Porém, é importante tomar cuidado para não exagerar em ingredientes calóricos como óleos, azeites, creme de leite, maionese, queijo e requeijão; preferir assar em forno, além de evitar combinações com muitas massas como batatas, trigo, macarrão na mesma preparação.
O que se pratica na Quaresma? Abstinência de carne, rotina de orações e leitura bíblica são algumas práticas comuns do período da Quaresma. Como vimos, a prática do jejum é observada por muitos fiéis durante os 40 dias de extensão desse período.
Nessa fase, começa um processo de limpeza na Terra, para algumas linhas de espiritualistas. Crimes, delitos e doenças que aconteceram durante a festa começam a aparecer. "O Carnaval é um momento em que as pessoas abusam muito; do álcool, das festas, do sexo e das drogas.
Durante a Quaresma, comer peixe é uma prática comum em muitas tradições cristãs, especialmente entre os católicos, já que muitos optam por abster-se de carne vermelha, em sinal de sacrifício e reflexão espiritual.
6º DIA - QUARESMA DE SÃO MIGUEL ARCANJO - 20/08/2024
Como devo me comportar na Quaresma?
Faça um esforço para moderar as palavras, julgue menos as pessoas e prefira falar bem de alguém. Pense também em nossa casa comum! Busque evitar o desperdício de alimentos, de energia elétrica, de água e separe seu lixo. Reserve alguns minutos em sua rotina para uma boa leitura espiritual.
Durante a quaresma devemos praticar ainda mais a virtude da penitência, ou seja, precisamos nos arrepender dos nossos pecados, sentir dor por ofender a Deus e empregar esforços para combater de maneira prática essas más tendências da nossa alma.
O medo da quaresma é uma delas, e encontra seu ápice na Sexta-Feira Santa, o dia da crucificação. O temor é tanto que se espalha ao longo de todos os 40 dias, criando um período de interditos – que já foram seguidos com mais rigor. Não se poderia dançar, namorar ou até rir, pois seria tripudiar do sofrimento de Jesus.
Ao fazer qualquer uma dessas ações, a pessoa poderia criar rabo de burro ou pés de bode. Cantar e assoviar também seriam proibidos. O folclorista Mario Souto Maior acrescenta: “na semana santa não se pode cortar cabelo, pregar algo (porque remete aos pregos da cruz) e até tomar banho.
Tomar café sem açúcar. Acordar mais cedo para fazer oração. Fazer algum trabalho voluntário. Não reclamar das contrariedades do dia, mas agradecer e louvar a Deus.
- Comer algum legume ou verdura que não se goste muito; - Diminuir ou mesmo tirar as refeições intermediárias (como o lanche da tarde); - Tomar café sem açúcar, ou água numa temperatura menos agradável; - Reservar algum dia para o jejum total ou parcial.
É possível fazer diferentes tipos de jejum na Quaresma, assim como a abstinência, que pode ser total ou parcial — os dois podem envolver comida, bebidas ou hábitos. Segundo a doutrina, as práticas são obrigatórias aos devotos entre 18 e 59 anos completos, estando os demais livres para segui-la ou não.
Durante séculos, a Quaresma, tempo anterior à Páscoa, caracterizou a vida do fiel com as obrigações do jejum e da abstinência; o primeiro, renúncia a todo alimento por um período determinado; a segunda, eliminação da dieta de alimentos específicos e normalmente gulosos ou substanciais.
A abstenção é obrigatória nas recomendações católicas para a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa. Além disso, a igreja sugere evitar o consumo de carne vermelha em todas as sextas-feiras da Quaresma.
Essas são as boas penitências para a Quaresma. Todos os exercícios de piedade e de mortificação têm como objetivo livrar-nos do pecado. O jejum fortalece o espírito e a vontade para que as paixões desordenadas (gula, ira, inveja, soberba, ganância, luxúria, preguiça) não dominem a nossa vida e a nossa conduta.
Durante a Quaresma, alguns devotos do cristianismo realizam jejuns, ações de caridade, orações e leitura bíblicas prolongadas, assim como pagamento de promessas. São tradições antigas que tem a sua origem ainda no cristianismo primitivo dos tempos de Império de Romano.
Durante a Quaresma, período de reflexão e penitência que antecede a Páscoa, e também na Sexta-feira Santa, a Igreja Católica recomenda aos fiéis que evitem o consumo de carne vermelha.
Três práticas são importantes durante a Quaresma: caridade, oração e jejum. A cultura popular tem regras rígidas para este período e que ainda são observadas no interior. Por exemplo: na Sexta-feira da Paixão não se varre a casa, nem se lava roupa.
Neste período, apesar das transformações sociais, algumas tradições ainda são mantidas, como o jejum de carnes e a intensificação das orações. E é nesta época também que os antigos acreditavam que assombrações e seres malignos ficavam à solta, prontos para tentar o homem.
Com certeza, pode. As Cinzas são um sinal penitencial. Com a bênção e a imposição das Cinzas, a Igreja inicia a caminhada para a Páscoa, durante os quarenta dias da Quaresma.
Nesse período, não celebramos casamentos, não dançamos e fazemos um jejum diferenciado, em que abrimos mão de uma refeição e calculamos o quanto economizamos com isso para doar a uma instituição, pois tem um sentido mais concreto de fé, de ato”, explica. Os ritos na igreja também são diferenciados.