O kani é feito separando a parte nobre da carne do peixe para ser lavada em água doce e então comprimida até formar uma pasta com muitas proteínas mas pouca gordura e quase sem gosto. Outros ingredientes entram depois, como amido, sal, corante, e extrato de caranguejo. A mistura é então prensada e congelada.
Conhecida nos Estados Unidos como “imitação de caranguejo”, a carne em si não é feita do animal, e sim de surimi, uma carne de peixe branco (como pollock) que é desossada, lavada para remover a gordura e pedaços indesejados e transformada em uma pasta. Essa pasta é incorporada com outros ingredientes e forma o kani.
Apesar de muitos acharem que é caranguejo, o kani-kama, como esses palitinhos são chamados, é preparado com carne processada de diversos frutos do mar, inclusive caranguejo. Geralmente, é feito de polpa de peixe branco misturada com amido, clara de ovo e outros ingredientes.
Por mais que o surimi tenha menos nutrientes do que a carne de caranguejo, ele ainda assim é fonte de proteínas que podem trazer benefícios à saúde do organismo.
Quando a água começar a ferver, coloque o kani kama no filtro. Aguarde seis minutos para cozinhar, se o kani kama não estiver congelado, ou 10 minutos, se você a cozinhou no vapor direto do freezer.
De aparência diferente e única, o Côngrio é chamado também de Congrio-Rosa, Congro-Rosa, Congro ou Safio aqui no Brasil. O termo “congro” ou “côngrio” é uma classificação para todos os peixes teleósteos anguiliformes da família dos congrídeos, principalmente os do gênero conger.
Além disso, o prato também pode levar clara de ovos, outro ingrediente excluído dentro do veganismo, uma vez que é um de origem animal. Portanto, o kani é considerado pescetariano.
Em japonês, a palavra kani significa caranguejo e deu origem ao nome do produto porque é aromatizado com extrato ou carne desse crustáceo. O Kani é feito a base de surumi que nada mais é do que uma massa feita a base de carne de pescados triturados.
Peixe – Quando o peixe está estragado, geralmente tem cheiro muito forte. Para peixes que já têm cheiro forte por si só, procure alguma descoloração ou cor opaca. Se estiver amarronzado, amarelado ou meio cinza, mesmo que seja só nas bordas, é hora de jogá-lo fora.
Surimi de peixe (60%), água (20,8%), clara de ovo (5%), amido de trigo e batata (4%), vinho de arroz, sal, açúcar, proteína de soja, óleo vegetal, aroma natural de caranguejo, umectante sorbitol (INS 420), realçador de sabor glutamato monossódico (INS 621), espessante carragena (INS 407), corante natural de urucum (INS ...
De forma direta, o kani não é uma boa opção para o pet, inclusive para os humanos deve ser consumido com cautela. Isso porque o alimento passa por processos industriais, com inclusão de aditivos prejudiciais à saúde.
Ura = reverso. Maki = enrolar. Uramaki é o sushi enrolado ao contrário, ou seja, diferente do hossomaki que leva a alga por fora, o ura tem a alga enrolada por dentro e o arroz por fora. Pode levar dois ou mais recheios.
Conhecido como "salsicha do mar", o kani kama é um alimento processado feito a partir da moagem de diferentes frutos do mar e peixes (com destaque para o pollock do Alasca), com acréscimo de extrato de caranguejo - ingrediente responsável pelo aroma e sabor característicos do alimento.
Os sushis fazem muito sucesso, e podem ser oferecidos sem medo às crianças pequenas, desde não tenham peixe cru (pode ser os de pepino, kani e frutas).