O que são camber e caster? Camber é o grau que mede a inclinação da roda em relação a um plano vertical quando se está em contato com o solo, o que controla a rolagem das rodas. Já o caster se refere a inclinação entre o pino mestre da roda em relação ao plano vertical.
A cambagem mede a inclinação vertical das rodas, o caster determina a estabilidade da direção e o toe mede o ângulo em que as rodas apontam para dentro ou para fora.
O cáster é o ângulo de inclinação da coluna de direção em relação ao plano vertical. O ajuste de cáster influencia na estabilidade e na capacidade de retorno do volante à posição central após uma curva.
O caster nada mais é do que o ângulo que se forma entre o pino mestre da roda do carro em relação ao plano vertical visto de lado. Ele é fundamental para a estabilidade do carro, aderência dos pneus e velocidade final do veículo.
A cambagem é basicamente a inclinação das rodas do seu carro para dentro ou para fora, garantindo que elas estejam na posição ideal. Em outras palavras, esse serviço mexe na distância entre a parte superior e inferior dos pneus.
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Quando é necessário fazer a cambagem?
Quando é necessário fazer a cambagem? No geral, essa decisão deve estar muito bem alinhada com a sua rotina de manutenção preventiva. Pois assim como você deve trocar o óleo, outros fluidos e componentes e também realizar serviços nos pneus, a cambagem pode ser incluída nessa lista.
Qual é o valor de uma cambagem? Os valores para o serviço de cambagem podem variar a depender da quantidade de rodas a serem consertadas, a gravidade do problema, a sua localidade, os profissionais, dentre outros fatores. Em média, este serviço custa entre R$260 e R$550 – ou seja, cerca de R$100 por roda.
Dificuldade para manter o carro em linha reta quando está em movimento; Instabilidade ao atingir velocidades elevadas; Rodas que apresentam dificuldade para retornarem à posição inicial depois do carro fazer curvas.
Cáster é um ângulo que correspondente a posição da coluna de suspensão para frente ou para trás do veículo, ajudando na estabilidade do veículo, na aderência dos pneus com o piso e na velocidade final do mesmo.
Quando for feito o alinhamento de direção e detectado que as medidas do cáster estão em desacordo com as medidas especificadas pelo fabricante do veículo; Quando a direção estiver pesada; Quando as rodas tiverem dificuldade para retornar à posição inicial após qualquer deslocamento.
O camber é o ângulo de inclinação da roda com relação ao eixo vertical do veículo, notado quando observamos o veículo de frente. Pode-se notar que, quando fora das especificações de camber de fábrica, os pneus terão desgastes irregulares na laterais dos pneus.
Quando o camber está fora de suas especificações de fábrica, o sintoma mais visível é o desgaste irregular nas laterais dos pneus. Nesses casos, o camber apresenta uma medida negativa ou positiva, dependendo da geometria da suspensão.
Além disso, o alinhamento e o balanceamento aumentam a vida útil dos pneus, garantem segurança ao motorista e proporcionam economia de gasolina. O balanceamento melhora a direção, evita danos nas peças sensíveis e desgastes dos pneus. Já a cambagem serve para melhorar a durabilidade dos pneus e evitar os desgastes.
O caster é uma das medidas de estabilidade de um carro, que indica o ângulo formado pelos eixos dianteiro e traseiro. Ele é importante para a estabilidade do veículo em movimento e também para a manutenção da direção, pois é o que garante que as rodas estejam sempre paralelas entre si.
“Uma cambagem adequada, dentro das medidas estipuladas pelo fabricante, é fundamental para garantir a segurança, a estabilidade, o desgaste uniforme dos pneus, a aderência em curvas e a eficiência no consumo do combustível”, disse Rodrigo Emiliano Castilho, coordenador de serviços de linha pesada da DPaschoal.
Já o caster se refere a inclinação entre o pino mestre da roda em relação ao plano vertical. Influenciando assim na estabilidade, dirigibilidade do carro e aderência do pneu ao solo e velocidade.
A cambagem deve ser verificada sempre que houver troca de pneus ou em caso de desgaste irregular dos pneus. Além disso, é recomendável fazer o ajuste a cada 10.000 km rodados ou sempre que houver algum problema na suspensão do veículo.
Porém, é preciso ter cuidado, pois uma cambagem excessivamente positiva pode levar ao desgaste dos pneus na borda externa; cambagem negativa: nessa cambagem de pneus, as rodas se inclinam levemente para dentro, na direção do centro do veículo.
A quanto custa cambagem traseira Centro nada mais que é que um ajuste que, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. A cambagem estando fora dos valores originais do veículo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo.
Por fim, temos a cambagem positiva, que é definida quando as rodas estão mais próximas em suas partes inferiores do que nas superiores (\/). Isso reduz o desgaste nas articulações da direção, o que a torna muito mais leve. Esse alinhamento deve ser feito a cada 5 mil quilômetros rodados.
O pior é que, com o tempo, ela tenderá a perder o ângulo novamente. Algumas lojas de pneus dizem que, sem a correção de cambagem, amortecedores, pivôs, terminais de direção, não poderão dar garantia dos novos pneus.
Devemos fazer a cambagem em todos os carros que vierem a ter danos no conjunto de suspensão. Se seu carro não sofreu danos na suspensão, vindos de uma pancada muito forte, um buraco enorme, etc, não é preciso fazer cambagem!