O que é avaliado na acreditação hospitalar?

A acreditação hospitalar é um método de avaliação dos serviços de saúde que visa assegurar a qualidade e a segurança assistencial. Ela ocorre por meio de padrões e requisitos previamente definidos pela entidades de acreditação.
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O que o processo de acreditação avalia?

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.
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Quais são os princípios de acreditação hospitalar?

A organização precisa atender a dois critérios: 1) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; 2) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Certificado válido por dois anos.
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Quem avalia a acreditação hospitalar?

A Acreditação Hospitalar é um processo voluntário de avaliação externa realizado por organizações independentes e especializadas, conhecidas como agências de acreditação.
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Quais são os critérios avaliados no terceiro nível da acreditação ONA?

NÍVEL 3 – ACREDITADO COM EXCELÊNCIA

Aqui, a organização cumpre ou supera em 90% ou mais os padrões de qualidade e segurança; em 80% ou mais os padrões de gestão integrada, e; em 70% ou mais os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.
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Entenda como é o processo de acreditação de uma instituição de saúde

Quais os requisitos para adquirir o nível 3 de certificação da ONA?

Para aderir ao processo de Acreditação ONA, o serviço de saúde deverá cumprir alguns pré-requisitos, entre os quais estar constituída legalmente há mais de um ano, ter alvará de funcionamento, apresentar todas as licenças sanitárias e ter atualizado o Responsável Técnico conforme o serviço prestado pela instituição.
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O que a ONA exige?

Primeiro, deve atingir ou superar 80% ou mais dos padrões de qualidade e segurança. Ademais, deve cumprir ou exceder 70% ou mais dos padrões de gestão integrada da ONA, demonstrando que os processos ocorrem de maneira fluida e há plena comunicação entre as atividades. O certificado obtido é válido por dois anos.
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O que a ONA avalia?

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.
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Quais são as etapas do processo de acreditação hospitalar?

Etapas do Processo de Acreditação
  • Definição da data da visita (2 dias)
  • Definição e aprovação da equipe de avaliadores externos (15 dias)
  • Análise da documental pelos avaliadores externos (30 dias)
  • Visita local pela equipe de avaliadores externos (3 dias)
  • Elaboração do relatório da visita. ( 10 dias)
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Qual a norma para acreditação hospitalar?

Suas principais normas são a ISO 9000, ISO 14000, ISO 31000 e ISO 22000, que vão desde a aplicação à gestão da qualidade, gestão ambiental, de riscos e até à gestão de segurança alimentar.
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Como se preparar para ONA?

Seja um avaliador
  1. Ser aprovado no processo de Preparação de Avaliadores da ONA;
  2. Formação em Ensino Superior há no mínimo 4 (quatro) anos.
  3. Experiência na área da saúde (assistencial, operacional e/ou administrativo) de, no mínimo, 3 (três) anos;
  4. Experiência em gestão de, no mínimo, de 1 (um) ano no início do processo.
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Qual o órgão responsável pela acreditação hospitalar?

Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar / Secretaria de Assistência à Saúde.
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Quais são os selos de acreditação hospitalar?

Para a Acreditação Hospitalar temos como principais programas:
  • Accreditation Canada International (ACI)
  • HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society)
  • Joint Commission International (JCI)
  • NIAHO (Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde)
  • ONA (Organização Nacional de Acreditação)
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Quantos hospitais são acreditados no Brasil?

Dados levantados pelo IQG – Health Services Accreditation mostram que dos cerca de 6.800 hospitais brasileiros, apenas 447 são acreditados e 72 possuem a Acreditação QMentum, considerado o mais exigente processo de Acreditação no mundo, modelo baseado na mais antiga metodologia mundial (Canadense, de 1955) e mais ...
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Quem realiza a acreditação?

No Brasil, a Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) faz parte do Inmetro.
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Quais são os três níveis de acreditação concedidos pela ONA?

Os três níveis de avaliação são:
  • Acreditado: concedido a serviços que cumprem pelo menos 70% dos padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA.
  • Acreditado Pleno: conferido a negócios que alcançam 80% ou mais dos padrões de qualidade e segurança e, simultaneamente, 70% ou mais dos padrões ONA de gestão integrada.
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Qual o objetivo principal de uma acreditação de um ambiente hospitalar?

O papel da acreditação hospitalar é justamente padronizar processos e exigir deles o nível de excelência, visando reduzir a zero os erros nos processo de atendimento ao paciente, ao mesmo tempo que garantem maior eficiência da equipe e reduzem os custos desnecessários aos serviços de saúde.
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Quais são os três princípios fundamentais do processo de acreditação?

O processo de acreditação é pautado por três princípios fundamentais: é voluntário, feito por escolha da organização de saúde; é periódico, com avaliações das organizações para se obter a certificação e durante o período de validade do certificado; sendo reservado, ou seja, as informações coletadas no processo de ...
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Qual o objetivo da ONA?

É um método de avaliação e certificação que procura, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa atender aos padrões definidos pela ONA.
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Como é o processo de acreditação ONA?

Como é o processo de acreditação ONA? As avaliações das solicitações de acreditação ONA são realizadas pelas Instituições Acreditadoras Credenciadas vinculadas à ONA, baseando-se nas normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e no Manual Brasileiro de Acreditação específico.
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Quem fiscaliza a ONA?

Nascida em 1999, a ONA completa neste ano 20 anos de existência. Vale destacar que ela não exerce função regulatória ou de fiscalização. As instituições de saúde são livres para adotar ou não os critérios da ONA. A ONA avalia 3 pilares das instituições de saúde.
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Qual a diferença entre certificação e acreditação hospitalar?

Diante do que explicamos, podemos dizer que a diferença entre acreditação e certificação hospitalar é que a primeira admite a competência técnica do estabelecimento para realizar os meios de avaliação da conformidade enquanto a outra é um meio de avaliar essa conformidade. Logo, elas se complementam.
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Quais os benefícios da acreditação hospitalar?

Vantagens resultantes da Acreditação Hospitalar. As expressões dos gestores da qualidade apontam que as vantagens advindas da Acreditação hospitalar se relacionam com a melhoria da qualidade do gerenciamento e também, da assistência ao usuário.
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