O que é API Web? Uma API Web ou API de serviço da Web é uma interface de processamento de aplicações entre um servidor da Web e um navegador da Web. Todos os serviços da Web são APIs, mas nem todas as APIs são serviços da Web.
Uma API, sigla para "Application Programming Interface" (Interface de Programação de Aplicativos), é um conjunto de regras e protocolos que permitem que diferentes softwares se comuniquem entre si.
API é a sigla em inglês para Application Programming Interface, ouinterface de programação de aplicações. As interfaces de programação de aplicativos (APIs) são conjuntos de ferramentas, definições e protocolos para a criação de aplicações de software.
API é a sigla em inglês de Application Programming Interface ou, em português, Interface de Programações de Aplicativos, e nada mais é do que um conjunto de definições, rotinas e protocolos de que são usados para o desenvolvimento e integração de softwares ou aplicações.
É uma API de alto nível que fornece modelos de objetos imutáveis para estruturas de objetos e matrizes JSON. Estas estruturas JSON são representadas como modelos de objetos usando os tipos do Java JsonObject e JsonArray. Na Tabela 1 são incluídas as classes e interfaces principais da API de modelos de objetos.
APIs são mecanismos que permitem que dois componentes de software se comuniquem usando um conjunto de definições e protocolos. Por exemplo, o sistema de software do instituto meteorológico contém dados meteorológicos diários.
Uma API é uma interface que permite que os programas de software compartilhem dados e funções. Esse método de comunicação ajuda a aprimorar as funcionalidades da maioria dos aplicativos web modernos.
As APIs desempenham diversos papéis e oferecem vários benefícios, incluindo: Interoperabilidade: permitem que diferentes sistemas, plataformas e aplicativos se comuniquem entre si de maneira padronizada, facilitando a integração de componentes de software distintos.
O primeiro passo para saber o que é API é conhecer o significado dessa sigla, que corresponde ao termo em inglês “Application Programming Interface“. Traduzido para o português, quer dizer “Interface de Programação de Aplicações”.
APIs abertas são aquelas que os "proprietários" disponibilizam para que outras empresas utilizem o código e façam integração com outros sistemas. Ou seja, trata-se de uma API disponível para desenvolvedores externos. Mas isso não significa que seja uma API livre, sem autenticação, controle ou custos.
APIs oferecem aos desenvolvedores tecnologias prontas para serem aplicadas em seus aplicativos e, portanto, ajudam a economizar tempo e dinheiro durante o processo todo de entrada no mercado. O quanto antes o produto é lançado no mercado, mais recursos sua equipe economiza.
A interface URL é usada para analisar, construir, normalizar e codificar URLs. Ela trabalha com a disponibilização de propriedades para facilitar a leitura e modificar componentes da URL.
O que é REST? A representational state transfer (REST – transferência de estado representacional) é uma arquitetura de software que impõe condições sobre como uma API deve funcionar. A REST foi criada inicialmente como uma diretriz para gerenciar a comunicação em uma rede complexa como a internet.
A expressão Application Programming Interface, ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos, originou o acrônimo API. APIs são “tradutores” com a função de conectar sistemas, softwares e aplicativos.
API é o acrônimo de Application Programming Interface, basicamente, trata-se de um conjunto de rotinas que processa respostas seguindo padrões estabelecidos por um software ou web service. Um bom exemplo do nosso cotidiano sobre API seria compará-la com um garçom!
As API's (Application Programming Interface) são extremamente úteis nos dias de hoje para integrar sistemas e aplicações. Elas permitem que serviços e sistemas se comuniquem de maneira padronizada, sem precisar saber os detalhes internos um do outro.
Para interagir com uma API, é necessário enviar requisições HTTP para os endpoints desejados. Existem diferentes tipos de requisições, como GET, POST, PUT e DELETE, que permitem realizar diferentes operações na API.
As APIs podem ser divididas em cinco tipos principais: web, RESTful, SOAP, hardware e plataforma. A seguir, explicamos brevemente as características e diferenças entre elas. Confira!