Em tradução livre, ACLS quer dizer, em português, suporte avançado de vida cardiovascular. O ACLS é um curso que tem como principal função o treinamento de profissionais para emergências médicas, sobretudo as cardiovasculares, e foi desenvolvido pela AHA, que é a American Heart Association.
Este protocolo é um conjunto de diretrizes e procedimentos médicos mais complexos utilizados por profissionais de saúde altamente treinados para oferecer assistência em situações de emergência crítica.
O ACLS é extremamente importante porque ensina habilidades avançadas de suporte de vida que podem salvar a vida de pacientes em situações de emergência, especialmente em casos de parada cardíaca.
Todo Conhecimento de BLS, ACLS, Primeiros Socorros e Muitos Mais
O que é o curso de BLS?
O termo BLS vem do inglês Basic Life Support, que em tradução literal significa Suporte Básico de Vida. Ele está relacionado aos procedimentos que devem ser feitos no paciente para aumentar as chances de sobrevivência após uma parada cardiorrespiratória.
O ACLS — sigla em inglês de Advanced Cardiovascular Life Support — prepara o profissional para oferecer o suporte cardiovascular avançado. O curso, criado pela American Heart Association (AHA), visa dar o treinamento para o atendimento do paciente em estado grave.
Basic Life Support, ou BLS, geralmente se refere ao tipo de atendimento que os socorristas, profissionais de saúde e profissionais de segurança pública prestam a qualquer pessoa que esteja passando por parada cardíaca, dificuldade respiratória ou via aérea obstruída.
A parada cardíaca pode ser causada por quatro ritmos: Fibrilação Ventricular (FV), Taquicardia Ventricular Sem Pulso (TVSP), Atividade Elétrica Sem Pulso (AESP) e Assistolia. A sobrevida dos pacientes depende da integração do SBV, do suporte avançado de vida em cardiologia (SAVC) e dos cuidados pós-ressuscitação.
consequência, há aumento da frequência cardíaca e da força de contração ventricular, o que resulta no aumento do débito cardíaco (GOLAN et al., 2017; BRUNTON, 2019). Devido a esses efeitos, a adrenalina deve ser o primeiro fármaco a ser utilizado em qualquer ritmo de parada.
A hemorragia é a principal causa de morte nas vítimas de trauma, embora possa ser plenamente avaliada e tratada. Se não houver sinais de circulação inicie manobras de reanimação cardiopulmonar.
O novo protocolo também menciona que o uso de dispositivos de Feedback de RCP ajuda a manter a qualidade das compressões, que devem ser ininterruptas até que a vítima retome a consciência, ou que socorro médico chegue e assuma o atendimento, dando continuidade ao processo.
O curso BLS aborda tanto o reconhecimento quanto o tratamento dos sintomas cardíacos e respiratórios no ambiente pré-hospitalar, incluindo a ressuscitação cardiopulmonar e a desfibrilação.
SBV — diz respeito a manobras não invasivas para a manutenção da vida e prevenção de lesões irreparáveis; SAV — manobras invasivas específicas e mais complexas para o tratamento de agravos à saúde.
As Diretrizes da AHA 2010 para RCP recomendam uma alteração na seqüência de procedimentos de SBV de A-B-C (via aérea, respiração, compressões torácicas) para C- A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração) em adultos, crianças e bebes (excluindo-se recém-nascidos).
Quando realizada por dois socorristas ou profissionais de saúde, realizar a RCP na sequencia de 30 compressões e 2 ventilações (descritas a seguir), iniciando sempre pelas compressões.
Em 1986 , um curso que englobava “Suporte Básico de Vida ( SBV )” também foi desenvolvido. Em 1988, os militares dos Estados Unidos ( EUA ) determinaram de forma rigorosa que seus médicos de combate fossem treinados em PHTLS. Para nós, brasileiros da área da saúde, esse treinamento é conhecido como curso de APH.
O socorrista deverá abrir as vias aéreas (A) e checar por respiração (B) e se não houver respiração, prover 2 ventilações de resgate e em seguida verificar presença de circulação (C).
O pai do APH (Atendimento Pré-Hospitalar) é o Barão Dominique Jean Larrey, que foi um cirurgião militar francês e criou o conceito de atendimento médico em campo de batalha durante as guerras napoleônicas.
O primeiro, mais conhecido pela sigla em inglês BLS (acrônimo para Basic Life Support), destina-se a profissionais de saúde e estudantes da área de saúde (Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, etc.).
As ventilações devem ser realizadas para adulto em uma proporção de 2 ventilações para 30 compressões e crianças até 8 anos ou 25 quilos, 2 ventilações para 15 compressões com 2 socorristas e 2 ventilações para 30 compressões, com 1 socorrista.
coloque as mãos sobre o ponto localizado anteriormente e, usando seus joelhos, comece a realizar as compressões, transferindo seu peso para o peito da vítima. mantenha os braços esticados e continue pressionando o peito da vítima durante todo o processo, prestando total atenção ao ritmo, profundidade e velocidade.
A intubação só deve ser realizada na parada cardiorrespiratória por profissional (Médico) treinado e capaz de executar o procedimento com mínima interrupção das compressões torácicas (máximo 10 segundos).