As cores mais conhecidas da cartolina são a branca, azul, rosa, verde e amarela, aquelas que usamos nos tempos de criança, para trabalhos escolares, muito utilizado para escrever, desenhar, pintar, colar, recortar e outras criações manuais.
As gramaturas mais finas são de papel de jornal, já as mais grossas são os papéis couché. Quanto maior a gramatura, mais grosso deverá ser o papel cartolina bege.
Conforme a grossura, diz-se cartolina ou papelão. Na prática diz-se cartão, se a folha pesar 180 gramas ou mais por metro quadrado; menos que isso, é papel. A distinção entre cartolina e papelão costuma-se fazer pela grossura; é papelão quando supera o meio milímetro. Cartão de massa única, ideais para policromia.
O guache e a aquarela são dois tipos de pintura similares e, por isso, complementam-se perfeitamente, tornando-se o conjunto perfeito para trabalhar ilustrações; porém, o guache é mais opaco, o que proporciona uma textura cremosa e um acabamento com maior tingimento.
O papel vergê é um dentre tantos tipos de papel empregados na confecção de convites ou em atividades artesanais. Porque ele é mais duro que o sulfite, porém mais fino que uma cartolina. Com uma textura em relevo e levemente rugosa, ele deve ser utilizado em impressões que exigem maior sofisticação.
É um dos mais utilizados nas gráficas, uma vez que, tem um ótimo custo-benefício. Existe o papel couché fosco e o brilhante as suas principais aplicações são: cartão de visita, catálogos, flyers, cartazes, capas de livros, folders, folhetos, entre outros.
É considerado um papel especial, sendo utilizado em projetos mais sofisticados como cartões de visita, calendários, caixas para presente, cachepôs, cartões personalizados, lembrancinhas, quadros, móbiles, entre outras aplicações.
Papel ou outra superfície para pintar: o guache funciona bem no papel aquarela, mas você também pode usar um papel de desenho espesso. Embora você possa usar tela, isso normalmente é mais adequado para pinturas com tinta acrílica.
Pode usar tinta guache em madeira? Não há nenhuma contra-indicação quanto a pintura de MDF com tinta guache, no entanto, não é o ideal. Existem produtos específicos para esse fim como as tintas látex PVA, acrílica, spray e automotiva, por exemplo, que garantem excelente cobertura e alta qualidade de acabamento.
A cartolina é colorida dos dois lados, frente e verso, mede cinquenta por sessenta e seis centímetros. e é encontrada em tons pastéis, como amarelo claro, azul claro, rosa claro, verde claro e o branco. O color sete também é colorido dos dois lados, frente e verso, porém.
O papel ColorSet - também conhecido como Carmem - é indicado para trabalhos escolares e artesanato em geral. Pode ser usado para encapar livros, cadernos, artes manuais, desenhos, recortes e muito mais.
Já o papel cartão existe apenas em altas gramaturas e é mais grosso do que uma cartolina e também pode ser encontrado em diversas cores, a diferença é que não é os dois lados do papel que são coloridos. O papel cartão é usado produção de embalagens, molduras e caixas.
O papel Opaline é um papel muito rígido, Com esse papel devido a sua alta gramatura é possível fazer caixinhas, decorar vasinhos de flor ou cactos e muito mais. Principais aplicações e Impressões: Também muito utilizado por grandes empresas, na confecção de caixas de bombom, pasta de dentes e entre outros.
Devido à sua alta gramatura (205g), o papel supremo tem alta resistência, além de possuir uma superfície extremamente lisa. Por esse motivos, o papel supremo é o mais indicado para impressos de grande qualidade e durabilidade. Esse tipo de papel possui uma das faces fosca e a outra lisa.
Opaline. Semelhante ao papel cartão, o papel opaline destaca-se por ser aplicado em finalidades que exigem uma maior rigidez, como em convites formais, diplomas e cartões de visita. O mais comum é que esse papel seja utilizado no formato A4, já a gramatura corresponde de 180 a 240 g/m².
Além disso, o papel couché se destaca pela capacidade de retenção das cores, proporcionando impressões de altíssima qualidade para imagens e textos. Produzido com acabamento fosco e brilhante (de aspecto acetinado), ele costuma ser usado em revistas, pôsteres, cartões, convites, catálogos, encartes e muito mais.
Cartolina alcalina apergaminhada, produzida a partir da composição de celulose branqueada de fibras curtas e aparas brancas e coloridas de primeira qualidade, cujas principais características são superfície lisa, propriedades elétricas controladas, estabilidade dimensional e resistência das cores a luz.
A Cartolina dupla face é muito utilizada nas atividades escolares por ser um papel de fácil manuseio e cores intensas e vibrantes. Ideal para recortes, colagem, dobraduras,entre outros, no qual auxilia no desenvolvimento da criatividade das crianças.