A área de um círculo é pi vezes o raio elevado ao quadrado (A = π r²). Aprenda a usar esta fórmula para calcular a área de um círculo, quando souber a medida do diâmetro.
Comprimento da circunferência é calculado pela fórmula C = 2πr. O comprimento da circunferência é bastante parecido com a ideia de perímetro de um polígono.
Para isso, posicione uma régua no meio do círculo e veja o comprimento marcado na borda. Agora, para saber como calcular o diâmetro de um círculo, multiplique esse resultado por dois. Por exemplo, se o raio for de 4 cm, significa que o diâmetro de um círculo corresponde a 8 cm.
SABE CALCULAR ÁREA DE FIGURA REDONDA??? ÁREA DO CÍRCULO!!!
Como medir um objeto redondo?
Em qualquer região circular basta dividirmos o comprimento da mesma, pela medida do diâmetro, que encontraremos o valor correspondente a 3,14 aproximadamente. Com base nessa descoberta, o comprimento de uma região limitada por uma circunferência é calculada através da expressão matemática C = 2 * π * r.
O cálculo de revestimento de piscinas redondas é muito simples. Neste sentido, para fazer o cálculo, você deverá realizar o cálculo da área desejada, em metros quadrados, e multiplicar o largura x altura x profundidade.
Alguns textos apresentam essa expressão na forma C=dπ, em que d é o diâmetro da circunferência. Perceba que podemos escrever C=2πr como C=2rπ, ou seja, C=dπ.
A área do setor circular é a região interna da circunferência, limitada por dois raios e um arco de círculo. A área do setor circular é como uma fatia da circunferência.
Em um cilindro circular reto, a área lateral é obtida por A(lat)=2πrh, onde r é o raio da base e h é a altura do cilindro. A área total corresponde à soma da área lateral com o dobro da área da base. Exemplo: Um cilindro circular equilátero tem a altura é igual ao diâmetro da base, isto é h=2r.
Como calcular o diâmetro de um círculo a partir do comprimento?
Divida o valor da circunferência pelo número pi (π) ou use a fórmula d = c/π . É assim que você encontra o diâmetro de um círculo a partir do comprimento da sua circunferência.
A fórmula é simples: basta multiplicar o diâmetro pela profundidade pelo valor 0,785. Atenção: não confunda piscina redonda com oval! O cálculo deve ser diferente. Volume piscina redonda = diâmetro x diâmetro x profundidade média x 0,785.
Para calcular o volume de sua piscina redonda : diâmetro x diâmetro de profundidade média x coeficiente 0,78 = volume em m3. Por exemplo: a piscina tem um diâmetro de 4,6 m, com uma profundidade entre 1,10 m e 1,30 m 4,6 x 4,6 x 1,20 x 0,78 = 19,80 m3.