A síndrome de Asperger segundo CID-10 F84. 5 é um transtorno nosológico incerto caracterizado por alterações qualitativas das interações sociais recíprocas, semelhantes ao autismo. Com repertório e interesses e atividades restritas, estereotipadas e repetitivas.
Uma pessoa com CID f84 pode ter direito ao BPC-LOAS, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, desde que cumpra os requisitos necessários para cada benefício. Como comprovar a incapacidade para o trabalho com CID f84?
SIGLAS CID-10: Saibam seus significados em laudo ou atestado médico.
Qual é o CID do autismo grau 1?
O CID F84.0 indica o Autismo infantil, ou seja, a incidência dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) em crianças de até três anos. A descrição do código reproduzida no DATASUS indica transtorno global do desenvolvimento.
Este é o nível mais grave de autismo, caracterizado por déficits graves na comunicação, interação social e comportamento repetitivo. Pessoas neste nível podem ter dificuldade em realizar tarefas simples do dia a dia sem suporte significativo.
O autismo infantil é classificado como F84. 0 no CID-10. Os códigos CID-10 associados a sintomas e sequelas mais comuns do autismo infantil podem variar, abrangendo questões como atraso na linguagem (F80), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (F90), entre outros.
Será que pessoas diagnosticadas com autismo (CID F84. 0) tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS)? A resposta curta é: sim, podem ter. Quando se trata de entender os direitos e os apoios disponíveis para pessoas com condições específicas, como o autismo, muitas famílias se encontram com dificuldade.
Fato semelhante aconteceu também com a Classificação Internacional de Doenças (CID). Sua versão mais conhecida pela geração atual, a CID-10, que vigorou de 1993 a dezembro de 2021, classificava o autismo dentro dos Transtornos Globais do Desenvolvimento (F84) e codificava separadamente a Síndrome de Asperger (F84. 5).
O transtorno global do desenvolvimento abrange uma variedade de condições que afetam a capacidade de uma pessoa se desenvolver e interagir socialmente. No CID-10, essas condições são classificadas sob o código F84. 8, que engloba os outros transtornos globais do desenvolvimento.
A Síndrome de Asperger afeta a forma como as pessoas percebem o mundo e interagem com outras pessoas. Trata-se de um dos perfis ou espectro de autismo, o chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pessoas com Asperger vêem, ouvem e sentem o mundo de forma diferente de outras pessoas.
Além do BPC-LOAS, mencionado anteriormente, outras garantias incluem o direito à educação inclusiva, atendimento médico especializado, inclusão no mercado de trabalho, entre outros.
6A02.3 – Transtorno do Espectro do Autismo com deficiência intelectual (DI) e com linguagem funcional prejudicada; 6A02.5 – Transtorno do Espectro do Autismo com deficiência intelectual (DI) e com ausência de linguagem funcional; 6A02.
O critério diagnóstico determinado pela Classificação Internacional de Doenças (CID10) prevê ao menos sete categorias inseridas no transtorno do espectro do autismo, são elas: autismo infantil (F84-0), autismo atípico (F84-1), transtorno desintegrativo da infância (F84-3), transtorno com hipercinesia associada a ...
Em tese, esse diagnóstico passa a ser de TEA com nível 1 de suporte, ou seja, no CID-11, código 6A02.0: Transtorno do Espectro do Autismo sem deficiência intelectual (DI) e com comprometimento leve ou ausente da linguagem funcional.
Conforme o DSM V, os graus de autismo variam de acordo com o grau de funcionalidade e dependência do paciente. É dividido em três graus, de modo que, no grau 1, o paciente é mais funcional e exige pouco apoio, e, no grau 3, o paciente é mais dependente e precisa de um suporte substancial.
Dessa maneira, o trabalho de todos os profissionais de saúde segue a mesma linha de raciocínio, facilitando a identificação de qualquer anormalidade e os cuidados adequados para ela. Sendo assim, a Classificação Internacional de Doenças é peça indispensável do diagnóstico de autismo.
E a resposta é clara: é essencial que os autistas no nível 1 de suporte tenham seus direitos validados, dentre os quais, podemos citar: educação inclusiva, acesso a terapias e serviços relacionados à saúde, atendimento prioritário nos mais diversos espaços, acesso ao lazer em igualdade de condições, adaptações no ...