O câncer inguinal é uma condição caracterizada pelo crescimento anormal e descontrolado de células malignas na região da virilha, conhecida como região inguinal. Esta área inclui os tecidos próximos aos órgãos genitais, onde estão localizados os linfonodos inguinais, uma parte importante do sistema linfático.
“A região inguinal é a definição anatômica da parte popularmente conhecida como virilha, onde estão algumas estruturas importantes, principalmente festes fibróticos, pele, tendões e linfonodos — onde, frequentemente, ocorre a principal parte dos tumores dessa região”, explica o especialista à CNN.
A região inguinal estende-se entre a EIAS (espinha ilíaca ântero superior) e o tubérculo púbico. É uma importante área sob os pontos de vista anatômico e clínico. Anatomicamente, porque é uma região onde as estruturas entram e saem da cavidade abdominal.
O vocalista Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morreu no dia 26 de abril por um câncer inguinal, aos 51 anos. Considerado um tipo raro de tumor, esse quadro se desenvolve na região da virilha, quase sempre como consequência de cânceres em outras partes do corpo.
Como prevenir o câncer inguinal? Uma das formas mais eficazes de prevenir o câncer inguinal é evitar fatores de risco conhecidos, como o tabagismo e o HPV (papilomavírus humano), que estão associados a certos tipos de câncer, como o câncer de pênis e o câncer anal.
CÂNCER INGUINAL: CONHEÇA A DOENÇA QUE VITIMOU O CANTOR ANDERSON LEONARDO DO GRUPO MOLEJO
O que provoca câncer inguinal?
O câncer inguinal atinge a região da virilha e pode ser causado por uma metástase (quando a doença se espalha para outras partes) de outros cânceres, como câncer de próstata, câncer de bexiga, câncer de pênis, câncer de testículo, câncer colorretal, câncer de útero, câncer de vagina ou melanoma.
Biópsia. A biópsia é o método mais definitivo para confirmar o diagnóstico de câncer inguinal. Durante este procedimento, uma amostra de tecido é coletada da área afetada, geralmente sob anestesia local, e enviada para análise laboratorial.
Os sintomas são variados, mas podem ser apresentados como nódulos indolores na virilha e aumento dos gânglios linfáticos na região. Dor ou inchaço na perna ou na virilha também são sinais, além de formigamento ou dormência na perna ou na virilha. Perda de peso sem causa aparente é um fator associado.
O cantor Leandro, da dupla sertaneja Leandro e Leonardo, tem um tumor primitivo neuroectodermal no pulmão, segundo divulgou David Ettinger, professor de oncologia e medicina da Johns Hopkins University School of Medicine, em uma nota oficial ontem em Baltimore, Maryland (EUA).
Os principais sintomas de uma hérnia inguinal incluem: dor e inchaço na região da virilha. Outros sintomas podem incluir dor ao movimentar ou tocar a área afetada, sensação de peso ou pressão na virilha e dor ao tossir ou fazer força para evacuar, até complicações com risco à vida, como obstrução e isquemia intestinal.
A artéria femoral é uma continuação da artéria ilíaca externa, que se estende desde a região inguinal até a fossa poplítea. Ela passa pela região da virilha, seguindo um trajeto ao longo da face anterior da coxa, até chegar ao joelho.
O câncer inguinal é um tipo de câncer raro, que afeta a região da virilha - entre o ânus e o pênis. A doença pode ser ocasionada por uma metástase (quando se espalha para outras regiões) de cânceres na próstata, testículo ou melanoma, que acabam se espalhando para os linfonodos na virilha.
A região inguinal, também conhecida como virilha, é um espaço anatômico localizado na parte inferior da parede abdominal anterior, superiormente à coxa, lateralmente ao tubérculo púbico e inferomedialmente à espinha ilíaca anterossuperior (EIAS).
Câncer. O câncer nos linfonodos, conhecido como linfoma, pode ser outra causa para caroços na virilha. A diferença é que, apesar do inchaço, não costuma haver dor e nem vermelhidão. Observa-se apenas que essa região ficou maior, endurecida e irregular.
Câncer inguinal é um tumor maligno que afeta a região da virilha, causando sintomas como caroço ou nódulo na virilha, dor no local, febre ou perda de peso sem motivo aparente.
No entanto, existem alguns sinais comuns que podem indicar a presença de câncer abdominal. Aqui estão algumas formas de identificar possíveis sinais: Dor abdominal persistente: Uma dor abdominal que não melhora com o tempo ou piora progressivamente pode ser um sinal de câncer abdominal.
Quais são os primeiros sinais de câncer no intestino?
Um dos principais sintomas do câncer no intestino é a presença visível de sangue nas fezes. A sensação de evacuação incompleta também está entre os sinais. No entanto, em alguns casos, o sangue pode ter uma coloração mais escura ou aparecer em menores quantidades e se misturar nas fezes.
Os linfonodos são gânglios linfáticos que compõe parte do sistema de defesa imune do corpo. Na região inguinal os linfonodos têm o papel de drenar a linfa e fazer a proteção da região genital, períneo, coxas, pernas e pés.
É possível detectar o câncer pelo hemograma completo?
Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.
O que altera no hemograma quando a pessoa está com câncer?
O que altera no hemograma quando se tem câncer ou tumor? Olá! É frequente aparecer anemia. Eventualmente os glóbulos brancos ou plaquetas podem estar alterados também.
A hérnia inguinal somente pode ser tratada através da cirurgia. Isso porque, por se tratar de um defeito estrutural, é desta forma ela consegue ser corrigida. Atualmente, a cirurgia pode ser feita de três formas. A Laparoscopia é um procedimento realizado mediante pequenas incisões.
De forma geral, as hérnias inguinais provocam uma protuberância indolor na virilha ou no escroto. A protuberância pode aumentar de tamanho quando o indivíduo se levanta e diminuir quando se deita, devido ao fato de o intestino se mover para trás e para frente por efeito da gravidade.