Por que Jesus era chamado o leão da tribo de Judá?
Assim, o termo Leão de Judá é uma referência ao Messias Jesus Cristo, justamente por Jesus ser descendente de Judá. Observando a genealogia de Jesus, presente no texto do Evangelho de Mateus, capítulo 1, descobriremos que José, esposo de Maria, é descendente direto de Judá e, portanto, Jesus também.
O leão, como símbolo de força e poder, foi associado à realeza da tribo de Judá. Isso contribuiu para a adoção do leão como símbolo da força e da majestade de Deus na cultura judaica.
Ao escolher a tribo de Judá como veículo da Promessa Messiânica, Deus cumpriu suas promessas feitas aos patriarcas, desde Abraão até Davi. Essa escolha não é apenas uma questão de linhagem, mas um detalhe importante do plano divino para a redenção da humanidade.
Origem. De acordo com o Torá, a tribo consistia de descendentes de Judá, o quarto filho de Jacó e de Lea. Alguns estudiosos da Bíblia veem isso como um mito etiológico criado em retrospectiva para explicar o nome da tribo e conectá-lo às outras tribos da confederação Israelita.
LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ: O VERDADEIRO SIGNIFICADO DE JESUS SER O LEÃO DE JUDÁ
Porque Jesus é representado pelo leão?
O Evangelho de Mateus inclui uma narrativa sobre a genealogia de Jesus. - O leão é relacionado a São Marcos, porque o seu Evangelho enfatiza a majestade de Cristo e sua dignidade real, assim como o leão é tradicionalmente considerado o rei dos animais.
O leão, conhecido como o rei dos animais, simboliza poder e liderança. Sua presença imponente e força interior são representações visuais de qualidades que muitos de nós aspiramos ter. Além disso, o leão também é reconhecido por sua coragem e bravura, enfrentando desafios com determinação.
O seu nascimento ocorreu na manjedoura, casa das ovelhas e dos bois. No seu batismo, João Batista declarou Jesus como o “Cordeiro de Deus” (João 1:29) e o Espírito de Deus desceu sobre ele na forma de uma “pomba” (Mateus 3:16). Simbolizando a Sua realeza, o livro de Apocalipse identifica Cristo como o “Leão de Judá”.
Sinopse. o “Leão da Tribo de Judá” é uma metáfora que representa Jesus como o Messias e Salvador, que triunfa sobre o pecado e a morte. A imagem do leão é frequentemente associada à força e à realeza, simbolizando a vitória de Jesus sobre as forças do mal.
Majestoso e poderoso, o leão é um símbolo solar e luminoso. Rei dos animais, traduz sabedoria, poder e justiça, mas também orgulho, domínio e segurança. Nas várias culturas religiosas do mundo, o leão está também associado à figura do pai, do mestre, do chefe ou do imperador, que pode ser protetor ou tirano.
Na Bíblia, Jesus é comparado com alguns animais, sendo descrito na ressureiçao como o "Cordeiro de Deus", que tira o pecado do mundo. Mas na segunda vinda, Ele ganha o nome de Leão da Tribo de Judá, e o Seu rugido faz estremecer toda a Terra!
O leão foi associado a São Marcos porque seu evangelho principia mencionando João Batista, missionário que prepara o caminho e anuncia a vinda de Jesus, e sua voz é a que clama no deserto (Vox clamantis in deserto).
O nome Judá, que também pode ser escrito na forma Judah, tem origem hebraica e deriva do termo "Yehudah", que significa "louvado" ou "agradecido". Na Bíblia, Judá foi um personagem importante da história judaica, sendo um dos doze filhos de Jacó e um dos ancestrais das doze tribos de Israel.
Já nas interpretações do Antigo Testamento para o grego, os nomes Yeshua e Yehoshua foram traduzidos para o nome único Iesous, que na tradução para o latim se transformou em Iesus e, para o português, Jesus. Alguns significados: Yeshua - Salvar. Yeshuah - Salvação.
Assim, o termo Leão de Judá é uma referência ao Messias Jesus Cristo, justamente por Jesus ser descendente de Judá. Observando a genealogia de Jesus, presente no texto do Evangelho de Mateus, capítulo 1, descobriremos que José, esposo de Maria, é descendente direto de Judá e, portanto, Jesus também.
A Bíblia diz que o inimigo anda ao derredor como um leão. Ele quer se parecer com um leão. Ele faz ameaças mas em apocalipse diz que o leão habita dentro de nós. Quando o Senhor rugir do seu trono, todo céu e toda a terra ouvirá.
Jesus é conhecido na Bíblia como o “Leão da tribo de Judá”. O significado dessa expressão está relacionado à sua linhagem terrena, a tribo de Judá. Então a designação “Leão da tribo de Judá” refere-se ao fato de que em Cristo se cumprem as promessas de um reino feito a essa tribo.
13 Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas. 22 E de Dã disse: Dã é cria de leão; que salta de Basã. 10 Fez-se-me como urso de emboscada, um leão em esconderijos. 7 Serei, pois, para eles como leão; como leopardo espiarei no caminho.
O leão, símbolo da Ressurreição ( no mundo antigo acreditava-se que o leão dormia de olhos abertos), figura de Nosso Senhor na sepultura: parecia estar adormecido na morte, mas sua Divindade velava. E a águia é a figura da Ascensão: Jesus se elevou ao Céu como a águia sobe até as nuvens.
Os judeus são um grupo étnico e religioso com uma identidade moldada por elementos étnicos, religiosos, culturais e linguísticos. A origem dos judeus é associada a Abraão, patriarca bíblico, e à formação dos hebreus, povo descendente que se desenvolveu ao longo dos séculos. O judaísmo é a religião dos judeus.
Estas foram as tribos de Israel e seus líderes: da tribo de Rúben: Eliézer, filho de Zicri; da tribo de Simeão: Sefatias, filho de Maaca; da tribo de Levi: Hasabias, filho de Quemuel; da tribo de Arão: o sacerdote, Zadoque; da tribo de Judá: Eliú, irmão de Davi; da tribo de Issacar: Onri, filho de Micael; da tribo de ...