O que é amor socrático?

O termo amor socrático foi cunhado , pelo filósofo neoplatônico florentino Marsilio Ficino ( séc. XV) e significa um amor centrado na beleza do caráter e na inteligência de uma pessoa , em detrimento dos seus atributos físicos .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conhecimentodafilosofia.wordpress.com

O que é o amor socrático?

O AMOR SOCRÁTICO

A experiência do amor, tal como descrita por Sócrates no Banquete se caracteriza pelo processo de elevação do particular ao universal, do apego ao sensível ao processo de emancipação rumo plano abstrato-inteligível, em uma lenta gradação mediada pela contemplação do Belo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicoseletronicos.ufma.br

Como Sócrates definiu o amor?

Para Sócrates, o amor é um processo de busca pela beleza, sabedoria e virtude. Ele acreditava que o amor era uma forma de ascender a um estado mais elevado de conhecimento e compreensão, e que era a partir desse processo que poderíamos alcançar a verdadeira felicidade e realização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Qual o conceito de amor platônico?

O que é o amor platônico

Seu significado está ligado ao de um amor que não é correspondido ou se mostra inalcançável, e está conectado com o que dizia Platão. Para a organização de filosofia internacional, a expressão “amor platônico” também pode ser entendida, até hoje, como o amor espiritual, o amor que transcende.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nationalgeographicbrasil.com

Como saber se alguém tem um amor platônico por você?

Algumas características do amor platônico são:

Não correspondido; Fantasioso; Ilusório; Sem desejo sexual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em telavita.com.br

O Banquete | O que é Amor e a Natureza do Eros

O que é amor platônico por alguém?

O “amor platónico”, expressão usada com frequência no vocabulário popular para referir um amor impossível ou inalcançável, não sexual, deve o seu nome a Platão (350 a.C.), filósofo grego que examinou este tipo de relacionamento na sua obra O Banquete.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vogue.pt

Quais são os 3 tipos de amor?

  • Amor fraternal - Storge.
  • Amizade - Philia.
  • Amor romântico - Eros.
  • Amor incondicional - Ágape.
  • Referências.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

O que é o amor para Nietzsche?

O amor não é outra coisa que um derramamento, uma espécie de luxo e de dádiva daquilo que cada indivíduo conquistou por e para si mesmo e quer partilhar, alegremente, com um outro. Nesse caso, não há nada de carência, mas muito pelo contrário, de plenitude. Quanto mais pleno de si, mais capaz de amar será um indivíduo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

O que Platão diz sobre o amor?

Segundo Platão, o que mais aproxima o homem das essências divinas é o amor, pois esse é o sentimento responsável por impulsionar a alma na direção da verdade. No Fedro o amor é o que mais aproxima os homens da essência do belo, mas desde que a alma desse esteja prepar a- da para compreendê-lo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufsj.edu.br

O que Sócrates amava?

A relação amorosa entre Sócrates e Alcibíades foi apropriada como ícone gay na literatura moderna e chegou até nós sobretudo pelo O Banquete, de Platão, em que celebremente se refere que o jovem mais belo de Atenas, Alcíbiades, se apaixonou pelo velho mais feio, Sócrates.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

O que é o amor para Schopenhauer?

Na Metafísica do amor, Schopenhauer afirma que este sentimento é uma invenção literária. Para o filósofo alemão, o amor é uma criação humana que serve para mascarar o desejo, real e devastador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aim.org.pt

Qual a diferença entre amor platônico e paixão?

O Amor, no ideal platônico, não se fundamenta num interesse (mesmo o sexual), mas na virtude que possibilita sempre uma nova chance de recomeçar. O amor platônico se contrapõe ao amor carnal, que busca primordialmente a satisfação sexual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

O que é o amor segundo Sócrates?

Para desconcerto geral, Sócrates define o amor como sendo a busca da beleza e do bem. E sendo assim, ele mesmo não pode ser belo nem bom. Quem ama, deseja algo que não tem. Quando se tem, não se deseja mais, ou se se deseja, deseja manter no futuro, o que significa que não o tem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Como Platão pensava o amor?

É o amor impossível, como dizem, mas na realidade é exatamente o amor que torna possível o impossível e que nos faz sentir irmãos acima das diferenças. Platão insiste que é necessário aprender a amar. É necessário voltar a estender a mão e oferecer algo para comer, para sobreviver e, além disso, para sonhar um Ideal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nova-acropole.org.br

Quais os tipos de amor para Platão?

A tese platônica é a de que ao amor passional, escravizante, avassalador, contrapõe-se outro tipo de amor, o amor baseado no aprendizado, no saber. O amor que liberta. No Banquete, Platão reúne grande variedade de recursos e estilos literários revelando as diversas faces e falas do amor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em artepensamento.ims.com.br

O que é o amor para Freud?

Relação entre o objeto e o amor

Segundo Signorini comenta, neste livro Freud indica que o amor é o estado que o sujeito atinge quando se sente igual à outra pessoa por quem se apaixona. “Ou seja, ao amar o sujeito passa a escolher um ideal que ele nunca conseguirá ter”, explica Signorini.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nationalgeographicbrasil.com

O que diz o estoicismo sobre o amor?

“Minha fórmula para a grandeza em um ser humano é amor fati: que ninguém queira que nada seja diferente, nem para a frente, nem para trás, nem para toda a eternidade. Não basta suportar o necessário, escondê-lo ainda menos — todo idealismo é mentira diante do necessário — mas amá-lo.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estoicismopratico.com

O que é amor fati estoicismo?

O amor fati de Nietzsche é uma concepção fundada no eterno retorno dos estoicos. Ele assume para si o propósito máximo de resignação perante o destino. Mas sua filosofia rompe com a ética da indiferença e com a noção estoica de que a natureza é governada por uma razão ordenadora.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em inconfidentia.famariana.edu.br

Quais são os 4 pilares do amor?

Ao construir um relacionamento sólido, esses quatro pilares – comunicação, respeito, confiança e cuidado – servem como alicerces essenciais para o sucesso da relação. Independentemente de ser um relacionamento sugar ou não, cultivar esses elementos é a chave para uma vida a dois (ou mais) recompensadora e duradoura.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em universosugar.com

Quantos amores um homem tem na vida?

Nós nos apaixonamos por diversos tipos de pessoas na vida, mas existe uma teoria de que há três amores que nos marcam de uma maneira especial e que esses três amores, cada um diferente do outro, são necessários para aprender como amar e ser amado da forma correta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aliancasfenix.com.br

Quais são os 5 pilares do amor?

Gary Chapman identificou cinco formas através das quais as pessoas expressam e recebem as manifestações de amor: palavras de afirmação; tempo de qualidade; presentes; atos de serviço; toque físico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em amazon.com.br

Como se chama um amor não correspondido?

O amor platônico, apesar de mais frequente na adolescência, pode acontecer em todas as idades. Ele recebe esse nome por ser citado primeiramente nos livros de Platão, se referindo a um tipo de amor que não se tem, que se sente falta, que está além do alcance.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em psicologossaopaulo.com.br

Quando o amor não é recíproco?

Relacionamento sem reciprocidade é quando seu parceiro não vibra por você. A pessoa que você ama não se alegra com suas conquistas, te inferioriza, e não quer evoluir com você. Não há elogios sinceros, críticas construtivas e vontade de estar em sua companhia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em yuribusin.com.br