A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.
Palavra de origem latina, ars, artis, significa técnica, habilidade natural ou adquirida, maneira de ser ou de agir. Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana".
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período. Palavras-chaves: arte; história; necessidade; educação.
A arte ou através da arte, pode ser um caminho de InspirAção. A arte, como técnica ou habilidade humana, possibilita a expressão de uma variedade de linguagens e como processo criativo, tem o intuito de expressão de emoções e de ideias. A investigação tem nos mostrado essa importância e essa valorização.
A Arte sensibiliza as pessoas, despertando-as para os significados e para a riqueza das relações que constituem sua trajetória como indivíduos. No universo da Cultura — repleto de valores, símbolos e potencialidades —, também se opera esse resgate de elementos significativos para a vida do sujeito.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
A arte não está apenas nos museus, galerias e livros de arte. Está em muitos momentos da vida cotidiana: nos objetos, nas vestimentas, na organização das casas, dos prédios, das cidades… e nos ambientes virtuais que tanto frequentamos, hoje em dia.
A arte, em geral, é um trabalho de conexão com a alma, com o mundo e com aqueles que estão a sua volta. Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas.
Somos seres relacionáveis, por isso a arte se tornou uma grande ferramenta de comunicação para expor sentimentos, pensamentos, anseios e preocupações. Com a arte a cultura se constrói, elas estão completamente interligadas.
Representar os sentimentos através de desenhos e linhas, sejam estruturados, abstratos ou por garatujas/rabiscos, ajudam a dar uma forma para eles. Os materiais que podem ser utilizados são: caneta, lápis, lápis de cor, giz de cera…
"A importância da arte na vida das pessoas é algo nítido, afinal ela está em todo lugar, faz parte da nossa cultura e da nossa história. Auxilia-nos na nossa comunicação, no nosso convívio, no nosso crescimento humano e social."
Com as artes plásticas e visuais, os estudantes são estimulados a praticar as habilidades de observação, senso crítico, criatividade, imaginação e de entendimento do mundo à sua volta. Essas capacidades aumentadas também favorecem o desenvolvimento cognitivo como um todo.
A arte compreende, no aspecto cultural, aquisição de conhecimento relevante para a formação dos indivíduos e sua identidade, onde manifesta sentimentos, pensamentos e ideias de seu cotidiano. A arte desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano e cultural, além de impulsionar transformações sociais.
Arte e cultura são duas coisas muito importantes no desenvolvimento intelectual e cognitivo de uma pessoa. Sabemos da importância da arte como ferramenta humana para expressão de sentimentos e sensações e percebemos a manifestação artística acontecendo de diversas maneiras nas diversas culturas que existem.
O Componente Curricular Arte, no 6º ano, busca desenvolver as habilidades que contemplam objetos de conhecimento voltados para as produções artísticas que identifiquem a formação do povo brasileiro, tradicionais e contemporâneas.
É o uso de sentimentos, mensagens e dos valores culturais para expressar essa mistura através de livros, poesias, prosas, fotos, pinturas, esculturas, instalações, exposições, filmes, entre outros.
Melhora a autoestima – a arte ajuda-nos a criar e melhorar a nossa autoestima. Memória e concentração – a realização de manifestações artísticas / criativas permite que melhoremos a concentração, ajuda-nos a melhorar a memória e a ter foco. Quando apreciamos ou criamos viajamos pela memória…o que a exercita.
As disciplinas de artes ou que a incluem, estimulam a auto expressão, a criatividade e podem construir confiança, bem como um senso de identidade individual. Mas não para por aí, conectam as crianças e jovens com sua própria cultura e com o mundo em geral.
O que é importante saber quando apreciamos uma obra de arte?
Ao apreciarmos uma obra de arte, ressalta a necessidade de analisar os elementos presentes na mesma, de modo que as informações nela contida sejam devidamente «decifradas». O espectador compreenderá, assim, melhor a obra e aquilo que o artista pretendia transmitir.
Estimula o desenvolvimento do pensamento crítico; promove a criatividade e o senso estético; possibilita a análise de estilos e procedimentos; proporciona conhecimento histórico (fatos e ideologias); contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social; é meio de expressão e comunicação; tem uma função social: ...
O estudo artístico auxilia o aluno a desenvolver e a trabalhar várias características, como o foco e a concentração, a disciplina, a imaginação, o senso crítico, a criatividade, a resiliência, além de aumentar o repertório cultural e histórico do estudante.