RS indica que o veículo foi "Recuperado de Sinistro", ou seja, sofreu um acidente ou dano significativo e foi reparado. Embora um carro com RS no documento possa ser uma boa oportunidade de negócio - porque o valor tende a ser menor - é fundamental ter cautela para garantir uma compra segura.
A sigla "RS" no documento de um veículo significa "Recuperado de Sinistro". Essa indicação é colocada no documento de um carro que sofreu um sinistro, foi considerado como perda total ou parcial. No caso de perda parcial, esse veículo pode voltar a circulação.
Geralmente, esse termo é usado para descrever carros que sofreram perda total e parcial. Os veículos recuperados de sinistros, podem apresentar algumas avarias, por isso, e fundamental que sejam levados á uma vistoria.
Esta família, que inclui os esportivos RS3, RS4, RS5, RS6, RS e-tron GT, RS Q3, RS Q3 Sportback, RS Q8 e TT RS, liderou este ranking exclusivo com cerca de 17.600 unidades registradas em 2021 e quase 7.000 unidades no primeiro trimestre de 2022.
🚘 O significado das siglas das versões de carros, Si, RS, GT, GLi
O que significa RS na Chevrolet?
Antes de mais nada, Chevrolet RS significa “Rally Sport”. Nesse sentido, os veículos projetados na linha possuem um apelo predominantemente esportivo, trazendo itens exclusivos em comparação às outras versões de um mesmo modelo.
Você sabia que R.S. significa Renault Sport, a divisão esportiva da Renault especializada em fabricar carros de alta performance? E que o primeiro projeto da divisão no Brasil é o #SanderoRS? Agora ficou fácil entender de onde vem o DNA desse verdadeiro esportivo.
Qual a desvalorização de um carro recuperado de sinistro?
Se você possui um veículo que foi sinistrado, a desvalorização pode acontecer no momento da revenda. Ele continua sendo sinistrado e há uma indicação disso em seu documento. Por isso, a expectativa é que seu valor seja de 20% a 40% menor que o da tabela usada no mercado.
IMPORTANTE: Se no documento de seu veículo constar a expressão " RECUPERADO" ou "VEÍCULO RECUPERADO" ou expressão similar a estas, isso significa que o sinistro já foi baixado, não há como retirar esta expressão dos documentos, a qual permanecerá no prontuário e nos documentos por toda a existência do veículo.
Criada pela divisão esportiva da Ford, à época sediada na Alemanha (entre 1960 e 1970) quando saiam com motores britânicos, a linha RS ganhou vida para encarar as corridas de rali já na década de 1960. Não por acaso, os modelos preparados por aquela divisão recebem o sobrenome RS, que significa Rally Sport.
A comercialização de carros que já sofreram perda total não é ilegal já que eles podem ser recuperados e passar por um processo de certificação. No entanto, alguns revendedores podem não ser transparentes e não informarem o motorista sobre o sinistro do veículo.
Vários fabricantes já a utilizaram ao longo do tempo, com diferentes significados, entre os quais Rally Sport e Racing Sport. Esse último termo é o escolhido pela Audi para batizar sua linha de alto desempenho. Porém, a marca o traduz para sua Língua Mater, o alemão: RennSport.
“Sinistro recuperado” é um termo que pode constar no documento de automóveis. Quando ele consta no documento, isso significa que o veículo foi roubado e sofreu danos ou que esteve envolvido em algum acidente e que, por conta desses eventos, o seguro foi acionado.
Como funciona um veículo recuperado de financiamento?
O que são carros recuperados de financiamento? Carros recuperados de financiamento sãoveículos financiadose, por algum motivo, ocomprador deixou de pagar as parcelas do empréstimo. Quando isso ocorre, a instituição financeira tem o direito de retomar o bem para recuperar o valor emprestado.
Para consultar as condições do veículo, basta ter em mãos a placa e o número do chassis do veículo, entrar no site do Detran do seu estado e procurar por “Consulta veículos sinistrados”.
Quando falamos sobre veículo recuperado de sinistro, estamos nos referindo a um carro que foi envolvido em um acidente, sofreu algum dano significativo ou foi alvo de roubo e furto, e foi recuperado por meio de um processo de recuperação de sinistro.
A pequena monta é aplicada para um veículo envolvido em acidentes leves e que não comprometeram a estrutura do veículo. Além disso, representa um baixo índice de danos em peças internas ou externas do automóvel.
RS – RennSport (alemão) ou Racing Sport: indica as versões mais esportivas da Audi, com alto desempenho e visual diferenciado. S – Sport: destaca a característica esportiva do modelo, como as que o tornam mais ágil e potente.
O motivo é o mesmo que está fazendo outras fabricantes tirarem alguns carros de linha: os novos limites de emissões de poluentes do Proconve L7, válidos a partir de 1º de janeiro de 2022.