A Articulação Acadêmica articula as ações entre instituições de ensino superior e ações da educação básica, por meio de programas como o Ganhando o Mundo e o Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE.
A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é um dos métodos que pode ser utilizado por crianças autistas com dificuldades na comunicação verbal. Através da CAA, elas ganham uma ferramenta a mais na expressão de seus pensamentos, necessidades e emoções.
Dentre as várias formas que a comunicação pode assumir, existe a CAA (Comunicação Aumentativa e Alternativa) que é um conjunto de ferramentas e estratégias que o indivíduo utiliza para resolver os desafios de comunicação do cotidiano.
Alguns exemplos de recursos de CAA: pranchas de papel, livros e cadernos com os símbolos impressos, aplicativos em dispositivos móveis, vocalizadores, entre outros materiais.
A CAA consiste em um conjunto de estratégias e recursos que permitem a expressão de pensamentos, sentimentos e necessidades de forma não verbal ou expandida. Isso pode envolver o uso de linguagem de sinais, símbolos, dispositivos de comunicação, aplicativos em tablets e muito mais.
O QUE É COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA - PARA QUEM É INDICADA?
Quais são os tipos de CAA?
A comunicação alternativa é toda e qualquer forma pela qual uma pessoa consiga se expressar sem usar a fala. Existem vários métodos de CAA, desde libras, até PECs (comunicação por troca de figuras), passando por aparelhos e aplicativos de alta tecnologia. O método escolhido deve ser o que se adapta melhor ao usuário.
Indivíduos que usam a CAA podem ter deficiência ou limitações na fala, linguagem, leitura e/ou escrita. Estes podem ser o resultado de doenças congênitas, deficiências adquiridas ou problemas de ordem neurológica. Exemplos de deficiências que podem se beneficiar da CAA: Paralisia cerebral.
Para indicar a melhor solução, é valiosíssimo o acompanhamento de profissionais especializados em Comunicação Alternativa, que tipicamente atuam na área da Educação Especial (psicopedagogos, educadores inclusivos, etc) e Reabilitação (fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, etc).
Como iniciar a Comunicação Alternativa? A Comunicação Alternativa pode acontecer com a valorização da expressão da pessoa ao utilizar outros canais de comunicação como gestos, sons, expressões faciais e corporais para manifestar desejos, necessidades, opiniões e posicionamentos.
É o local destinado ao atendimento a toda comunidade acadêmica, oferecendo informações e orientações sobre as rotinas e procedimentos acadêmicos, financeiro e protocolo.
São representações visuais, auditivas ou táteis de um conceito. Podem ser usados diferentes tipos de símbolos: objetos, fala, gestos, alguns sinais da linguagem de sinais, fotografias, pictogramas ou a escrita. Como pranchas de comunicação alternativa com imagens.
O que é a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)?
A área da Tecnologia Assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).
A CAA é um recurso que tem como objetivo possibilitar a participação do estudante com TEA nas interações comunicativas e consequentemente atuar nas atividades propostas sem nenhum tipo de impedimento.
Os recursos de CAA permitem ao usuário se comunicar com as demais pessoas, complementando ou substituindo a fala. AraBoard (Windows): Software que permite criar pranchas de comunicação no computador ou tablet, com personalização em imagens, sons, linhas, colunas e cores. Manual do AraBoard (documento PDF).
Sendo assim, as técnicas de comunicação alternativas (CAA) surgem como um conjunto de ferramentas e técnicas pensadas para atender as necessidades do autista não verbal ou com a comunicação limitada.
A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) surgiu no Brasil por volta dos anos 1970, no momento que o país passava por um processo de redemocratização.
O objetivo da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é possibilitar que a comunicação possa ser realizada de outras formas além da fala, como um olhar compartilhado,expressões faciais , gestos, toques, escrita, apontar de símbolos,imagens ou equipamentos com voz sistematizada que permitam a interação.
Ela acaba de lançar de forma inédita a versão traduzida para o português do “DAGG-3 – Grade Dinâmica de Metas em CAA”, um método de avaliação elaborado pela sueca Tobii Dynavox, especializada em tecnologia assistiva, em conjunto com Vicki Clarke, MS, CCC-SLP (2023), baseado no DAGG original criado por Clarke e ...
Qual é a principal importância da Comunicação Alternativa e ampliada (CAA) na educação inclusiva?
Pode-se concluir que a Comunicação Alternativa e Ampliada é de suma importância para a inclusão de pessoas com necessidades especiais, sejam elas físicas ou cognitivas educacionais, a comunicação é uma condição primordial para o desenvolvimento humano, para interação social e aprendizagem educacional.
A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é uma área de intervenção do Terapeuta da Fala, que atende às necessidades dos indivíduos com Perturbações da Comunicação significativas e complexas, caracterizadas por dificuldades na produção e / ou compreensão da fala-linguagem, incluindo as modalidades de linguagem ...
Portal de Comunicação Aumentativa e Alternativa: a casa dos fonoaudiólogos e seus parceiros. O portal do Comitê de CAA do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia nasceu a partir do sonho de um grupo de fonoaudiólogos constituído no dia 13 de junho de 2020 no WhatsApp.
O que são métodos de Comunicação Alternativa e ampliada (CAA)?
Tradicionalmente, os termos “ampliada”, “aumentativa” e “suplementar” fazem referência ao potencial de apoio adicional dos recursos às formas de comunicação que a pessoa já utiliza na interação, até mesmo a fala, que pode, nesse caso, ser insuficiente ou pouco precisa para atender às necessidades de comunicação de ...