivas inteiramente novos, estranhos e bizarros, vivenciados por pacientes em estado psicótico, geralmente, esquizofrênicos.
Hipotimia: é o humor modulado para baixo, triste ou deprimido. O paciente encontra-se hipotímico. Hipertimia: é o humor modulado para cima, patologicamente alegre, efusivo e eufórico.
Mania é uma condição caracterizada por uma mudança radical do humor e dos níveis de energia. A pessoa em estado maníaco sofre de alterações de humor, pensamentos acelerados, explosão de energia e comportamentos inconsequentes e exagerados.
Nos episódios de mania, podemos citar sintomas de: autoestima inflada (grandiosidade); redução da necessidade do sono; gastos excessivos; falar mais que o habitual; apresentar pressão no discurso, sendo difícil de interromper; distração, envolvimento com atividades de risco, como abuso de substâncias e atividades ...
Eutimia (do grego eu = normal + timo = humor) é definido por Demócrito como um estado de equilíbrio no humor e por Sêneca como um estado de tranquilidade, um ponto de estabilidade entre o humor deprimido e o humor eufórico.
Ao g1, especialistas disseram que o termo "frangofilia" refere-se ao comportamento de quebrar compulsivamente as coisas. Em novembro de 2022, Demétrius usou o estrado da cama da cela em que está isolado para quebrar uma porta do local.
O que é ciclotimia? A ciclotimia é um transtorno de humor que causa uma espécie de flutuação entre a euforia e a tristeza. Essa variação de humor é um problema crônico, onde a pessoa tem períodos de hipomania e depressão. Em alguns casos, pode haver ainda momentos de estabilidade em seu temperamento.
O sofrimento da disforia de gênero é geralmente descrito como uma combinação de ansiedade, depressão, irritabilidade e a sensação generalizada de não se sentir confortável no próprio corpo. Pessoas com disforia de gênero grave podem experimentar sintomas graves, perturbadores e de longa duração.
2-4 O termo "normotímico" foi proposto por Schou para descrever a ação do lítio contra ambas as fases de um transtorno bipolar, bem como a sua capacidade para prevenir recorrências do transtorno depressivo unipolar.
Anedonia é a perda da satisfação e interesse em realizar as atividades do dia a dia, como tomar um café com os amigos, passear com o cachorro, levar os filhos num passeio diferente, fazer um exercício físico que antes eram consideradas agradáveis.
Labilidade emocional é quando uma pessoa apresenta mudanças de humor muito rápidas ou tem emoções desproporcionais para determinada situação ou ambiente, apresentando choro ou riso incontrolável.
Disforia é uma mudança repentina e transitória do estado de ânimo, tais como sentimentos de tristeza, pesar, angústia. É um mal-estar psíquico acompanhado por sentimentos depressivos, tristeza, melancolia e pessimismo.
Um termo frequentemente utilizado para descrever o afeto é “aplanado”, que traduz restrição dos afetos e que é encontrado em alguns pacientes com esquizofrenia.
Macrofilia é o fetiche em que o fetichista sente atração pelo membro do sexo oposto em tamanhos enormes , fantasiosos e impossíveis, ficando totalmente a mêrce do objeto de desejo. Também inclui exploração do corpo do(a) gigante como um cenário.
Anedonia é a perda da capacidade de sentir prazer nas atividades cotidianas que anteriormente eram consideradas agradáveis. Uma pessoa que experimenta anedonia por um longo intervalo (no mínimo duas semanas) pode receber um diagnóstico de depressão, mesmo sem sentir tristeza ou desânimo.
O temperamento hipertímico é definido como uma personalidade caracterizada por boa disposição, alta reatividade emocional, otimismo, entusiasmo, muita energia, e extroversão. Hipertimia é similar, porém mais duradoura, que a hipomania do transtorno bipolar tipo II. Pode ser ainda parte de uma ciclotimia.
O que causa a distimia? Não se sabe ao certo a causa dessa condição psicológica. Ela pode estar associada a fatores bioquímicos (desequilíbrio de hormônios e neurotransmissores no cérebro), ambientais e genéticos.
A hipomania é considerada um tipo de transtorno bem mais leve que a mania. Seus sintomas estão relacionados à energia em excesso, impaciência, agitação e impulsividade. No entanto, quando comparados à mania, eles aparecem em níveis menos elevados.
O transtorno afetivo bipolar é um transtorno de humor caracterizado por episódios de depressão e mania que geralmente ocorrem sem que haja um motivo aparente.
Um sofredor deste transtorno tem uma forte necessidade de contar suas ações ou os objetos em seu redor. O portador pode, por exemplo, se sentir forçado a contar os degraus de uma escada ou o número de letras em uma palavra.