Duas das mais importantes são o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e Lifetime Value (LTV). Esses indicadores fornecem uma visão geral do desempenho do negócio e contribuem para o planejamento comercial, permitindo potencializar as ações que resultam em mais receita para as organizações.
LTV, ou Life Time Value, em inglês (Valor do Tempo de Vida, em uma tradução direta para o português), é uma métrica que indica qual é o valor de um cliente para uma empresa durante todo seu relacionamento com ela.
Como já dissemos acima, os cálculos são: CAC = Valor Total Investido no Período / Número de Clientes Adquiridos. LTV = Valor Por Período * Período de Consumo Médio.
O custo de aquisição de clientes (CAC) é o valor que uma empresa gasta para adquirir novos clientes. Ele ajuda você a medir o retorno do investimento de seus esforços para aumentar seus clientes. O CACé calculado somando os custos associados à conversão de um lead em cliente (marketing, publicidade, vendedores, etc.)
Mais conhecido como CAC, o indicador define os custos relacionados aos esforços realizados em Marketing e Vendas para a aquisição de novos clientes em um determinado período. Embora essa seja uma métrica calculada mês a mês, é importante ressaltar que ela pode variar conforme as ações estipuladas neste período.
Qual é o CAC ideal? Isso vai depender muito do seu negócio. Mas, basicamente, para as empresas que possuem vendas pontuais, o CAC deve ser menor que o valor médio que você gasta com seu produto ou serviço.
Como já vimos, a lucratividade do negócio vai vir justamente do quanto a retenção do cliente consegue superar a sua aquisição. Uma referência geral para esse número é que a relação LTV/CAC seja maior do que 3. Esse seria considerado um valor bom, já que está acima do benchmarking para SaaS que é 3.
O LTV é uma sigla para o termo em inglês "Loan To Value". Não existe uma tradução exata para o português, mas poderia ser chamado de “valor do empréstimo”. O LTV também recebe o nome de rácio financeiro e é um indicador usado para definir o valor limite que poderá ser concedido.
Quanto maior o LTV, maior o risco para a instituição e, portanto, menor tende a ser o empréstimo concedido. E vice-versa: quanto menor o loan to value, menores são os riscos para a instituição e maiores são as chances de conseguir um valor alto.
Quanto maior o LTV, maior o risco para a instituição e, portanto, menor tende a ser o empréstimo concedido. E vice-versa: quanto menor o loan to value, menores são os riscos para a instituição e maiores são as chances de conseguir um valor alto.
Para calcular o Lifetime Value, basta multiplicar o ticket médio pela média de compras anuais de cada cliente e o resultado deve ser multiplicado pela média de tempo de relacionamento com os clientes. Ficaria assim: LTV= (ticket médio x média de compras anuais por clientes x média de tempo ou anos de relacionamento).
O LTV é uma métrica essencial para medir o valor dos seus clientes durante todo o ciclo de vida na sua empresa. Ele ajuda a entender qual é o potencial de crescimento do seu negócio e quais são as melhores estratégias para aumentar a receita e reduzir os custos.
O modelo é o seguinte: LTV = ticket médio x média de compras por cliente a cada ano x média de tempo de relacionamento. Vamos colocar números para ficar mais fácil de entender.
O que é taxa de churn? A taxa de churn é um indicador que aponta o número de clientes que deixaram de fazer negócios com a empresa em um determinado período. Em português, ela poderia ser chamada de taxa de rotatividade ou até mesmo de taxa de cancelamento.
Lifetime value, ou LTV, é uma métrica que define qual o valor do tempo de vida de um cliente dentro de uma empresa. De modo geral, diz respeito a quanto de dinheiro ele gasta desde o início do contato com uma loja até o recebimento do produto.
Interveniente quitante é um termo que se refere a um participante da operação de compra e venda que recebe parte dos valores da venda do imóvel para liquidar a dívida do financiamento do vendedor.
O CAC ou Custo de Aquisição de Clientes, como o seu próprio nome sugere, é uma métrica utilizada para descobrir quanto uma empresa investe para adquirir um novo cliente. O indicador aponta todos os investimentos feitos em marketing e vendas para gerar receitas com os produtos e/ou serviços de um negócio.
Todos os custos e despesas da empresa que são usados para adquirir clientes devem ser levados em conta na hora de se definir o CAC. O CAC é a soma de todos esses custos computados em um determinado período dividida pelo número de clientes conquistados. Leve em conta investimentos tanto de marketing como de vendas.
CAC, LTV, ROI e Churn são indicadores financeiros que avaliam a aquisição e fidelização de clientes em um negócio, e ajudam a determinar se a estratégia comercial trouxe lucro ou prejuízo em determinado período.
Para calcular o LTV do cliente, é necessário calcular o valor médio de compra e depois multiplicar esse número pelo número médio de compras para determinar o valor do cliente. Então, uma vez calculada a vida média do cliente, é possível multiplicá-la pelo valor da vida útil para determinar o LTV do cliente.
Uma ótima forma de diminui o CAC é aumentar a eficiência das suas ações. Em vez de focar em quantidade, foque em qualidade. Ou seja, busque aumentar a sua taxa de conversão de usuários em vez de ações que somente geram um grande volume de visitas que não geram resultados financeiros.
Como podemos ver, a taxa de conversão nada mais é que a proporção de conversões geradas para o número de visitas. Basta dividirmos o número de visitas dividido pelo número de conversões. Se, por exemplo, o site recebeu 20.890 visitas e teve 720 conversões, a taxa de conversão será de 3,4%.