É um consumo imediatista, que busca apenas a satisfação rápida. O consumo consciente ou consumo sustentável, consiste em promover um melhor consumo, com escolhas mais racionais e com menor impacto ao meio ambiente.
Usar racionalmente os recursos naturais e bens públicos implica em usá-los de forma econômica e racional evitando o seu desperdício. Este eixo engloba o uso racional de energia, água e madeira além do consumo de papel, copos plásticos e outros materiais de expediente.
Entre os benefícios de consumir de maneira consciente estão: a redução do desperdício, a minimização dos impactos ambientaiss e a contribuição para a preservação dos recursos naturais. Até porque qualquer operação, seja comercial ou industrial, causa algum impacto no meio ambiente.
O consumo consciente é a prática de repensar os hábitos de consumo promovendo um estilo de vida mais sustentável e equilibrado. Trata-se de consumir de forma responsável, considerando o impacto positivo ou negativo que nossas escolhas provocam no meio ambiente, na economia e na sociedade.
Consumo, em seu significado mais simples, é o ato de obter bens ou serviços por meio da compra, sendo necessária uma troca para isso acontecer. Essa “troca” acontece através do dinheiro. Traduzindo isso para o nosso cotidiano, o consumo envolve tudo: alimentação, higiene, energia, internet, serviços…
Consumerismo ético é um termo utilizado para definir a prática de comprar e adquirir produtos e serviços que não beneficiem problemas sociais e ambientais. Ao contrário do consumismo, os praticantes do consumerismo pregam maior conscientização na hora de comprar.
Tenha sempre uma sacola de pano na bolsa ou no carro. Ao fazer a compra do mês no mercado, opte por transportar os produtos em caixas de papelão. Use sacos de tela ou de pano para fazer as compras de hortifrúti. Opte por produtos com refil ou com embalagens retornáveis.
O uso racional de medicamentos é entendido pela Organização Mundial da Saúde como a prescrição apropriada de medicação para as condições clínicas de cada paciente, em doses adequadas às suas necessidades, por um período adequado e ao menor custo, para o paciente e para a comunidade.
O consumidor racional é um maximizador de utilidade. O consumidor buscará o maior benefício ou satisfação possíveis. Na economia, o termo utilidade se refere à felicidade, benefício ou valor que um consumidor obtém a partir de um bem ou serviço.
O consumo consciente e ou sustentável é caracterizado por quatro dimensões: consciência ambiental, economia de recursos, reciclagem e planejamento do consumo. A consciência ambiental espelha a fase de aquisição de um bem, indicando a preferência dos consumidores por produtos, serviços e empresas sustentáveis.
Os racionais têm uma capacidade de dedução lógica muito forte, são capazes de tirar grandes conclusões a partir de pequenos fatos. Além de terem uma ótima capacidade de dedução, os racionais também são muito observadores.
O consumo de mercadorias (roupas, alimentos, calçados, utensílios entre outros) e prestação de serviços (bancos, empresas de água, luz, telefone etc) tem como finalidade atender as necessidades do homem moderno, no entanto, o consumo dos itens acima não ocorre de forma homogênea nos países.
Consumo consciente é a prática de consumir com o objetivo de minimizar o impacto ambiental e social das escolhas individuais, evitando o excesso ou desperdício. Também é o ato de fazer escolhas positivas durante a compra de qualquer tipo de item, seja ele durável ou não durável.
O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo.
O consumo corresponde à despesa suportada pelas famílias na aquisição de bens e serviços de vários tipos (alimentares, vestuário, calçado, automóveis, eletrodomésticos, serviços médicos, etc.) por forma a satisfazerem necessidades e maximizarem a sua utilidade.
No consumo, o ato de compra está ligado à necessidade, à sobrevivência, coisas indispensáveis à vida e ao bem-estar, como por exemplo: água, comida, energia. Por meio das práticas de consumo é que dizemos para o mundo quem nós somos, quem nós não somos, quem gostaríamos de ser e por aí vai. Consumo é identidade.
Material de uso e consumo: para análises fiscais e aplicação da legislação tributária, consideramos como uso e consumo aqueles produtos que não serão comercializados ou utilizados no processo de fabricação ou industrialização. Logo, são aqueles produtos que não agregam ao produto que será vendido (produto final).