O Citrogel é um nano gel clareador exclusivo, especialmente formulado para o tratamento prolongado de áreas com marcas escuras, como zonas de pigmentação intensa relacionadas à gravidez, marcas pós-inflamatórias e sardas. Com ação rápida e sem efeito rebote, é adequado mesmo para peles morenas e negras.
O citosol não desempenha uma única função, pelo contrário, é o sítio onde se desenvolvem múltiplos processos celulares. Exemplos destes processos incluem a transdução de sinais desde a membrana celular até a outros sítios do interior da célula, como o núcleo, ou os organelos.
No citosol várias moléculas estão dissolvidas, o que lhe confere consistência de gel, sendo composto basicamente por água, porém outras substâncias estão nele dissolvidas, como carboidratos, proteínas, aminoácidos, lipídios e alguns íons.
Como se chama a substância gelatinosa que preenche o citoplasma?
O citoesqueleto, uma rede de fibras que sustentam a célula e dão sua forma, também é parte do citoplasma e ajuda a organizar os componentes da célula. O componente principal do citoplasma, tanto em procariontes quanto em eucariontes, é uma solução gelatinosa à base de água chamada citosol.
Divisão do Hialoplasma (Citoplasma) - Ectoplasma (Citogel) e Endoplasma (Citosol) - Citologia
Quais são as funções da citoplasmática?
Funções do citoplasma
Facilita a troca de substâncias dentro da célula e entre células adjacentes; Devido à presença do citoesqueleto, o citoplasma atua promovendo a sustentação da célula e garantindo sua movimentação, no caso daquela que apresenta movimento ameboide.
O citosol ocupa, aproximadamente, 70% do volume de uma célula animal. É composto principalmente por água, além de proteínas, sais minerais dissolvidos, moléculas orgânicas e complexos insolúveis que recebem o nome de inclusões. Essas inclusões, embora insolúveis, encontram-se suspensas no citosol.
Dispersos pelo citosol das células eucariontes existem pequenos sacos de enzimas digestivas conhecidos como lisossomos e peroxissomos, que têm como função a digestão intracelular.
Nas células eucarióticas o citosol é o conteúdo fluído semelhante a um gel aquoso que preenche o citoplasma entre as organelas, núcleo e a membrana plasmática. É formado por água, diversificadas proteínas, numerosas enzimas e uma infinidade de pequenas moléculas e íons.
Portanto, a água e o sal de cozinha passam a constituir uma solução aquosa, na qual a água atua como solvente - e o sal, como soluto. No interior das células encontramos outro exemplo dessa relação solvente-soluto: o citosol. Nesse caso, a água é o solvente - e os aminoácidos, proteínas e carboidratos, o soluto.
Citologia é o ramo da biologia que estuda as células, suas funções e sua importância na constituição dos seres vivos. Também conhecida como biologia celular, é o estudo que busca compreender o ciclo de vida destes seres, além dos seus reflexos no funcionamento de diferentes meios.
Nas células eucariontes o citosol é composto por um conjunto de fibras de proteína que dão suporte e mantêm a forma da célula, além de colaborarem nos seus movimentos e no transporte de substâncias.
O hialoplasma ou citosol encontra-se em movimento contínuo, o qual é impulsionado pela contração rítmica de certos fios de proteínas que estão presentes no citoplasma. Este movimento é denominado de ciclose, e acontece por aumento da velocidade com elevação de temperatura e diminui quando a temperatura diminui.
Os peroxissomos ou peroxissomas são organelas citoplasmáticas presentes nas células de animais e plantas. Elas possuem enzimas digestivas que são responsáveis por degradar gorduras e aminoácidos no interior das células sem prejudicar os tecidos.
Ribossomos. Os ribossomos são estruturas celulares responsáveis pela síntese de proteínas. Essas estruturas são formadas por duas subunidades, uma maior e uma menor, constituídas por RNAr e proteínas.
De armazenamento: armazenam aminoácidos ou íons para uso posterior pelo organismo. Exemplo: o ferro liga-se à proteína ferritina e é armazenado no fígado. Estruturais: fornecem suporte mecânico para células e tecidos.
A mitocôndria também tem importante função na produção de calor para o organismo. Na formação de energia (ATP) pela mitocôndria, pode ocorrer também a formação de calor como um subproduto gerado durante a transformação de energia. Quase todo o calor biológico é gerado pelos processos da síntese e da hidrólise de ATP.
Qual é a organela responsável pela síntese de proteínas?
Os ribossomos são organelas responsáveis pela síntese de proteínas na célula. Células responsáveis por grande produção de proteínas, como as do pâncreas, são ricas nessas estruturas.
O que é um conjunto de reações químicas que ocorrem no citosol?
Glicólise. A glicólise é uma etapa anaeróbia da respiração celular que ocorre no citosol e envolve dez reações químicas diferentes. Essas reações são responsáveis pela quebra de uma molécula de glicose (C6H12O6) em duas moléculas de ácido pirúvico (C3H4O3).
Organelas celulares são estruturas envolvidas por membranas, localizadas no citoplasma de células eucarióticas e que desempenham importantes funções relacionadas com a sobrevivência da célula. São exemplos: núcleo, mitocôndria, retículo endoplasmático, complexo golgiense, lisossomo, peroxissomo, cloroplasto e vacúolo.
O citoplasma é formado por um líquido viscoso que se deposita entre as organelas. Esse líquido é chamado de citosol ou matriz citoplasmática e é constituído de várias substâncias, como aminoácidos, proteínas, nutrientes, íons e água, a qual compõe cerca de 80% dessa solução.