A cerimônia do Jaleco é um ato de transição, onde os estudantes escolhem padrinhos ou madrinhas para vesti-los com esse importante equipamento de trabalho.
A Cerimônia do Jaleco é mais que um evento. É um marco na vida de qualquer profissional da saúde. Nesse rito de passagem, os estudantes vestem seus jalecos pela primeira vez, simbolizando o compromisso assumido com a profissão.
Vestir pela primeira vez seu jaleco é a melhor sensação que o novo acadêmico pode ter. Entretanto, em outras celebrações, a peça é entregue pelos estudantes já veteranos do curso para os seus calouros afilhados.
O jaleco branco se tornou um símbolo de respeito, confiança e autoridade na prática médica. Ele representa o compromisso do profissional com a saúde e o bem-estar dos pacientes, além de transmitir uma imagem de seriedade e competência.
Cerimônia do Jaleco do Curso de Enfermagem | FIED UNINTA
O que vestir na cerimônia do jaleco?
Na hora da jura, os calouros devem se vestir roupas brancas e o jaleco deve seguir as seguintes normas: O jaleco tem um significado muito importante nesta celebração, pois transmite transparência, responsabilidade e pureza por profissões que são baseadas em amor e cuidado com o próximo.
“-Ao vestir esse jaleco, / na condição de bacharelando em Enfermagem/ eu juro pela minha vida e minha honra, / dedicar-me desde já a serviço da humanidade. / Vestindo este jaleco respeitando a dignidade / e os direitos da pessoa humana, / exercendo as atividades de forma consciente e dedicada. / mantendo elevados os ...
A Cerimônia Integrada do Jaleco é obrigatória e faz parte da formação acadêmica do aluno. Para par cipar da cerimônia, o aluno deverá atender às exigências de ordem legal e as orientações de caráter norma vo, discriminadas a seguir: 1.
Lembrando que cada aluno tem direito de levar 3 pessoas consigo e, caso queira levar convidados excedentes, terá que comprar o convite no valor de 20 reais.
Cerimônia do Jaleco de Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Estética e Fonoaudiologia; Calouros dos cursos da área da Saúde participam da Cerimônia do Jaleco.
É também um momento para que os estudantes reflitam sobre o significado da profissão médica e a importância do trabalho em equipe na saúde. A Cerimônia do Jaleco é realizada em diferentes momentos em cada faculdade de Medicina, mas geralmente ocorre no início do curso, logo após a matrícula dos estudantes.
A Cerimônia do Jaleco não apenas simboliza a transição para uma nova etapa acadêmica, mas também reforça o comprometimento dos estudantes com os princípios da Psicologia: empatia, respeito e cuidado. Que esses jalecos sejam mais do que uma vestimenta, mas um lembrete constante do propósito que os une.
O Vade Mecum é o livro que reúne as principais leis brasileiras, sendo essencial para consultar as leis mais importantes, como as da Constituição Federal, o Código Civil, as Leis Trabalhistas e muitas outras. A cerimônia marca a entrada dos calouros na faculdade de Direito.
A cerimônia do Jaleco é um ato de transição, onde os estudantes escolhem padrinhos ou madrinhas para vesti-los com esse importante equipamento de trabalho.
O quê bordar no Jaleco de estudante de Enfermagem?
O jaleco deverá ter três bolsos frontais, dois na altura do quadril e um na altura do peito esquerdo, onde será bordado o nome do aluno e, abaixo dele, o nome do curso.
É um rito de passagem que representa o compromisso com o cuidado e a dedicação aos pacientes, além de ser um símbolo de respeito e responsabilidade. Nessa cerimônia, os estudantes recebem seus jalecos como uma forma de reconhecimento e incentivo para seguirem em frente nessa jornada de cuidar do próximo.
Ontem, dia 21 de março, aconteceu a Cerimônia do Jaleco 2024.1 dos cursos de Biomedicina e Farmácia, realizada no auditório da Faculdade Edufor. Este evento semestral é aguardado com grande expectativa pelos alunos do primeiro semestre desses cursos, sendo uma tradição enriquecedora para todos os envolvidos.
Jaleco, guarda-pó, guardapó, avental ou bata é uma peça de roupa, normalmente de tecido branco, bordado com o nome e a profissão, utilizada como forma de barreira corporal em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, escolas, entre outros.
Se você está se perguntando se é necessário colocar o nome completo no jaleco, a resposta é sim. Essa simples ação pode fazer uma grande diferença na qualidade do atendimento e na percepção dos pacientes.
O receio das pessoas é de que os jalecos podem levar contaminação externa para o ambiente hospitalar. Entretanto, o risco, de fato, é o contrário”, diz. O jaleco médico – indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como equipamento de proteção individual – pode ser fonte de contaminação.
A Junta recomenda aos alistados para apresentarem-se com roupas sóbrias, sem estampas nem cores extravagantes, tampouco bonés, chapéus ou óculos escuros, preferencialmente roupas nas cores preta, branca, azul ou verde escuro.
Nos eventos de colação de grau, o juramento costuma ser feito por um aluno definido previamente pela turma, enquanto os demais acompanham ao repetir as frases citadas. Pode parecer uma simples formalidade, mas os estudantes devem ter alguns cuidados na hora do pronunciamento.
O juramento é um compromisso ético assumido pela turma de formandos, que deve cumprir com as palavras no decorrer de sua carreira. Em geral, as falas podem variar de acordo com cada instituição de ensino, sendo que algumas faculdades apresentam juramentos próprios.