Um cartoon, cartune ou cartum é um desenho humorístico, animado ou não, de caráter extremamente crítico, que retrata, muito sinteticamente, algo que envolve o dia a dia de uma sociedade.
O cartoon tem uma pitadinha de acidez e costuma satirizar o comportamento das pessoas, principalmente em situações cotidianas. Suas cores são chapadas e seus traços são variáveis, pois transitam entre linhas internas mais finas e linhas externas mais grossas.
O significado da palavra cartum é “estudo” ou “esboço”. O cartum é considerado um modo de comédia e até hoje conserva o seu espaço na imprensa escrita atual.
Aprenda inglês com BOB ESPONJA | Cuidado para não se molhar
Qual é a finalidade do cartoon?
Cartum é um gênero jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor. Abrange, hoje, praticamente todos os veículos de difusão da informação gráfica: jornais, revistas e a internet.
O Cartum é um gênero jornalístico, que tem como principais meios de circulação veículos como jornais, revistas e internet. Com uso do humor como forma de criticar problemas sociais, políticos e ambientais, dentre outros, geralmente trata de temas e assuntos cotidianos - aspectos pelos quais se assemelha à Crônica.
A principal diferença entre charge e cartum está no contexto e no propósito das ilustrações. O cartum aborda temas universais e atemporais, enquanto a charge está vinculada a um contexto específico e atual, retratando acontecimentos e personalidades do momento.
O termo é de origem britânica, e foi pela primeira vez utilizado neste contexto na década de 1840, quando a revista Punch publicou uma série de charges que parodiavam estudos para os afrescos do Palácio de Westminster, adaptados para satirizar acontecimentos da política contemporânea.
A produção de animações brasileiras foi uma das primeiras a surgir no mundo. Com mais de 100 anos desde seu primeiro lançamento, teve suas origens nas caricaturas animadas (ou calungas), feitas por Raul Pederneiras em abril de 1907.
Chibi (ちび ou 禿び (sendo este pouco usado)? lit. baixinho) é um termo japonês utilizado no contexto de anime ou mangá para descrever um traço de desenho de personagem bastante estilizado, com cabeças podendo ser um pouco maiores que o tamanho dos corpos, geralmente para obter um efeito cômico ou mais sentimental.
Faceless Art - ”Arte sem rosto" É uma Ilustração de estilo minimalista feita a partir de uma foto. Uma ótima opção de presente que pode ser… Faceless Art - ”Arte sem rosto" É uma Ilustração de estilo minimalista feita a partir de uma foto.
Algo como uma piada gráfica ou forma que um artista tem para expressar brevemente suas ideias e opiniões. Aqui, o desenho satiriza os comportamentos e costumes humanos.
Elementos visuais: O cartum é composto principalmente por elementos visuais, como desenhos, ilustrações, personagens e objetos. Esses elementos visuais são essenciais para transmitir a mensagem e gerar humor.
Um cartoon mais moderno, tal como os desenhos mais recentes da Cartoon Network ou da Disney. Para criar o efeito cômico do cartoon, você pode exagerar nos elementos. Por exemplo, cabeção, corpinho, mãozona, pezinho e olhos de tamanhos diferentes. O estilo cartoon tem um aspecto mais vetorial.
Na minha opinião, o cartoon não reflete totalmente a nossa sociedade atual, pois, apesar de passarmos muito tempo no telemóvel, somos mais sociáveis do que nunca. Na verdade, com a tecnologia, conseguimos comunicar com pessoas de quase qualquer parte do planeta, contrariando o isolamento expresso na imagem.