Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens, ou serviços. Já as despesas podem ser consideradas gastos relacionados à manutenção do negócio.
O custo se trata dos gastos que a empresa tem com um determinado produto ou serviço de sua atividade principal, ou seja, tudo aquilo que é gasto para produzir ou executar uma atividade pode ser definido como custo.
O que é custo? É considerado custo todo valor gasto com recursos e serviços para que haja a produção de algo. Por exemplo, é indispensável ter tecido e equipamentos para que peças de roupa sejam fabricadas. Além disso, as mesmas precisam ser etiquetadas e embaladas para irem à venda.
Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
Definição de Termo: Custo. O valor monetário ou preço de uma atividade ou componente do projeto que inclui o valor monetário dos recursos necessários para realizar e terminar a atividade ou o componente ou para produzir o componente.
De acordo com Martins (2003) o termo “custo” é utilizado de muitas maneiras na contabilidade gerencial, sendo definido como “os gastos utilizados na produção de bens ou serviços”. O mesmo autor caracteriza despesa como sendo algo (bem ou serviço) consumido de forma direta ou indireta para a produção de receita.
Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens, ou serviços. Ou seja, estão ligados diretamente à produção ou à atividade-fim de uma organização, como, por exemplo: compra de matéria-prima, pagamento de salários, contas de energia, entre outros.
Entenda: Custo: são valores ligados à produção, como a matéria-prima ou a mão de obra. Podem ser fixos ou variáveis; Despesas: são gastos para manter o empreendimento funcionando, como marketing e custos administrativos.
Os custos podem ser classificados sob tipos ou óticas diferentes na Contabilidade: classificação quanto a sua alocação nos produtos, e classificação quanto a sua ligação com o volume de produção ou de venda.
Um gasto pode se transformar num investimento que, sucessivamente, se torna um custo e uma despesa. Custo é o gasto, ou seja, o sacrifício financeiro que a entidade arca no momento da utilização dos fatores de produção para a realização de um bem ou serviço.
Custo: é todo aquele valor que sua empresa gasta com a produção ou a aquisição de um determinado produto que será oferecido aos clientes; Despesa: é o valor gasto para a comercialização daquele produto; Perda: é um valor imprevisto que não gera nenhum retorno financeiro.
O custo ideal é aquele que precisaria ser atingido pelas empresas nas condições de plena eficiência e máximo rendimento. Nesse caso, ele serve como uma oportunidade para que os resultados correntes sejam analisados e as responsabilidades pelos desvios possam ser identificadas.
Custo é todo e qualquer valor aplicado no momento da produção de mercadorias ou da oferta de serviços da empresa, como mão de obra, matéria-prima, insumos, além da quantia despendida com energia elétrica, manutenção, depreciação de máquinas e equipamentos, materiais de limpeza e conservação, entre outros.
O custo final de produção de um item ou da prestação de serviços é resultado de diversos outros custos, sejam eles diretos, indiretos, fixos ou variáveis. Matéria-prima, conta de luz, gastos trabalhistas, impostos… Tudo isso faz parte.
Para identificar os custos fixos e variáveis, o primeiro passo é analisar de maneira detalhada os gastos e despesas associados com as operações da sua empresa. Feito isso, é importante que você classifique os custos por natureza, como custos de produção, despesas administrativas, financeiras, e marketing.
Quais são os tipos de custos? Como sabemos, os custos são todos os gastos relacionados especificamente à produção da mercadoria ou prestação do serviço. Eles estão classificados em custos diretos e indiretos e em custos fixos e variáveis.
Estrutura de custos faz referência a todos os gastos, tanto fixos quanto variáveis, necessários para que um novo negócio possa funcionar e oferecer o produto ou serviço que se propõe ao seu público-alvo. Existem duas formas para uma empresa direcionar suas ações: por custo e por valor.
Sobre custos, podemos afirmar que: custo marginal e calculado dividindo a variação no custo total pela varação no produto marginal. O custo fixo médio é decrescente. O produto de custo minimo equivale ao ponto mais baixo da curva de custo total. A inclinação da curva de custo marginal é negativa.
Para calcular o preço de custo, basta que o empreendedor some as despesas fixas (Ex.: aluguel), variáveis (Ex: comissão de vendedores) e os impostos que incidem sobre o que é vendido. Feito isso, basta dividir este valor pela quantidade de produtos vendidos ou serviços executados em determinado período.
O preço de custo é o valor total gasto na produção, aquisição ou fabricação de um produto, ou serviço. Sendo assim, ele pode ser considerado o valor mínimo pelo qual pode ser um item pode ser vendido, para a empresa não ter prejuízo.
Basicamente, você pode realizar o cálculo do custo de um produto somando todos os custos e despesas resultantes da produção ou aquisição. No caso de uma indústria, é importante considerar a compra de matéria-prima, mão de obra, horas gastas na produção, enfim, tudo o que afeta o seu produto final.