«Os monossílabos podem ser átonos ou tónicos. Átonos são aqueles pronunciados tão fracamente que, na frase, precisam apoiar-se no acento tónico de um vocábulo vizinho, formando, por assim dizer, uma sílaba deste. Por exemplo: Diga-me / o preço / do livro.
Em primeiro lugar, vamos lembrar que pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos.
d) quanto à intensidade: átonas, quando pronunciadas com menor in- tensidade (/i, e, ', a, n, o, u, ã, e, i, õ, u/) e tônicas, quando pronunciadas com maior intensidade (/i, e, ', a, n, o, u, ã, e, i, õ, u/).
Gostaria de saber o porquê da denominação de tônicos (mim, ti, si, ele, ela, nós, vós, si, eles, elas) e de átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes), para os pronomes oblíquos em assunto.
→ Elementos que atraem os pronomes oblíquos átonos: Palavras negativas: nem, não, nunca, jamais etc. Não me incomodo com esse tipo de barulho. Advérbios: Acolá, aí, aqui, lá, já etc.
56/57), de Celso Cunha e Lindley Cintra: «Os monossílabos podem ser átonos ou tónicos. Átonos são aqueles pronunciados tão fracamente que, na frase, precisam apoiar-se no acento tónico de um vocábulo vizinho, formando, por assim dizer, uma sílaba deste.
D a palavra “próprias” é acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo, já “mãos” é um monossílabo tônico que não recebe acento, mas sim sinal gráfico.
As sílabas átonas de uma palavra são as pronunciadas com menos força. Quando a sílaba tônica é a última, a palavra é uma oxítona. Quando a sílaba tônica é a penúltima, a palavra é uma paroxítona. Quando a sílaba tônica é a antepenúltima, a palavra é uma proparoxítona.
A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força. A sílaba subtônica é a pronunciada com intensidade média.
Para muitos estudiosos no assunto, são 7. São elas: [a], [Ɛ], [e], [i], [ɔ], [o], [u]. [Ɛ] se lê “é”, como na palavra “pé”. E o [e] se lê “ê”, como na palavra “carnê”.
Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.