O balanceamento de cardans é recomendado quando é feita a troca de componentes. Este serviço tem como objetivo corrigir as variações de peso entre as peças novas e as que já existiam no eixo cardan, mantendo as extremidades equilibradas, evitando assim possíveis vibrações.
Funcionamento do Cardan A função básica do eixo cardan é transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial, e, por sua vez, o eixo diferencial irá transferir esta energia recebida do eixo cardan para as rodas.
É fácil verificar essa folga. Basta segurar o eixo com as mãos e tentar movimentá-lo para cima e para baixo. Se houver algum sinal de batimento ou folga, já é um indicativo de que é necessário fazer uma manutenção. A manutenção do eixo cardan é muito importante.
A necessidade do Re-Balanceamento de Eixo Cardan. Cardans Pégaso
Quando balancear cardan?
O balanceamento de cardans é recomendado quando é feita a troca de componentes. Este serviço tem como objetivo corrigir as variações de peso entre as peças novas e as que já existiam no eixo cardan, mantendo as extremidades equilibradas, evitando assim possíveis vibrações.
Os problemas mais comuns que podem afetar o eixo cardan são: Folgas: geralmente esse problema indica algum defeito nas cruzetas. Excesso de vibração e de ruídos: quando o veículo produz ruídos e oscilações acima do normal, é possível que haja folga no mancal ou no rolamento.
São elas as responsáveis por dar aos eixos a capacidade de transmitir força do motor para o eixo em diferentes ângulos. As cruzetas se unem ao cardan por meio de garfos, flanges ou terminais yoke, e o conjunto formado por esses componentes e a cruzeta é denominado junta universal.
O ângulo normal para trabalho do cardan convencional é de 15°. Em curtos períodos de tempo como em manobras de cabeceira por exemplo, este pode atingir 35°. No caso do cardan homocinético este ângulo máximo pode atingir até 70°.
O papel desse conjunto é garantir que o eixo cardan faça movimentos de vai e vem para atender às necessidades do veículo. Isso acontece porque a ponteira desliza por dentro da luva, o que faz com que o eixo cardan obtenha comprimentos diferentes em sua extensão.
Vibração no cardan é bem rara, já que um dos lados da junta é montado em uma base fixa e sólida, mas é sinal de uma falha iminente. A vibração tipicamente acontece em veículos com suspensão extremas (alta ou baixa) na qual o cardan nunca fica totalmente em posição reta enquanto o carro está sendo dirigido.
Para saber se as cruzetas ou se o rolamento do cardan estão ruins, você deve prestar atenção se há estalos durante as arrancadas e as trocas de marchas. Também é importante observar sinais de vibração na transmissão.
A carda (também chamada cardadeira ou cardadora) é uma máquina que realiza o processo de cardagem (ou cardação) utilizado pelas indústrias de fiação e tecelagem no tratamento da fibra a ser utilizada no fabrico de fios.
O Mancal ou Rolamento para Cardan é usado como mancais do eixo cardan e possuem projetos e características especiais para resistir ao contato com lama, água e suportar altas rotações. Mas o principal objetivo do Mancal ou Rolamento para Cardan é a absorção da vibração e a trepidação dos eixos de transmissão.
A manutenção do eixo cardan é muito importante. Além de comprometer o funcionamento do veículo, a quebra dessa peça pode gerar danos em outros componentes, o que encarece ainda mais seu conserto.
O eixo cardan é uma peça metálica e mecânica. Além de caminhões, é possível encontrá-lo em ônibus, motos e veículos com tração 4×4, bem como nos segmentos industrial, naval e agrícola. Essa peça foi projetada com o objetivo de transmitir a força necessária para que as rodas em um caminhão pudessem se movimentar.
Suspensão cardã (SC), do inglês gimbal, é um anel suspenso de modo que possa girar em um eixo. SC são normalmente aninhadas uma dentro da outra para acomodar rotação em torno de vários eixos. É nomeada em homenagem a Gerolamo Cardano.
Fique atento a estes sinais! – Estalos durante a aceleração ou em freadas algumas vezes são sinais do desgaste do eixo cardan e se ignorados pode levar a um sério acidente. – Travamentos podem ocorrer após ruídos bem audíveis no cardan ou quando há desgaste excessivo dos componentes.
Quando o veículo atinge velocidades mais altas e o eixo cardan começa a vibrar, é sinal de que alguma coisa não está certa. Continuar operando com vibração causa danos nos rolamentos dos mancais centrais, rolamentos do pinhão, diferencial e caixa de câmbio.