Como uma prática terapêutica, a constelação busca melhorar a vida do paciente. Portanto, não deve ser considerada uma prática perigosa. Porém, é importante lembrar que não há comprovação científica da sua eficácia, assim como os conselhos federais de medicina e psicologia não reconhecem a prática.
Sociólogos e psicólogos alertam, porém, que se trata de um método pseudocientífico que não só ignora as ciências sociais e a psicologia como viola os direitos humanos, reforça estereótipos sobre os papéis sociais do homem e da mulher e "pode desencadear ou agravar estados emocionais de sofrimento ou de desorganização ...
No geral, a constelação familiar pode ser uma abordagem terapêutica útil para ajudar as pessoas a compreender e resolver questões pessoais em diferentes áreas da vida, promovendo maior autoconsciência, entendimento e cura. 4- A constelação familiar não pode dar errado.
A constelação familiar é uma pseudociência, e não bastasse ela ocupar o lugar de práticas sabidamente efetivas, e, desse modo prejudicar aqueles que realmente precisam de tratamento terapêutico-psiquiátrico, ela ainda pode piorar a situação mental dos pacientes com crenças infundadas, especialmente daqueles pacientes ...
A nota técnica também destaca que a sessão de Constelação Familiar pode suscitar a abrupta emergência de estados de sofrimento ou desorganização psíquica, e que o método não abarca conhecimento técnico suficiente para o manejo desses estados – o que conflita com a previsão do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
O PERIGO DA CONSTELAÇÃO FAMILIAR - GILBERTO BACARO
Por que a constelação familiar foi proibida?
A prática da constelação familiar está em desacordo com as diretrizes normativas relacionadas a gênero e sexualidade estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia porque reproduz conceitos patologizantes, ou seja, que tendem a classificar como anormais condições relacionadas a identidades de gênero, orientações ...
Desenvolvida pelo psicoterapeuta Bert Hellinger, a constelação familiar é uma terapia alternativa que busca favorecer a compreensão de transtornos psicológicos, principalmente os que são estimulados pela prática das relações familiares ou de relacionamentos, a fim de identificar os fatores de estresse.
Ela se diz uma técnica terapêutica voltada à resolução de conflitos, especialmente os de família. Apesar de emprestar termos e imitar métodos da psicologia tradicional, não se engane: é uma prática envolta por misticismo.
O que os psicólogos falam sobre constelação familiar?
O Conselho Federal de Psicologia aponta divergências éticas e de conduta profissional no uso da técnica de constelação familiar; e considera que não é compatível com legislações da área e o código de ética da profissão.
“Aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” Essa passagem bíblica estabelece um princípio que pode ser relacionado com a Constelação Familiar. Assim como a Constelação Familiar busca identificar padrões e dinâmicas familiares, essa passagem ressalta a importância de reconhecer que nossas ações têm consequências.
A técnica da Constelação Familiar não é reconhecida pelos conselhos federais de Medicina e Psicologia, e foi homenageada pela Anitta. Anitta publicou recentemente em seu Instagram a foto de uma tatuagem com três silhuetas, com um coração vermelho no centro, em meio a um semicírculo de estrelas.
O que é constelação familiar tem a ver com espiritismo?
A Constelação Familiar é muito confundida com algo religioso, porém nada tem a ver com religião. É uma técnica terapêutica brevíssima de cunho científico, é um método fenomenológico, que olha para as questões do cliente como sistêmicas. Isso quer dizer que a maioria dos problemas a origem é no sistema familiar.
“Sinto que esse desenvolvimento desejado, garantido pela qualidade acadêmica nas disciplinas teológicas e nas ciências humanas e sociais, é particularmente importante, pois integra as competências necessárias para discernir os valores relacionais próprios da constelação familiar”, frisou o Papa, ressaltando que “a ...
Logo após a sessão, pode aparecer uma certa fragilidade que ocorre para restabelecer uma nova ordem física e emocional para você. Isto decorre porque seu organismo anímico está disponibilizando novos recursos para você seguir em direção ao seu propósito de vida.
“É vedado no âmbito dos tribunais e órgãos do Judiciário o uso de constelação familiar sistêmica ou outra técnica fundada em esterótipos a respeito do papel das mulheres ou da configuração familiar, bem como que tenha possibilidade de submeter a vítima de crimes a situações de revitimização”.
A constelação familiar mira resolver conflitos que são herdados de gerações passadas. A dinâmica pode ser feita em grupo ou individualmente e é guiada por um facilitador chamado de constelador, que não necessariamente é formado em psicologia. A prática não tem comprovação científica.
Porque a psicologia não aprova a constelação familiar?
O Conselho Federal de Psicologia emitiu a NOTA TÉCNICA CFP Nº 1/2023 repudiando o uso das Constelações Familiares. Afirmou se tratar de prática que invisibiliza a violência doméstica, viola a Lei Maria da Penha, o ECA, e constitui infração disciplinar no exercício da profissão.
À boca pequena, há centenas de relatos de mediações e audiências com o uso da Constelação Familiar que mostram desde endosso a visões sexistas em casos de divórcio até situações mais graves, como em casos de violência doméstica em que a própria vítima é culpabilizada.
Segundo levantamento da Agência Pública, desde 2018, foram realizadas mais de 24,2 mil sessões de constelação no SUS no Brasil. Os estados com maior quantidade foram Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Bahia, nessa ordem.
O que significa a tatuagem de constelação familiar?
Constelação familiar é uma abordagem terapêutica desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger (1925-2019). O método tem como objetivo identificar e resolver conflitos familiares que podem estar afetando a vida de uma pessoa.
Pai é aquele que nos mostra o mundo. Que nos inspira coragem e faz seguir em frente. A energia masculina, do homem, é uma energia de ação, por isso, quando não tomamos essa força tendemos a ficar passivos e inertes.