São mantas de carne, em geral carne bovina, submetidas a processo de salga, e empilhadas em lugares secos, para desidratação e melhor conservação. São muito consumidas em receitas de norte a sul do Brasil, mas principalmente do Nordeste.
O termo cura de carnes se refere à conservação de um produto por adição de sal, compostos fixadores de cor (nitratos e/ou nitritos), açúcar e condimentos, onde também é obtida a melhora das propriedades sensoriais.
Tradicionalmente, seca-se carne de porco, vaca, carneiro, bode, rena, peru, cavalo, avestruz e camelo, entre as espécies domesticadas, para além de várias espécies de animais selvagens. Existe evidência arqueológica de que o homem-de-neandertal secava carne de mamute.
A carne-seca pode ser feita com qualquer tipo de carne bovina ou suína, mas o recomendado é que sejam utilizados os seguintes cortes no preparo: contrafilé, coxão mole, coxão duro e braço bovino.
COMO FAZER CARNE SECA (JABA ) CHARQUE OU CARNE DE SOL CURADA ARTESANAL FEITA EM CASA !!!
Qual a melhor carne seca para se comprar?
O mais indicado é comprar a carne seca embalada a vácuo. Ela é feita de mais de um corte, portanto pode ser mais, ou menos, gordurosa – nós preferimos com menos gordura, que dá menos trabalho na hora de limpar. Testamos a da marca Vapza, já cozida e dessalgada.
Qual a diferença entre a carne seca e a carne de sol?
A diferença está na quantidade de sal e o tempo de preparo, a carne-seca é mais seca e mais salgada que a carne de sol. Ela quase chega ser 3 vezes mais salgada que o preparo da outra carne.
Cor: A carne seca deve ter uma cor uniforme. Evite produtos com manchas escuras ou descolorações, pois isso pode indicar problemas na conservação ou no processo de produção. Textura: A textura também é um indicativo de qualidade. A carne deve ser firme e seca, sem excesso de umidade.
É geralmente feita de cortes bovinos como alcatra e contrafilé esticados em mantas, salgados e depois expostos ao amanhecer até que perca pelo menos 50% da sua umidade. Por levar mais sal e ter mais tempo de exposição que a carne de sol é menos úmida e tem maior prazo de validade.
Os embutidos e curados são feitos, em geral, com adição de sal para manter o alimento conservado por mais tempo; a defumação é o processo pelo qual o alimento recebe uma quantidade expressiva de fumaça que pode matar bactérias e conservar os alimentos com gosto diferente.
salga: processo de salgar a carne; cura: uso de ingredientes adicionais para aumentar a conservação do alimento, como sal, açúcar ou nitritos; defumação: bacon é exposto a fumaça para conservar e modificar o seu sabor.
A cura é uma forma de conservação de alimentos, principalmente carne, peixe e queijo, em que se usa o sal-de-cozinha para evitar a sua deterioração por bactérias.
São mantas de carne, em geral carne bovina, submetidas a processo de salga, e empilhadas em lugares secos, para desidratação e melhor conservação. São muito consumidas em receitas de norte a sul do Brasil, mas principalmente do Nordeste.
Estar por cima da carne-seca designa situação vantajosa, e o berço desta frase foi o próspero comércio da carne bem antes da chegada dos frigoríficos. Curiosamente, foi adotada uma palavra composta, carne-seca, e não charque, que quer dizer a mesma coisa.
Corte: a carne seca pode ser preparada a partir de qualquer parte do animal, mas os cortes mais usuais são coxão duro, coxão mole e braço. Algumas marcas diferenciam em cortes dianteiros e traseiros. Os cortes traseiros costumam ter menos gordura e uma carne mais macia.
⠀ A carne seca é uma boa fonte de proteína, que é essencial para a construção e reparo dos tecidos do corpo, bem como para a função muscular e imunológica. Além disso, a carne seca pode ser rica em nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e niacina.
O charque também é conhecido como carne-seca, carne-do-sertão, xergão, chalona, xarqui, jabá ou paçoca. A peça é obtida do dianteiro do boi, a ponta de agulha, que reúne a qualidade, textura e gordura que conferem sabores especiais do tradicional charque.
Prefira a carne-seca embalada a vácuo: normalmente ela vem em pacotinhos de 500 graus e 1 quilo. Observe se não existe realmente ar na embalagem. Pergunte se o corte é ponta de agulha, dianteiro ou traseiro; este último é sempre a de melhor qualidade.
A carne bovina seca crua é rica em proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como ferro e zinco, além de possuir baixo teor de gorduras. No entanto, deve ser consumida com moderação devido ao alto teor de sódio presente no processo de salga.
A principal diferença é que a carne-seca, como o nome dá a entender, é mais seca que a carne-de-sol. E também mais salgada. A carne-seca tem um teor de umidade de aproximadamente 45% e até 15% de sal; a umidade da carne-de-sol atinge 70%, com 5% ou 6% de sal.
A carne-seca é a mais salgada entre as três, chegando a possuir 15% de sal. Ela passa por um processo de desidratação mais longo e muito mais intenso. As mantas de carne são empilhadas em ambientes secos para desidratar e depois são levadas ao sol para terminar de curar.