As capacidades físicas são qualidades próprias de cada indivíduo, correspondente à parte física corporal do movimento. Estas capacidades podem ser aprimoradas com atividades físicas específicas e, juntamente com as habilidades motoras, integram o desenvolvimento motor.
Capacidade refere-se às qualidades físicas de uma pessoa, um potencial, definido geneticamente, que pode ser atingido ou não. Enquanto que habilidade refere-se a uma tarefa com uma finalidade específica a ser atingida.
Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos.
Glassman (2003) afirma que o treinamento de CrossFit visa desenvolver ao máximo as três vias metabólicas e cada uma das 10 valências físicas, sendo elas: resistência cardiorrespiratória, força, resistência muscular, potência, velocidade, coordenação, flexibilidade, agilidade, equilíbrio e precisão.
As capacidades físicas podem ser entendidas como características que nossos movimentos apresentam quando os realizamos. Em outras palavras, são todas as características físicas possíveis de aprimoramento.
Antes de tudo, quando falamos em capacidades físicas, estamos falando em competências condicionantes da vida humana, ou seja, são qualidades físicas que utilizamos diariamente para realizar os mais diversos movimentos: resistência, força, flexibilidade, agilidade e velocidade.
1 Poder de receber, conter ou acomodar. 2 Conteúdo cúbico; volume. 3 Medida de conteúdo de líquido, gás ou sólido. 4 Poder, aptidão ou possibilidade de fazer ou produzir qualquer coisa; competência, habilidade.
Todos nós possuímos capacidades motoras (=capacidades físicas) e é através delas que conseguimos realizar diferentes ações e movimentos no dia a dia - dos mais básicos, como andar, correr ou saltar aos mais complexos como nadar, jogar, ... Capacidade para resistir ao cansaço em atividades prolongadas.
Além de resistência cardiovascular, contamos com mais seis capacidades físicas, que são: resistência muscular localizada; força; flexibilidade; agilidade; velocidade e equilíbrio.
Por fim, a força também contribui para a melhoria das habilidades motoras gerais, como por exemplo, o salto, a corrida e as mudanças rápidas de direcção. (Artigo redigido no âmbito da prelecção “Treino Físico e Performance” no 9º Seminário – Desporto, Saúde e Cidadania, Março 2019.)
10 exercícios práticos para melhorar o condicionamento físico
Corrida ou caminhada rápida. Corrida e caminhada rápida são exercícios cardiovasculares de alto impacto que podem melhorar significativamente a resistência. ...
Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de a estrutura muscular esquelética se estender, sem danos, ferimentos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.
É através das capacidades físicas que se consegue executar ações motoras, desde as mais simples às mais complexas, elas têm uma forte origem hereditária (transmissível de pais para filhos), mas tem a ver também com a forma como vamos desenvolvendo/treinando as capacidades físicas ao longo dos anos.
O que é capacidade? Já a capacidade são características inatas ou adquiridas que têm o potencial de serem desenvolvidas em habilidades. Elas são mais abrangentes do que as habilidades e geralmente se referem à capacidade de aprender, compreender, resolver problemas e se adaptar a novas situações.
Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser compreendidas como componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. Vamos conhecer mais as capacidades físicas: Resistência, força, flexibilidade, e velocidade.
Já a habilidade física refere-se a uma ação motora com uma finalidade específica a ser atingida. São elas: . ⚽Força: capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo através da contração dos músculos; .
São todas as capacidades “treináveis” de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.
Qual a importância das capacidades físicas para a saúde?
A atividade física tem também grande importância no tratamento e controle de problemas articulares. As atividades de fortalecimento muscular e alongamento são fundamentais para manutenção do equilíbrio, proteção das articulações e melhora da composição corporal.
Qual é a diferença entre capacidade física e habilidade física?
A capacidade física é o seu potencial para realizar alguma atividade física, define até onde você pode chegar. As habilidades físicas são o que você pode fazer com seu corpo, aquilo que você domina.
A atividade física também tem a ver com a aptidão física, que diz respeito à capacidade que uma pessoa tem de executar, com o mínimo de esforço possível, tanto atividades físicas consideradas mais simples, do cotidiano, quanto atividades estruturadas, como exercícios físicos e esportes.
Caso a pessoa possua as duas espécies de capacidade, terá a chamada capacidade civil plena; aqueles que não possuem a capacidade de fato são chamados de INCAPAZES, ou no mesmo sentido a capacidade limitada. A incapacidade absoluta, encontra-se mencionada no disposto do artigo 3 do Código Civil.
Capacidade significa a aptidão que a pessoa tem de adquirir e exercer direitos. Pelo Código Civil toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil; a incapacidade é a exceção, ou seja, são incapazes aqueles discriminados pela legislação (menores de 16 anos, deficientes mentais etc).
Nesse sentido, uma das habilidades mais importantes para o bom desempenho e trabalho colaborativo é a capacidade de resposta, que nada mais é do que a habilidade de responder as outras pessoas de forma rápida, clara, adequada e eficiente em qualquer circunstância.