Conversão entre tipos (type casting) O C é uma das poucas linguagens que permite a mudança de tipo das suas variáveis. Para isso usa-se o operador (cast), onde cast é o novo tipo pretendido.
C tem um operador para alterar o tipo de um valor explicitamente. Este operador é chamado de cast. Executando um cast de tipos, o valor da expressão é forçado a ser de um tipo particular, não importando a regra de conversão de tipos. O parênteses NÃO é opcional na expressão acima.
Casting é a conversão de objetos ou tipos primitivos de um tipo para outro tipo. Ao se tratar casting, considera-se a necessidade de conversão explícita entre tipos – o que, potencialmente, pode causar perdas de informação.
%c indica que printf() deve colocar um caracter na tela. %d indica que printf() deve colocar um inteiro na tela. Teremos, na string de controle, uma descrição de tudo que a função vai colocar na tela.
Quando usa esse símbolo indica que o que vem a seguir é algo especial que tem um significado de como o dado deve ser formatado. Por exemplo %d indica o que o dado deve ser um valor inteiro, ou %s deve ser uma string. Sem o símbolo seria só uma letra a ser usada de forma normal sem um significado especial.
O casting, por outro lado, é melhor usado quando você tem um objeto de um tipo derivado, mas armazenado em uma variável base e precisa usá-lo como seu tipo mais específico.
Cada programa C tem uma função principal que precisa ser nomeada como main . A função main serve como o ponto de partida para a execução do programa. Em geral, ela controla a execução direcionando as chamadas para outras funções no programa.
A função scanf lê os caracteres da entrada e coloca na área de memória correspondente a ac até encontrar (i) um espaço ou (ii) caractere de tabulação ou (iii) caracteres de delimitação de linha ou (iv) indicação de fim de arquivo.
Para ler e exibir strings, podemos usar scanf() e printf() com o formato %s. char nome[100]; printf (“Entre com seu nome:\n”); scanf (“%s”,nome); // não se usa o & printf (“Seu nome: %s\n”,nome); O scanf, por padrão, lê caractere por caractere até que se encontre um espaço (' ') ou uma quebra de linha ('\n').
Um string nada mais é que uma seqüência especial de caracteres. Em C, eles são colocadas entre ". Assim, "oba", "teste\n" (que usamos muito no printf) são exemplos de string.
O comando strings procura strings imprimíveis em um arquivo. Uma string é qualquer sequência de 4 ou mais caracteres imprimíveis que terminam com uma nova-linha ou um caractere nulo. O comando strings é útil para identificar arquivos de objetos aleatórios.
A instrução return encerra a execução de uma função e retorna o controle para a função de chamada. A execução é retomada na função de chamada no ponto imediatamente após a chamada. Uma instrução return pode retornar um valor à função de chamada. Para obter mais informações, consulte Tipo de retorno.
Para declarar uma variável booleana em C + +, use o especificador do tipo bool . O resultado da igualdade, relacional e operadores lógicos é do tipo bool : seja das constantes booleanas true ou false . Fim apenas de C++.
Os operadores lógicos são aqueles que analisam condições, são operadores que analisaram operandos com valores lógicos 1 ou 0, ou então, Verdadeiro ou Falso. Uma situação pode ou não ser verdadeira, ou falsa, dependendo da condição em que se encontra. Temos três operações lógicas básicas: E (AND), OU (OR) e NÃO (NOT).