Depressões, hemorragias debaixo da unha, espessamento da unha e até mesmo destruição completa da unha (onicólise) são lesões comuns nos pacientes com artrite psoriásica, estando associadas ao acometimento das articulações interfalangeanas distais (pequenas articulações dos dedos próximas às unhas).
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto que classifica como deficiência para todos os fins legais as doenças raras, o lúpus eritematoso sistêmico e discoide, e a artrite reumatoide crônica e juvenil.
Quais os direitos dos portadores de artrite reumatoide?
Caso a artrite reumatoide leve a limitações significativas que afetam a capacidade da pessoa de trabalhar ou realizar atividades diárias, ela pode solicitar e ter direito ao Benefício de Prestação Continuada, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS).
Se a Artrite Reumatoide comprometer significativamente a capacidade de trabalhar e esses requisitos forem atendidos, a pessoa pode solicitar a aposentadoria por invalidez ao INSS.
A CID-O permite a codificação de todos os neoplasmas por topografia, histologia (morfologia) e comportamento biológico (maligno, benigno, “in situ”, incerto se benigno ou maligno, e metastático). Um código para graduação e diferenciação histológicas também foi incluído.
CID M19: o que significa? O CID M19 indica o reumatismo conhecido como artrose, osteoartrose, osteoartrite e doença articular degenerativa. A condição é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e alterações ósseas, que podem aparecer em diversas partes do corpo.
A depender de fatores como etiologia e gravidade do caso, os protocolos recomendam o encaminhamento do paciente com CID M25. 5 para especialidades como: Reumatologia.
Quem tem artrite reumatoide pode trabalhar normalmente?
As pessoas com artrite reumatoide têm direitos garantidos para apoiar sua saúde e bem-estar no trabalho e na sociedade. Aqui estão alguns direitos importantes: Acesso a tratamento médico adequado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Direito à aposentadoria por invalidez, se a doença comprometer a capacidade de trabalho.
CID M75: o que significa? CID M75 – Lesões do ombro é um conjunto de traumas geralmente causados por movimentos relacionados ao trabalho ou atividades esportivas. Por isso, está incluído entre as doenças que podem ser enquadradas como lesão por esforço repetitivo, conforme protocolos do Ministério da Saúde.
CID M54: o que significa? CID M54 – Dorsalgia é caracterizada por dor na coluna torácica. Pode ser causada por desgaste físico ou ser sintoma de inúmeras doenças, de acordo com o Manual de Procedimentos para Doenças Relacionadas ao Trabalho, do Ministério da Saúde.
É o CID Z76. 5 - Pessoa fingindo ser doente (simulação consciente). No caso de quem trabalha em regime CLT, com a carteira assinada, é preciso apresentar um atestado médico ao RH para justificar uma falta por doença e, assim, não ter o dia descontado na folha de pagamento.
Qual o CID mais grave de ansiedade? O CID mais grave para transtornos de ansiedade, segundo a CID, é o F41. 1 (Transtorno de Ansiedade Generalizada). Este CID indica um quadro mais severo, caracterizado por preocupação excessiva e persistente, afetando diversas áreas da vida.
Abaixo, apresentamos alguns dos CID frequentemente relacionados ao auxílio-doença: CID F10-F19: Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa. CID M00-M99: Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo. CID N00-N99: Doenças do aparelho geniturinário.