A CTR é o número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido: cliques ÷ impressões = CTR. Por exemplo, se você recebesse 5 cliques e registrasse 100 impressões, sua CTR seria de 5%.
CPC (custo por clique) é o quanto você paga para um anúncio cada vez que ele é clicado. CPM (custo por mil impressões) é o quanto você paga para um anúncio cada vez que ele é exibido 1.000 vezes. CTR (taxa de cliques) é a percentagem de pessoas que clicam num anúncio depois de vê-lo.
Quanto maior o CTR de um anúncio, maiores são os benefícios para o seu negócio: do custo mais baixo no Google Ads até um melhor rankeamento nas buscas orgânicas.
CTR, como qualquer outra métrica, não pode ser analisada isoladamente. A maior métrica sua é o lucro – ela é que deve ser o grande balizador para tomada de ações. Tente manter o CTR das campanhas do seu eCommerce sempre acima de 1,5% para a Rede de Pesquisa e acima de 0,45% na Rede de Display em campanhas do Google.
De olho no CTR, você vai saber se os anúncios ou se os seus e-mails estão atrativos a ponto de atrair os cliques dos usuários. Se o CTR estiver alto, é um ponto positivo para o desempenho da sua campanha, que também deve ser avaliado com outras métricas, como taxa de conversão, ROI e CAC.
Uma CTR de 12,05% tende a ser considera muito boa, mas, ao analisar essa taxa juntamente com a taxa de conversão, que nesse caso é de 30%, confirmamos o quão eficiente tem sido nossa estratégia . Agora comparem com os dados da imagem abaixo: Temos uma CTR de 18,79% e uma taxa de conversão de 0,0%.
A maioria dos profissionais de marketing afirmaria que 2% de CTR é a pontuação média para qualquer campanha publicitária. Alguns especialistas citam 4-5% como o resultado mais ideal para projetos digitais. Se a taxa de cliques for superior a 10%, pode ser perigoso para o site monitorado.
Uma taxa de custo por clique (CPC) considerada realmente boa seria o dobro do valor, ou seja, obter R$2 de retorno para cada R$1 gasto. Porém, se algo custa R$1 e você obtém um retorno de, pelo menos, R$1,20, já podemos considerar um bom retorno.
Como calcular o CTR? A Fórmula para medir o CTR é o número de cliques recebidos dividido pelo número de impressões do seu link ou anúncio: cliques ÷ impressões = CTR. Por exemplo, se você possui um anúncio que recebeu 10 cliques após ser exibido 100 vezes o seu CTR será de 10%.
Um CTR a partir de 3% já é considerado bom, mas lembre-se que essa porcentagem é apenas o começo para que a sua campanha seja mais rentável nos meses seguintes. Se as suas campanhas estão abaixo de 1% acredite, algo está errado nas suas campanhas.
Para grande parte das empresas, o custo por clique ideal é mensurado por um CPA de 20% ou produção de R$ 5 de receita a cada R$ 1 gasto. Entretanto, esse valor vai depender do seu ROI.
O CPM pode ser caro porque o público da sua campanha é muito pequeno ou nichado. Quanto menor o público, o CPM tende a ser mais alto. Além disso, a alta concorrência no leilão e o anúncio de baixa qualidade também afetam no seu valor.
Para calcular o salário CLT, some o salário líquido mais 1/12 de férias e sobre este valor adicione 33,33% relacionado sobre o terço de férias + 1/12 de 13º salário + 8% sobre salário bruto (FGTS) + benefícios de alimentação, saúde e outros.
Quando a taxa do CTR ultrapassava 3% já é considerada satisfatória, mas vale ressaltar que quanto maior esse número, melhor. Apesar de existir essa média, existem alguns pontos que precisam ser considerados para ter noção se a taxa realmente está alta ou baixa.
Se o CTR está baixo, é sinal de que a peça está tendo poucos cliques em relação à quantidade de impressão. Então, consequentemente, seu custo será maior. Quando isso acontece, é preciso rever as palavras-chave utilizadas e fazer outros ajustes na campanha.
Como mencionamos, o CTR é uma métrica de alto nível muito fácil de ser calculada, que permite que você tenha uma visão geral da performance da sua campanha. Um bom CTR depende do seu meio, canal e vertical, pois tudo isso depende de inúmeros fatores: concorrência, orçamentos, sazonalidade e muito mais.