Em um cabo tradicional, o conector Tipo-A é conhecido como conector A-macho, que se conecta à entrada A-fêmea presentes em desktops, laptops, consoles de jogos, teclados, mouses e pen drives.
Esses plugues geralmente têm uma amperagem muito mais baixa. USB-A é mais comumente usado entre computadores ou tomadas. Ao realizar um carregamento, você conectará o lado USB-A ao plugue USB ou a um notebook/computador.
As portas USB foram criadas para facilitar a instalação e o uso de equipamentos conectados aos computadores. Há conectores USB do tipo A, que funcionam para transmitir dados e energia, e geralmente possuem cabos fixos. O USB tipo B faz parte de um cabo removível, e serve para enviar energia.
Os cabos com conexão USB-C têm uma velocidade maior para transferência de dados entre dispositivos. Porém, é preciso ficar atento ao tipo de tecnologia USB que o cabo possui, se é do modelo USB 3.0 as taxas de transferência podem chegar até 5GB por segundo. Os USB 3.2 atingem até 20 Gbps e o USB 4 chega até 40 Gbps.
O USB Type-C é um novo tipo de conector. Um único tipo de cabo é tudo de que você precisa para alimentação, reprodução de vídeos e transferências de dados entre vários dispositivos, contanto que os dispositivos sejam compatíveis com USB Type-C e com os vários recursos que ele tem a oferecer.
Tipos de cabos USB explicados. A História Completa dos Cabos USB. Do USB 1.0 ao USB4
O que é saída tipo C?
USB-C é o mais recente e todos os novos Smartphones Samsung vêm com portas USB-C . Esses cabos USB permitem transferência de dados em alta velocidade e um maior fluxo de energia, permitindo que seu celular carregue mais rápido. Os cabos USB-C também são reversíveis e podem ser conectados em qualquer posição.
A melhor forma de saber o tipo do carregador é verificar a entrada do seu aparelho ou consultar o manual do usuário. Você também pode observar o formato do conector que se encaixa no dispositivo que será carregado. Existem vários tipos de conectores, como USB-A, USB-C, micro USB, Lightning, etc.
O mais antigo é o USB 1.0, criado em 1996. O mais recente é o USB 3.2, anunciado recentemente pelo USB Implementers Forum (USB-IF), órgão responsável por definir os padrões dessa tecnologia.
Para descobrir a categoria de um cabo de rede, a princípio, basta conferir a informação decalcada na sua parte externa. Neste post, explicamos, de forma geral, algumas das classificações mais usadas nos projetos: Cat5, Cat5e e Cat6.
USB: o cabo USB comum é um dos mais usado nos aparelhos com sistema operacional Android, viu? Pra quase todos os celulares e tablets, o padrão é o cabo micro USB, que tem um plug pra ser conectado ao aparelho. USB-C: hoje em dia, as fabricantes de celular tão apostando no padrão USB-C.
USB-B. O USB-B é um tipo raro de conector, ou seja, não é muito encontrado no mercado. O seu design é quadrado, com quatro pinos, sendo dois na parte inferior e dois na parte superior. O seu principal diferencial é que ele possibilita a transferência de dados mais veloz.
O modelo mais popular é o 2.0, padronizado nos anos 2000 e aprimorado em 2009, tornando-se a versão 3.0. A diferença já começa na velocidade. Enquanto o USB 2.0 dispõe de 480Mb/s de velocidade, a versão 3.0 dispõe de 4.8Gb/s.
Cabo USB micro-B: apresenta os mesmos 5 pinos para transmissão de dados e energia, porém tem formato menor e com seis lados, lembrando um trapézio. É o tipo mais comum em celulares, mesmo que os mais recentes estejam incorporando a tecnologia USB C.
USB-A. A forma retangular do USB-A foi o primeiro padrão USB. Em um cabo tradicional, o conector Tipo-A é conhecido como conector A-macho, que se conecta à entrada A-fêmea presentes em desktops, laptops, consoles de jogos, teclados, mouses e pen drives.
Quais são os tipos de cabos de carregador de celular?
Os cabos USB são o modelo mais utilizado para o carregamento de celulares. Atualmente, dois tipos são bastante utilizados, o Micro USB e o Micro USB V8. Os dois tipos servem para carregar celulares Android mais antigos, bem como diversos outros dispositivos eletrônicos, como as caixas de som portáteis, por exemplo.
O nome de entrada de carregador é importante para identificar os aparelhos com sistema operacional. De modo geral, quase todos os celulares e tablets, o padrão é o cabo micro USB, que tem um plug pra ser conectado ao aparelho.
Comparado com o carregador, o cabo de dados é mais parecido com um gasoduto de energia. A capacidade de transmissão do duto determina a saída final, e a qualidade e desempenho determinam a perda na transmissão. Assim, o cabo de dados afeta a velocidade de carregamento.
O USB-C pode fornecer resolução de vídeo Ultra-HD 4K e transportar áudio também. Isto significa que pode carregar produtos de tamanho normal e transferir dados até 20 vezes mais rápido do que o USB 2.0 3, enquanto desfruta de uma experiência Ultra-HD 4K.
Conecte o cabo USB-C em linha reta na porta USB-C do seu dispositivo externo; Mais uma vez, ao desconectar o cabo, segure-o na área do círculo azul e puxe o cabo em linha reta. Observação: não dobre o conector do cabo USB-C para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita, pois isso pode danificar o cabo.