O nitrato de prata pode ser prescrito (por profissional habilitado) para o tratamento de granuloma umbilical de recém-nascido, na forma de bastão ou solução aquosa manipulada a 10%, com aplicação de 1 a 2 vezes por semana, durante 2 a 3 semanas.
Qual seria o tratamento para um caso de granuloma? Para eliminar o granuloma de corpo estranho, o médico precisa removê-lo cirurgicamente. Se o granuloma tiver dado origem a um abscesso, é feita a drenagem cirúrgica, podendo associar a antibioticoterapia.
Além do uso da pomada Trok-N, que é um corticoide tópico utilizado para reduzir a inflamação, existem algumas outras medidas que você pode tomar para ajudar a tratar os granulomas: Use compressas quentes: aplique uma compressa quente na área afetada por cerca de 10 a 15 minutos, algumas vezes por dia.
O tratamento deve ser feito com a remoção da lesão por meio cirúrgico (excisão e sutura; eletrocirurgia), físico (criocirurgia com nitrogênio líquido) ou químico (cauterização química com ácido tricloroacético).
Depende muito da região tratada, do tempo de evolução da condição e do tamanho. Algumas vezes pode-se tentar usar pomadas de silicone como Kelo-cote, Kelus, C Kaderm... Outras vezes é necessário aplicar corticoide (tópico ou com injeções na derme) e retirar o piercing.
Assim, o tratamento com Nimesulida modula a resposta inflamatória no modelo de granuloma por corpo estranho, podendo nesses casos ser utilizada como controle positivo.
São tumorações esponjosas que doem, incomodam, e muitas vezes sangram. Eles podem ser encontrados em unhas encravadas,por exemplo. E ocorrem não só na pele como em mucosas, inclusive na boca, nas gengivas. O granuloma de corpo estranho de modo geral torna-se necessário procedimento cirúrgico, com anestesia local.
O sal de cozinha tem propriedade dessecante, diminuindo o tecido de granulação, sendo procedimento totalmente indolor⁴. Baseado nestes dados optou-se pela terapia com sal no paciente aqui relatado, com resposta satisfatória.
Após a queda do coto umbilical, a recomendação é continuar com higiene na cicatriz umbilical com água e sabão no banho, removendo secreções e crostas, para diminuir a população bacteriana no local.
– Granuloma de tipo corpo estranho é uma a reação a um material imunologicamente inerte, que pode ser exógeno (fios de sutura, talco, fibras de algodão, metais, sílica, silicone, gotículas de óleo, etc.) ou endógeno (queratina, colesterol, fragmentos de pêlo, microcristais de urato no tofo gotoso).
O que causa granulomas piogênicos? Granulomas piogênicos se formam quando minúsculos vasos sanguíneos, os capilares, crescem mais do que o habitual e o tecido ao redor incha.
Se estiver com pus e a lesão apresentar sinais de alerta para infeção mais profunda está indicado uso de antibiotico oral, compressas de água morna e sempre alertamos que somente um profissional experiente realize a drenagem do pus. Após a consulta é seguir as orientações dadas que o quadro regride.
Eu uso só brinco de ouro e o piercing é de aço cirúrgico, será q se eu trocar pode ajudar a desinchar?? Granuloma não se beneficia de Nebacetin. Frequentemente necessita de abordagem cirúrgica ou procedimento médico.
O tratamento do granuloma é feito pelo pneumologista, dermatologista ou clínico geral, e varia de acordo com o tipo de granuloma e sua causa, podendo ser indicado uso de antibióticos, antifúngicos, anti-inflamatórios ou cauterização do granuloma, por exemplo.
Caso você suspeite que esteja desenvolvendo um granuloma após ter colocado um piercing, o ideal é que consulte um dermatologista ou clínico geral. O tratamento depende da sua causa e varia desde a aplicação de compressas mornas no local até a remoção do granuloma por cirurgia.
O nitrato de prata pode ser prescrito (por profissional habilitado) para o tratamento de granuloma umbilical de recém-nascido, na forma de bastão ou solução aquosa manipulada a 10%, com aplicação de 1 a 2 vezes por semana, durante 2 a 3 semanas.
Para o tratamento do granuloma podem ser utilizados protocolos envolvendo o uso de soluções salinas hipertônicas, cremes corticóides conforme orientação médica, o uso do nitrato de prata visando “cauterizar” o tecido de hiper granulação, crioterapia, uso de tecnologias de absorção como espumas e alginatos de cálcio, ...
Água quente e sal também podem ajudar a reduzir a inflamação. O granuloma piogênico é uma complicação da unha encravada e é popularmente conhecido como “carne esponjosa”.
Os cremes com corticosteroides ou corticosteroides injetados na erupção cutânea podem ajudar a eliminá-la. Alternativamente, um medicamento chamado tacrolimo pode ser aplicado na pele. Fototerapia (exposição à luz ultravioleta) e crioterapia (exposição ao frio) são outros tratamentos que também podem ser usados.
Segundo Koufman (1994), a resolução do granuloma com tratamento clínico pode demorar de seis a oito meses. Quando o granuloma é refratário ao tratamento clínico, a cirurgia está indicada6,14,15.