O Cartel de Medellín foi uma rede de traficantes de drogas muito bem organizada, originária da cidade de Medellín, na Colômbia. O cartel de drogas operava na Colômbia, Bolívia, Peru, Honduras, Estados Unidos, bem como no Canadá entre 1976 e 1993.
Pablo Escobar liderou uma das organizações criminosas mais poderosas do mundo, o Cartel de Medellín. Sua fortuna, obtida com o tráfico de cocaína, foi estimada pela Forbes em 1987 em mais de 3 bilhões de dólares, embora alguns relatos a coloquem em um valor muito mais alto.
Cartel de Sinaloa é um dos mais violentos e poderosos do mundo; os dois foram abordados após pousarem com avião particular no Texas. Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira, 25, que prenderam dois dos principais líderes do Cartel de Sinaloa, um dos grupos criminosos mais poderosos do México.
O Clã do Golfo, maior quadrilha do narcotráfico da Colômbia, abriu a porta, nesta terça-feira (19), para retomar o diálogo com o governo do presidente Gustavo Petro, paralisado há um ano após ataques contra civis e agentes da força pública.
A 'Ndrangheta é conhecida como "a joia da coroa" do crime organizado italiano. Com uma receita anual impressionante e uma presença em quase todos os continentes, é a organização criminosa mais poderosa do mundo. No Japão, a Yakuza é conhecida por suas operações ilícitas, incluindo jogo, prostituição e extorsão.
A maior organização criminosa do mundo em movimentação financeira, de acordo com a ONU, é a japonesa Yakusa, que movimenta 80 bilhões de dólares por ano. O PCC é o oitavo no ranking, movimentando 500 milhões de dólares por ano, ou 2 bilhões e meio de reais.
Pablo Escobar morreu há exatos 30 anos, em 2 de dezembro de 1993, num bairro de Medellín, na Colômbia. Ele foi abatido a tiros enquanto escapava, em desespero, de uma dúzia de policiais que o perseguiam.
Sérgio Roberto de Carvalho foi detido na Hungria em junho de 2022. Sua organização é "responsável por traficar ao menos 45 toneladas de cocaína entre 2017 e 2019", disse a polícia húngara.
Nicolás Escobar, que se autodenomina o “sobrinho favorito de Don Pablo”, acredita que as posses de seu tio são “legitimamente suas”. Aos 53 anos, ele está empenhado em preservar os itens em uma nova exposição. Seu próprio pai, no entanto, é um ex-contador do cartel.
Para operar no Brasil, a 'Ndrangheta estabeleceu acordos com o PCC. Em dois anos, ao menos três homens com cargos de liderança na Itália estiveram com a organização brasileira. Existe a suspeita de que outros dois também estejam ou tenham passado por São Paulo com a mesma finalidade.
Além de ajudar os filiados e seus familiares, o PCC regula um código de ética conhecido como “proceder”. Construiu alianças poderosas no exterior, por exemplo, com máfias italianas, as mais poderosas do crime organizado no mundo.
A 'Ndrangheta, originária da região da Calábria, no sul da Itália, é amplamente considerada a máfia mais rica e poderosa do mundo. É um termo que indica, também, um tipo de organização criminosa regida pela violência, silêncio, ritos de iniciação e mitos fundadores.
A área de Inteligência da Polícia Federal identificou a intensificação da presença da máfia russa, mais conhecida como Bratva, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, notadamente na região do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A facção firmou uma espécie de joint venture do crime organizado com o PCC.
A 17 de fevereiro de 1985, Blanco foi presa na sua casa pela DEA e acusada com conspirar a manufatura, importação e distribuição de cocaína. O caso foi a julgamento em um tribunal federal de Nova York, onde ela foi considerada culpada e condenada a 15 anos de prisão.
Embora Escobar tenha entrado para a história como o traficante mais perigoso e rico do mundo, Griselda Blanco (1943-2012) foi quem criou as primeiras rotas de tráfico para os Estados Unidos, via Miami, usadas posteriormente por El Patrón.
Um dos principais responsáveis por sua captura e por tratar das questões relacionadas ao narcotráfico na Colômbia, o então procurador-geral, Gustavo de Greiff, se tornou uma das pessoas mais respeitadas do país.