No caso da pontilhada, tracejada ou seccionada (chame como preferir) sinaliza que a ultrapassagem é permitida. A faixa de trânsito amarela contínua, geralmente, está posicionada nas subidas, curvas ou próximo a trevos – pontos em que a visibilidade do carro que vem no sentido oposto pode ser comprometida.
Faixa tracejada/seccionada: Indica que é permitido a ultrapassagem. As linhas com espaçamento entre as mesmas, e este espaçamento pode ser maior ou menor que o traço. Faixa contínua: Indica que é proibida a ultrapassagem.
Azul: marca área de estacionamento ou de embarque e desembarque para pessoas com deficiência; Branco: pode regular fluxos do mesmo sentido e demarcar faixas de pedestres; Preto: utilizada para proporcionar contraste entre pavimento e a pintura; Vermelho: essa cor é utilizada para destacar ciclovias e ciclofaixas.
Para evitar essa dor de cabeça, confira nossas dicas e fique atento para não estacionar em local inadequado. A faixa junto à guia da calçada indica que é não é permitido estacionar no local. Essa faixa é um reforço para a placa de regulamentação ou outro fator proibitivo, como esquinas ou guia rebaixada.
FAIXAS BRANCAS INTERROMPIDAS – Quando traçadas ao longo da pista de rolamento, indicam a sua divisão em duas ou mais faixas de tráfego, permitindo ao veículo passar de uma para outra.
Branca: utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres, símbolos e legendas.
As faixas ou linhas de eixo, também chamadas de traçados ou marcas longitudinais, são formas diferentes de traços desenhados nas vias que dividem duas ou mais faixas, indicando a proibição ou não de ultrapassagem, por exemplo.
Entre elas estão as faixas zebradas, linhas transversais pintadas em trechos das ruas e avenidas, para demarcar áreas não utilizáveis. Ou seja, proibidas para estacionamento e circulação de veículos.
Primeiro, temos as urbanas, divididas em quatro grupos: via de trânsito rápida, local, coletora e arterial; já as rurais, são compostas por estradas e rodovias. Antes de saber sobre a velocidade permitida, vamos entender as diferenças de cada uma delas.
Quando houver uma placa nesta via que proíba que veículos estacionem ao longo de uma determinada via, o "meio-fio" na cor amarela servirá para mostrar a continuidade da proibição.
LINHA DE RETENÇÃO – indica aos condutores de veículos o local em que deverão parar se os controles de tráfego ou autoridade legal, assim o determinarem.
A linha tracejada serve para mostrar algo na planta baixa que est ali, mas voc no est vendo, ou seja: uma projeo! A planta baixa de uma edificao como se fosse um corte a 1,5 metros do piso. Ou seja, nessa altura voc ter coisas abaixo ou acima que no so cortadas, ento neste caso usa-se a linha tracejada.
Quando o elemento não é visível ao observador, ele deve ser representado pela linha para arestas e contornos não visíveis, simbolizada por uma linha tracejada estreita.
Uma ou duas faixas contínuas: não é permitido ultrapassar em nenhum dos sentidos. Faixa contínua ao lado de uma tracejada: a ultrapassagem é permitida apenas para o lado tracejado. Duas faixas tracejadas: a ultrapassagem é permitida nos dois sentidos.
As vias de mão dupla, onde não há separação física das direções de fluxo de uma mesma via, apresentam certas características que as tornam perigosas, tanto pelo risco de colisões frontais quanto pelas saídas das mesmas.
Pintadas em cruzamentos entre avenidas e ruas e também na extensão das vias, as “faixas verdes”, como estão sendo chamadas, servem para impedir que motoristas estacionem em esquinas e também como medida de segurança para pedestres.
O que fazer quando tem um carro na frente da sua garagem?
No entanto, é possível acionar os órgãos fiscalizadores ao se deparar com um carro estacionado em frente ao seu portão. “Muitos órgãos de trânsito disponibilizam canais diretos de atendimento para que o cidadão faça a denúncia. Depois, o agente vai até o local para flagrar a infração”, finaliza a especialista.
Percebe-se que o novo texto da legislação determina duas situações em que a pintura amarela (quando é proibido) e branca (quando é regulamentado) DEVE ser aplicada na pista no limite da superfície destinada à circulação de veículos, junto à sarjeta, e não mais no meio-fio, e que DEVE estar acompanhada pelos sinais de ...
O simples ato de parar na frente da residência não é proibido, pois se trata de uma situação cotidiana e que não deve ser sancionada pelo Direito, muito menos ser motivo de preocupação ou estresse por parte do proprietário do imóvel.
Os sinais sonoros são os representados pelos silvos do apito do agente de trânsito, e somente podem ser utilizados em conjunto com os seus gestos, existindo uma padronização de significados, para apenas três modos de apitar: um silvo breve significa siga; dois silvos breves, pare; e um silvo longo determina que se ...
Conforme o agente de fiscalização de trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Marcelo de Almeida, a faixa amarela pintada junto à guia da calçada indica que não é permitido estacionar naquele local, contudo, a proibição só vale se vier acompanhada da sinalização de regulamentação ...
Quem tem prioridade no trânsito o condutor ou pedestre?
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) os pedestres têm prioridade sobre os veículos por serem os mais vulneráveis em casos de sinistros de trânsito. O artigo 70 diz que se o pedestre estiver atravessando a via sobre as faixas delimitadas para essa finalidade terá prioridade de passagem.