A mostra traz cartazes criados para obras cênicas em projetos gráficos que comunicam espetáculos de teatro e dança apresentados em diferentes palcos da nossa cidade. Em 2014, Tim Oliveira iniciou seu trabalho de criação de identidades visuais e materiais gráficos especificamente para espetáculos de teatro e dança.
Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana". Na verdade, a arte transforma a forma de imaginar e de entender o mundo.
Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico.
O cartaz como o conhecemos nasceu na França do século 19, onde se desenvolveu um novo estilo de propaganda de produtos, exposições e eventos. Muitas vezes chamado de pai do cartaz, Jules Chéret foi um dos primeiros mestres do novo processo de impressão litográfica de quatro cores.
O cartaz é gênero textual produzido de forma clara e objetiva, para facilitar a compreensão no momento da leitura. Entre as suas características, está: divulgar alguém, algum evento ou alguma coisa. Para melhor compreender sobre a estrutura e a função dos cartazes, vale a pena relembrar o que são os gêneros textuais.
COMO CRIAR CARTAZ PELO CELULAR USANDO O CANVA / Cartaz para igreja
Qual é o principal objetivo do cartaz?
Os cartazes são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos, pois trata-se de um gênero textual do tipo informativo. Eles objetivam, também, instruir, persuadir e informar. Além disso, servem para divulgar, conscientizar e/ou sensibilizar o leitor.
Quais são os principais características de um cartaz?
Texto curto e sugestivo, adequado ao público; Criatividade; ● Preocupação estética (harmonia entre tamanhos das letras e das imagens, espaçamento, utilização de cores); Utilização de figuras de linguagem.
A Artem surge com um novo conceito de cardiologia para melhorar a qualidade e prolongar a vida das pessoas. Juntamos o que há de mais moderno na Medicina e da Cardiologia com o que há de mais clássico na Medicina. Sejam bem-vindos à Artem Cardiologia.
A Argentina é o segundo maior país da América do Sul, com um extenso litoral a sudeste e fronteiras estabelecidas com Chile, Bolívia, Paraguai, Brasil e Uruguai. A capital argentina é a cidade de Buenos Aires.
O Papel Cartão também chamado de Cartaz, possui uma maior gramatura e cores fortes similares ao color set, porém o colorido é apenas em uma das faces, o verso possui cor parda normal de papelão. Ideal para trabalhos escolares, colagens, recortes e enfeites.
O cartaz precisa ter uma boa imagem, que sintetize a comunicação e ao mesmo tempo, não passe desapercebido do público alvo. Não é funcional carregar o cartaz de textos e linhas. O conteúdo escrito é necessário, porém, deve ser sucinto e objetivo, indo direto ao ponto e não deve chamar mais a atenção do que a imagem.
Para saber como fazer um cartaz basta: definir o objetivo; Criar a mensagem a ser transmitida; Fazer um design; Garantir a presença de todos os elementos essenciais; Fazer a impressão e escolher o local onde será colocado.
Portanto, o cartaz figura-se como uma importante modalidade textual, informando-nos sobre um determinado acontecimento ligado aos acontecimentos sociais ou instruindo-nos de alguma forma.
É um tipo de texto que deverá conter uma comunicação breve, mas com bastante clareza e objetividade, como também imagens ilustrativas que procurem despertar a atenção das pessoas.