Existem diferentes tipos de antissépticos, que apresentam propriedades bactericidas, fungicidas e/ou virucidas, como o álcool etílico, clorexidina ou iodopovidona, devendo ser usados somente sobre a pele ou mucosas conforme orientação médica, pois podem não ser indicados na gravidez ou amamentação, por exemplo.
Estudo comparou quatro tipos de antissépticos na descontaminação das mãos – álcool, clorexidina, triclosana e iodopovidona – mostrando superioridade de álcool e clorexidina4. Comparação entre álcool e clorexidina demonstra equivalência com ambos ou superioridade do álcool.
Dente os peroxigênios, os mais comuns na área de desinfecção e antissepsia são: peróxido de hidrogênio, ozônio, ácido peracético e ácido peróxipropiônico, com esse último que teve frequência de uso diminuída nos dias de hoje.
Alguns exemplos de processos de antissepsia são: a limpeza da pele antes de uma cirurgia ou coleta de sangue ou punção venosa. Alguns exemplos de antissépticos são: o álcool 70%, álcool gel, gluconato de clorexidina, PVPI e outros.
Ele explica que o antisséptico é um produto utilizado na superfície do corpo para interromper e impedir o desenvolvimento de bactérias e vírus. Pode ter diferentes características: fungicida (contra fungos), virucida (contra os vírus), bactericida (contra bactérias) ou esporicida (contra os esporos).
ASSEPSIA, DESINFECÇÃO E ANTISSEPSIA | VOCÊ SABE A DIFERENÇA?
Como fazer um antisséptico caseiro?
Antisséptico bucal de menta Ingredientes - 125 ml de água - 3 gotas de óleo essencial de menta - ½ colher de chá de glicerina vegetal - 1 colher (chá) de extrato de hamamélis Modo de Preparo Misture os ingredientes num frasco e agite bem.
A palavra antisséptico se refere a tudo que tem como propósito evitar a proliferação de vírus, bactérias e outros microrganismos nocivos responsáveis por causar infecções. Os produtos antissépticos são substâncias desinfectantes usadas em ferimentos e demais superfícies, para reduzir o risco de infecções.
A antissepsia é aplicada na pele ou nas mucosas do paciente ou do profissional de saúde, antes ou depois de um procedimento invasivo ou potencialmente contaminante. A Antissepsia se realiza antes, durante e depois de uma cirurgia, com o objetivo de evitar a infecção do campo operatório e das feridas cirúrgicas.
A escolha do antisséptico ideal depende do objetivo e do local de aplicação. O álcool gel e o álcool 70% são indicados para higienização das mãos e de pequenas superfícies, enquanto a clorexidina e o iodo são mais adequados para ambientes hospitalares e procedimentos cirúrgicos.
Antisséptico Povidine é um medicamento de uso externo, indicado limpar e tratar ferimentos na pele. Sua fórmula, com iodopolividona e outros componentes, combate a proliferação de fungos, bactérias e vírus nas lesões. Uso adulto e pediátrico.
Poderoso antisséptico, a água oxigenada evita infecções, remove tecidos mortos e impede a proliferação de microorganismos. Para limpar ferimentos, sua eficácia é maior logo nas primeiras horas após o machucado. Nesses casos, o ideal é lavar bem a ferida e, então, aplicar a água oxigenada.
Álcool etílico é usado como antisséptico e desinfetante. A concentração ideal é de 70%. Age rapidamente sobre bactérias vegetativas (inclusive micobactérias), vírus e fungos, mas não é esporicida. Por isso não se recomenda para esterilização, apenas para desinfecção de superfícies e antissepsia de pele.
Os antissépticos e os desinfetantes contêm agentes químicos que às vezes são chamados biocidas. O peróxido de hidrogênio (água oxigenada) é um exemplo de ingrediente comum em antissépticos e desinfetantes. No entanto, geralmente o antisséptico contém concentrações mais baixas de biocidas do que o desinfetante.
O melhor desinfetante é a Clorexidina, um medicamento de uso cutâneo cuja substância ativa é o digluconato de clorexidina. Este antisséptico se aplica sobre a pele e é indicado para pequenos ferimentos e queimaduras leves.
O Antisséptico Needs é indicado para casos em que é necessário combater de maneira rápida e eficaz as bactérias de uma área lesionada. Oferece suporte para desinfetar e tratar feridas cutâneas de pequena extensão e superficiais.
Antimais Séptico spray contém cloreto de benzetônio, um antisséptico, que limpa a pele lesada e combate bactérias, e cloridrato de lidocaína, um anestésico local que bloqueia temporariamente o impulso nervoso, aliviando a dor de pequenos ferimentos ou cortes, arranhões ou pequenas queimaduras.
O anti-séptico ideal deve apresentar amplo espectro de ação, ação rápida, presença de efeito residual, baixa toxicidade, baixa inativação na presença de matéria orgânica, estabilidade, não corrosividade, odor agradável, boa aceitação pelo usuário e disponibilidade no mercado local.
O Antisséptico Hertz Spray 50ml é indicado no combate aos microorganismos e no alívio temporário da dor de pequenos ferimentos ou cortes, arranhões ou queimaduras leves. A ação anestésica é obtida poucos minutos após a aplicação, com duração de, aproximadamente, 30 a 60 minutos.