Amostragem é um termo usado para descrever o processo de obter dados de um pequeno grupo (ou subgrupo). Quando esses dados são coletados, os resultados refletem os de um público maior, como o mercado-alvo de uma empresa.
Em um estudo estatístico, os métodos de amostragem referem-se ao modo como selecionamos membros de uma população a entrarem em um estudo. Se uma amostra não for selecionada aleatoriamente, ela provavelmente será tendenciosa de alguma forma, e os dados não representarão corretamente a população.
Primeiramente, vamos contextualizar de maneira simples: amostra de pesquisa é uma parte representativa do público a ser pesquisado. Ao realizar uma pesquisa com os consumidores de cerveja, por exemplo, não é necessário ou mesmo possível mapear e conversar com todos os consumidores de cerveja do Brasil.
Amostragem é um processo que segue técnicas de escolher membros de uma população de forma que seja possível realizar inferências sobre toda a população.
TIPOS DE AMOSTRAGEM - DICAS SOBRE METODOLOGIA CIENTÍFICA E COLETA DE DADOS
Qual é o objetivo da amostragem?
A amostragem é comumente usada por pesquisadores, pois através dela eles conseguem colher informações úteis sem precisar pesquisar toda a população—o que seria praticamente impossível, não é mesmo? Além disso, é um método mais conveniente, cômodo e econômico.
A amostragem é o processo pelo qual se define uma quantidade de elementos que representará uma totalidade, que é objeto de alguma avaliação ou estudo. Trazendo esta abstração para a realidade cotidiana, temos o seguinte exemplo: Exemplo: A população brasileira é constituída por milhões de pessoas.
O que é e para que serve uma técnica de amostragem?
É um método confiável de obter informações em que cada membro de uma população é escolhido aleatoriamente, apenas por acaso, e cada indivíduo tem exatamente a mesma probabilidade de ser escolhido para fazer parte de uma amostra.
Uma amostra de pesquisa é uma parcela com representatividade para um determinado público a ser pesquisado. Critérios baseados em estatística e metodologia ajudam a definir quantas e quais pessoas serão mais fidedignas à população total para que o estudo tenha respostas efetivas.
Amostra e amostragem são termos que se referem à mesma ideia (total de participantes do estudo), podendo ser utilizados de modo intercambiável. A amostragem é a triagem de indivíduos para um estudo de modo probabilístico e, por sua vez, amostra é a população de onde os indivíduos foram selecionados.
Também conhecida como audiência, amostra e painel de respondentes, uma amostragem para pesquisas é definida como um conjunto menor de indivíduos que representam uma população maior usando um método de seleção predefinido. Esses elementos são conhecidos como pontos de amostra, unidades de amostragem ou observações.
Uma estratégia de amostragem é um plano que é estabelecido para garantir que a amostra de pesquisa utilizada em um estudo represente efetivamente a população, deve oferecer a confiança e a resolução necessárias para poder fazer as inferências apropriadas.
Entre os métodos de seleção de amostras probabilísticas, os mais conhecidos são a Amostragem Aleatória Simples (AAS), Amostragem Estratificada, Amostragem por Conglomerado e Amostragem Sistemática.
Consiste em dividir inicialmente a população da forma que lhe for mais conveniente e depois selecionar no grupo o indivíduo ou elemento de modo sistemático.
Idealmente, o tamanho da amostra escolhido para uma pesquisa deve ser baseado na confiabilidade das estimativas finais. Na prática, é feita uma troca entre o tamanho ideal da amostra e o custo esperado da pesquisa. Entenda o que são os esses valores: Nível de confiança – é 95% por padrão.
De forma geral, a amostragem é um procedimento para escolher apenas alguns membros de uma população inteira, de forma que seja possível fazer análises e chegar em conclusões sobre a população inteira. Em outras palavras, a amostragem é uma parte da população que permite concluir e caracterizar a população inteira.
As técnicas de amostragem, tal como o planejamento amostral, são amplamente utilizados nas pesquisas científicas e de opinião para se conhecer alguma característica da população.
Uma amostra de estudo populacional é um conjunto de elementos que representam o universo total, ou seja, uma fração do número total de indivíduos a serem avaliados. Portanto, selecionar uma amostra é tão importante quanto o tamanho da amostra que participará da pesquisa.
Uma amostragem é um grupo de pessoas pequeno que representa um público maior que responderá às pesquisas. Mas você sabe quais são os tipos de amostragem e qual seria o melhor método para escolher os respondentes mais adequados para seu projeto de pesquisa?