A arte de elite é aquela elitizada, separada por um pequeno grupo de indivíduos que consideram sua arte diferente da comum. A cultura de massa é aquela considerada, por uma maioria, sem valor cultural real, geralmente diretamente associada a indústria cultural.
Neste enfoque, ganha impulso a idéia de que a arte é majoritariamente entendida como elitista. Afirmar que a arte a princípio é elitista, é transformar em natural e eterno algo que é historicamente determinado, portanto sujeito a mudança.
Nesse sentido, as obras de artes eram produzidas em determinados espaços e usufruídas apenas por quem tinha acesso a esses espaços. Essa prática não se limitava à aristocracia.
O que significa dizer que a arte erudita é elitizada?
Uma produção artística feita para a elite
A cultura erudita pode ser definida como uma produção artística elaborada por e para as pessoas da elite social. Sob o pressuposto de ser um produto voltado ao público intelectual, só tinha acesso a esse bem cultural aqueles que tinham maior poder aquisitivo.
A elitização da arte a restringiu aos grandes centros, privando regiões periféricas de acessar cultura e ter suas produções divulgadas. Um século depois, a arte passa por um novo processo de independência; artistas de regiões descentralizadas se articulam para ocupar os espaços que antes tinham apenas um único alvo.
Elitismo ou Oligarquismo (também conhecida como Teoria das Elites ou "Teoria do Poder") é uma vertente da ciência política baseada no princípio minoritário, segundo o qual o poder político está sempre nas mãos de uma minoria bem ajustada.
Você sabe o que é elitismo cultural? É a ideia de que só algumas produções artísticas e culturais são boas e válidas, enquanto a maioria não é. Na mesma lógica, o seleto grupo das pessoas que consomem essas alternativas aceitáveis, boas o suficiente para serem consideradas cultura, forma a elite cultural.
Porque a própria arte é uma ferramenta de expressão do luxo.
Ela nos permite descobrir o mundo e, ao mesmo tempo, nos expandir completamente. A arte é uma ferramenta de expressão criativa e o toque que torna tudo único. Ela satisfaz nossas necessidades cognitivas e estéticas que nos levam à autorrealização.
Elite pode ser uma referência genérica a grupos posicionados em locais hierárquicos de diferentes instituições públicas, partidos ou organizações de classe, ou seja, pode ser entendido simplesmente como aqueles que têm capacidade de tomar decisões políticas ou econômicas.
O ensino de elite se refere, principalmente, as escolhas com melhor qualificação por especialistas, com ensino sobre diversas áreas e que prepara os estudando para o que está por vir.
“o que há de mais valorizado e de melhor qualidade, especialmente em um grupo social”; 2. “minoria que detém o prestígio e o domínio sobre o grupo social.” Etimologicamente, segundo o mesmo Houaiss, a palavra “elite” significa “o que há de melhor”, e vem do francês élire , “escolher, eleger”.
“Durante muito tempo, nossa sociedade ficou refém de algo que ela chama de alta cultura. Uma cultura elitizada, que se baseia numa ideia questionável de que o povo não compreende arte. Transformar um prédio tão importante em um templo da alta cultura afastou a população, sobretudo a população mais pobre.
A elitização é um fenômeno social que se refere ao processo de transformação de um espaço urbano, onde a classe média ou alta se estabelece, resultando em mudanças significativas na dinâmica social, econômica e cultural da área.
Grandes nomes como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Beethoven e Mozart são exemplos de artistas que são considerados mestres da arte erudita. Suas obras são apreciadas por sua complexidade técnica, profundidade conceitual e impacto emocional.
Para ser mais inteligente é preciso reconhecer e nomear a hierarquia de princípios a serem seguidos. Afinal, não basta ser erudito, culto e devorar livros para ter uma vida intelectual. Não se trata apenas de saber. O estudo é também entender como viver bem, como lidar consigo mesmo e com os outros.
Enquanto a cultura popular é uma manifestação espontânea de um grupo, a cultura erudita é criada a partir de um estudo e conhecimentos específicos. Durante muito tempo, essa diferença fez com que esses dois tipos de cultura fossem vistos como muito diferentes uma da outra e como manifestações culturais separadas.