A avó materna é a encarregada de transferir a maior parte da carga genética dentre todos os avós. E a genética pula uma geração. Por isso, muitas crianças não se parecem com seus pais, mas sim com seus avós.
Avô materno é o pai da mãe, avó materna é a mãe da mãe. O pai e a mãe da mãe constituem o casal dos avós maternos. A palavra bisavôs só se usa para indivíduos do sexo masculino.
Avós são os pais de nossos pais, a mãe e o pai de cada um deles. Assim, os pais da mãe são os avós maternos e os pais do pai são os avós paternos. Muito bem. O filho de Eliza Samudio tem como avós maternos Sônia Fátima Silva de Moura e Luiz Carlos Samudio, ou seja, os pais dela.
Os avós desempenham um papel fundamental quando atuam como companheiros dos pais na missão de cuidar dos netos (Oliveira, 2007). Eles orientam os filhos, transmitindo o conhecimento adquirido em sua própria experiência enquanto pais.
Dizem que ser avó significa ser mãe duas vezes. Muitas têm um importante papel junto aos seus filhos e filhas na árdua tarefa de criar seus bebês. Quase sempre são as avós quem auxiliam as filhas, mães de primeira viagem nos momentos iniciais com os filhos.
Duas seriam as espécies de filhos espúrios: os adulterinos e os incestuosos. Os adulterinos seriam os nascidos de pessoas impedidas de casar em virtude de casamento com terceiros (art. 183, VI).
Uma madrasta é uma mulher casada com alguém já com filhos, em relação aos filhos dessa pessoa. Os filhos, em relação à madrasta, são denominados enteados.
Na denominação de antepassados diretos, nomeadamente dos avós, os maiores dicionários de língua portuguesa consultados não vão além de bisavô, trisavô e tetravô /tataravô (popular).
Tetravô é o pai do trisavô, também conhecido por tataravô. A mesma formação vale para o feminino: bisavó, trisavó, tetravó, também chamada de tataravó.
E como deve ele referir-se a mim?” Os filhos dos sobrinhos são sobrinhos-netos. Um sobrinho-neto é um filho de uma sobrinha ou sobrinho. No caso de um tio que seja irmão do avô ou avó dizemos que é o nosso tio-avô.