Ciberespaço pode ser considerado um ambiente informal, visto que é virtual e se dá por meio da internet, onde as pessoas utilizam palavras abreviadas e gírias em redes sociais, por exemplo.
Desse modo, todos os gêneros textuais existentes na internet permitem o uso da linguagem híbrida digital, com abreviações, emoticons, onomatopeias, marcas fonéticas nas palavras escritas, tudo para aproximar o texto escrito da expressividade do diálogo falado.
Ciberespaço é o espaço virtual onde ocorrem transmissão de comunicação. Relação de troca entre sociedade e tecnologias da comunicação, informação e cultura. Espaços com grandes concentrações de tecnologia como internet, e-mail, redes sociais, blogs, etc.
Como o ciberespaço influencia a nossa vida cotidiana?
O ciberespaço proporcionou profundas transformações nos campos da atividade humana, sejam sociais, econômicas, políticas, de comunicação, entre outras. Através do advento da rede, a transmissão e produção de conhecimentos se ampliaram massivamente. Dentro do espaço cibernético, o tempo e distância não são impeditivos.
De uma forma muito distintiva, o ciberespaço agrega atributos que potenciam condições ímpares à proliferação da sua utilização, nomeadamente, não apresenta restrições geográficas ou temporais, não tem barreiras à entrada e o custo de acesso é baixo.
O surgimento da Internet como uma rede mundial de computadores, veio confirmar essas expectativas ao criar um novo espaço para a expressão, conhecimento e comunicação humana. Porém trata-se de um espaço que não existe fisicamente, mas virtualmente: o ciberespaço.
O ciberespaço compreende tudo aquilo que envolve comunicação e redes de conexão, diretamente ligado ao movimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Esse contexto engloba diversos âmbitos como o social, econômico, de desenvolvimento e educacional.
Como conhecimento é visto como uma construção social, o processo educativo via ciberespaço é favorecido pela participação social em um ambiente que propicia a colaboração, a avaliação e o acesso a infinitos saberes universais, não totalizáveis e ricos em possibilidades que propiciam uma visão mais ampla do objeto de ...
O ciberespaço também oferece oportunidades aos criminosos, que o utilizam para roubar identidades e ideias, defraudar governos e empresas, e explorar os mais vulneráveis nas nossas sociedades. O custo financeiro da criminalidade informática é substancial, sendo estimado em 1 bilião de dólares por ano a nível global.
Pierre Lévy define ciberespaço como um meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. Também chamado de rede, o conceito abrange tanto o aspecto material da comunicação digital, quanto o seu conteúdo e os seres humanos que o produzem e interagem nesse ambiente.
Qual é a diferença entre ciberespaço e cibercultura?
O virtual permite a criação de novos espaços (o ciberespaço) e nesses espaços se desenvolve uma nova cultura (cibercultura). Então a cibercultura é uma realidade do ciberespaço que, por sua vez, é uma manifestação do virtual.
Ciberespaço é um espaço existente no mundo de comunicação em que não é necessária a presença física do homem para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima, que terá comunhão com os demais.
A expressão “ciberespaço” surgiu com William Guibson em “Neuromancer” (DA SILVA, 2014, p. 2; LÉVY, 1999, p. 92), quando “foi utilizado para designar um ambiente artificial onde trafegam dados e relações sociais de forma indiscriminada” e torna-se “sensível a geografia móvel da informação, normalmente invisível”.
A atuação no ciberespaço leva as sociabilidades a outros níveis de complexidade, dando a elas características peculiares, diferenciado-as em alguns momentos das sociabilidades presenciais. Mas, a despeito disso, a lógica do jogo social permanece intacta, desenvolvendo-se na internet por meio de seus usuários.
O ciberespaço proporciona que a leitura seja interativa pelo fato de ser possível acessar outras dimensões textuais, ou seja, de um link em um site é possível partir para outros textos disponíveis na internet configurando- se, assim, o hipertexto.
Quais são as principais características do ciberespaço?
Ele o define como um meio composto por componentes de computadores, meios de armazenamento e redes que transmitem informação. Apesar das divergências, podemos entender o ciberespaço como um universo proporcionado pelas redes de computadores, em especial a internet.
Quais são algumas atividades que ocorrem no ciberespaço?
Resposta. No ciberespaço, uma ampla variedade de atividades ocorre diariamente, incluindo: Comunicação Online: Troca de mensagens, e-mails, videoconferências e redes sociais são atividades comuns para a comunicação entre indivíduos em todo o mundo.
Com apenas alguns cliques, podemos encontrar respostas para perguntas, pesquisar sobre qualquer assunto e ter acesso a uma variedade de recursos educacionais. Isso tem transformado a maneira como aprendemos e adquirimos conhecimento, permitindo-nos explorar e descobrir novas informações de forma rápida e eficiente.
Explicação: Essa palavra existe em menos de 40 anos. Foi criada em 1984 por um escritor americano. Ele utilizou essa palavra em seu livro para se referir a um espaço virtual que era um conjunto de rede de computadores, na quais todo tipo de informação é circulada.
Por que o ciberespaço não é limitado pelas fronteiras geográficas?
Dentro de uma visão mais restrita, a partir de um espaço geográfico concebido eminentemente por uma base material, o ciberespaço poderia ser negado pela Geografia em função da grande volatilidade e da imaterialidade de suas estruturas.
Sobre o ciberespaço, a inteligência coletiva e a cibercultura, é INCORRETO afirmar que: É neste Ciberespaço que iremos interagir e aprender ao longo de todo o curso. O termo especifica não apenas a infraestrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informação que ela abriga.