Zona urbana são áreas municipais com elevado adensamento populacional e formação de habitações muito próximas. Enquanto, Zona Rural corresponde a um conjunto de atividades primárias (agricultura, pesca, etc), praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.
Área fisicamente integrada numa cidade de grande ou média dimensão, caracterizada por uma importante percentagem de superfície construída, uma elevada densidade de população e de emprego e redes significativas de infra-estruturas de transportes e outras (por oposição às áreas rurais).
Espaço urbano, ou zona urbana, são cidades que, predominantemente, têm mais de 20 mil habitantes. Trata-se de localidades com maior concentração de prédios, ruas, avenidas, comércio e indústrias. A infraestrutura desses locais também é maior quando comparada com a do espaço rural.
A zona urbana é marcada pela grande concentração de edificações, de pessoas e de serviços. Zona urbana é um recorte do espaço geográfico caracterizado pela alta concentração de edificações, de pessoas e de serviços de todos os tipos, tendo como principais representantes as cidades.
O Espaço Urbano pode ser definido como o espaço das cidades, o conjunto de atividades que ocorrem em uma mesma integração local, com a justaposição de casas e edifícios, atividades e práticas econômicas, sociais e culturais.
Zona urbana são áreas municipais com elevado adensamento populacional e formação de habitações muito próximas. Enquanto, Zona Rural corresponde a um conjunto de atividades primárias (agricultura, pesca, etc), praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.
Uma é saber onde está o perímetro urbano da sua cidade. O perímetro urbano é definido pelo Plano Diretor do município em que o imóvel fica localizado, e por definição é um polígono que delimita a área urbana da cidade. O que está fora do perímetro urbano, mas dentro da cidade, é a área rural.
Forma urbana é como os arquitetos e urbanistas se referem à estrutura física das cidades, isto é, ao conjunto de espaços livres – notadamente vias e áreas verdes – e espaços construídos.
Conforme aponta o filósofo francês Henri Léfèbvre, o urbano representa a reunião, a justaposição, a afirmação das formas sociais. Já a cidade é a obra, o objeto localizado no tempo e no espaço. O urbano seria tudo aquilo que se contrapõe ao rural, enquanto a cidade é a materialização objetiva do urbano.
“o urbanismo é a ciência que se ocupa da organização de um espaço urbano acompanhando seu desenvolvimento com o objetivo de buscar a melhor localização para as ruas, para os edifícios, as instalações públicas de maneira que a população que viva nestes espaços encontre um lugar agradável e também cômodo e com adequadas ...
Ela ocorrer quando um imóvel rural perde sua destinação agropecuária, passando a estar inserido em perímetro urbano. Pode ocorrer em relação à totalidade da área, ou parte dela. Na primeira situação, é feito o cancelamento do registro do imóvel no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR).
O imóvel urbano é destinado para fim residencial, ou para exploração comercial empresarial. Dessa forma, se uma propriedade está localizada na zona rural, mas sua finalidade é urbana, a legislação aplicada a essa propriedade é referente a um imóvel urbano.
A arte urbana, também conhecida como street art, é uma forma de expressão artística que se desenvolve nas ruas e espaços urbanos. Com suas cores vibrantes, mensagens impactantes e diversidade de estilos, a arte urbana transforma paredes, fachadas e áreas públicas em galerias ao ar livre.
A Paisagem Urbana. Nas grandes metrópoles, a paisagem urbana é composta por trânsitos de carros, fluxo de pedestres, indústrias, edifícios, construções, poluição sonora, visual e principalmente o ar.
O que é área rural? A área rural pode ser considerada toda a área que seja destinada para a produção de agricultura, pecuária, caça e extrativismo, sendo essa porção territorial calculada e homologada pelo município em que está situada.
O conceito de espaço urbano designa a área de elevado adensamento populacional com formação de habitações justapostas entre si, o que chamamos de cidade. Já o conceito de espaço rural refere-se ao conjunto de atividades primárias praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.
Aplica-se o critério da predominância da finalidade da destinação: se para fins empresariais ou residenciais, será considerado imóvel urbano. Já quando o imóvel seja, ou possa ser destinado para a exploração agrícola, pecuária, extrativista vegetal, florestal ou agroindustrial, ele será considerado imóvel rural.
Trata-se da interligação entre as cidades de um país ou do mundo, que estabelecem relações entre si de acordo com o papel exercido por cada cidade. A rede urbana pode ser definida como a interligação entre as cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações.
Quantos habitantes tem que ter para ser uma cidade?
O grau de urbanização é uma métrica moderna para ajudar a definir o que compõe uma cidade: "uma população de pelo menos 50 mil habitantes em células contíguas de grade densa (>1.500 habitantes por quilômetro quadrado)".
A configuração urbana se refere à ordenação dos espaços no sistema espacial, revelando uma estrutura que constitui a base a partir da qual a cidade se desenvolve e as pessoas interagem entre si e com o ambiente urbano.