Recall é a forma pela qual um fornecedor vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores. Ao mesmo tempo, recolhe produtos, esclarece fatos e apresenta soluções.
De acordo com o Procon, o recall, ou chamamento, é um procedimento adotado pelas empresas onde convoca os consumidores, a fim de fazer conserto ou reparar defeitos nos seus serviços ou produtos. Assim, o objetivo é proteger a vida, a saúde e a segurança do usuário.
Como o objetivo do recall é evitar ou mitigar acidentes de consumo, é responsabilidade do fornecedor iniciar a campanha na maior brevidade possível, e não adiar eventuais medidas necessárias ao levantamento de dados e organização dos demais procedimentos necessários ao início do recall.
A Pesquisa de Recall de uma campanha publicitária é realizada com o objetivo de identificar a lembrança da sua marca. Para isso, é feita com o público-alvo após o lançamento de um determinado impulso publicitário. O Recall de comercial avalia se os esforços da comunicação estão atingindo o público ao qual se destina.
A empresa responsável pelo Recall poderá realizar o aviso por meio de carta simples e ainda comandar o envio de notificações adicionais, sejam eletrônicas, sejam por correspondência, optando por carta simples, carta registrada ou carta com aviso de recebimento digitalizado.
Se não fizer recall, não poderá transferir o carro
Como fazer para tirar recall do veículo?
Para conseguir licenciar e transferir o veículo, o proprietário deve procurar a concessionária, substituir a peça ou fazer a manutenção que o Recall indica. Depois, a concessionária deverá informar a fábrica que o Recall foi realizado e a fabricante do veículo realizará a baixa do Recall no sistema.
O que acontece se eu não fizer o recall do veículo?
De acordo com a Lei Federal 14.071 de 2020 e a Lei 14.229 de 2021, o proprietário tem um ano após a convocação para atender o chamado. Caso não faça, a montadora deve informar a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e o veículo ficará com pendencia em sua documentação, o que impossibilita o licenciamento.
Recall é a forma pela qual um fornecedor vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores. Ao mesmo tempo, recolhe produtos, esclarece fatos e apresenta soluções.
Há duas maneiras de encarar um recall: a primeira, como sinal de falta de cuidado durante o processo de produção, resultando em defeitos que precisam de reparo. A segunda, como ato responsável do fabricante, disposto a sanar falhas às quais um bem industrializado está sujeito.
A palavra recall, de origem inglesa, é utilizada no Brasil para indicar o procedimento, previsto em lei e a ser adotado pelos fornecedores, de chamar de volta os consumidores em razão de defeitos verificados em produtos ou serviços colocados no mercado, evitando, assim, a ocorrência de acidentes de consumo.
Sendo assim, o recall pode ser considerado um comunicado, que alerta o proprietário sobre a importância de levar o veículo solicitado para revisão e conserto do problema, de modo a garantir segurança e preservar a vida de todos no trânsito.
Como dito acima, o recall é um procedimento que visa preservar e proteger os consumidores, retirando do mercado o produto defeituoso. No entanto, o simples fato do fabricante adotá-lo, não retira sua responsabilidade por eventuais danos que o produto possa vir a causar ou já ter causado.
O dono do veículo receberá um comprovante com os detalhes sobre a intervenção, que será necessário para efetuar a transferência. Vale ressaltar que o recall é um serviço gratuito, e seu prazo não expira, ou seja, a montadora deve garantir a disponibilidade de peças e assistência técnica em qualquer momento.
É muito comum se ouvir a palavra recall, relacionada a veículos com problemas, mas há também o recall de alimentos. Na verdade, ele é um procedimento que deve ser adotado quando qualquer produto disponível no mercado coloca em risco a segurança e a saúde das pessoas consumidoras.
O termo inglês “recall” pode ser traduzido como “chamado de volta” e é uma ação extremamente importante no mundo industrial. Quando uma empresa detecta que um de seus produtos apresenta algum tipo de problema que pode afetar a segurança ou o bem-estar dos consumidores, ela inicia um processo de recall.
A legislação determina ao fornecedor que, tão logo identifique um defeito, comunique imediatamente o fato às autoridades e aos consumidores – a identificação do defeito pode ser de iniciativa do próprio fornecedor ou mediante queixa do consumidor no Procon-SP, entre outras situações.
Em 2017, a Mercedes-Benz foi a marca com mais recalls registrados: 19. Em seguida aparecem Fiat e Ford com 11 e 10 chamados, respectivamente. Por outro lado, considerando o número de veículos afetados, a liderança ficou com a Toyota. Ele teve 573.356 veículos convocados, com a Fiat logo atrás em segundo com 423.027.
O recall é um serviço realizado pela montadora nas concessionárias e oficinas autorizadas da marca. A peça danificada deve ser substituída sem custos para o consumidor. Após a convocação para o recall, o proprietário apenas deverá consultar a concessionária para marcar um horário para a realização do reparo.
É preciso pagar o recall? Se o veículo apresenta um defeito de fábrica, e é feito o comunicado de recall, os custos envolvidos são de responsabilidade da montadora. Não cabe ao motorista pagar este conserto. A inteira responsabilidade é da montadora e se algum valor for cobrado, é preciso ir ao PROCON.
O recall é sempre gratuito e não tem prazo de validade. Confira essas e outras dicas para não ser enrolado e garantir que seu carro não represente um risco. Apesar do nome complicado, o recall é uma convocação para reparo de carros que têm algum defeito de fabricação que possa gerar um risco à saúde ou segurança.
Não atender recall impede o licenciamento do veículo: fique por dentro! Zapay > Veículo > Não atender recall impede o licenciamento do veículo: fique por dentro! Confira todos os detalhes sobre recall e a importância desse procedimento para o licenciamento do veículo e para a segurança de todos.
Para retirar a notificação de recall e conseguir gerar o CRLV, é preciso entrar em contato com a concessionária, agendar a regularização do recall e, então, levar o veículo para realizar o reparo ou troca de peça.
O que acontece após 1 ano se o cliente não atender ao chamado de realização de recall?
Recente alteração no Código de Trânsito prevê que além da anotação no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) em caso de não atendimento a um recall após um ano, o licenciamento será bloqueado.