O que é um contrato MOT?
CONTRATOS DE MÃO DE OBRA TEMPORÁRIA.Quem trabalha com contrato temporário tem direito ao quê?
Assim como os trabalhadores fixos da empresa, os temporários também têm direitos garantidos pela lei. Eles são parecidos com os dos demais contratados pela CLT da empresa: salário, férias proporcionais, 13° salário, PIS, 8% do FGTS, licença maternidade e pagamento do INSS.Qual o prazo máximo do contrato de trabalho temporário?
Qual é o prazo do contrato de trabalho temporário? O contrato temporário tem o prazo máximo de 180 dias, consecutivos ou não. A lei permite uma única prorrogação pelo prazo de 90 dias quando mantidas as condições que ensejaram esse tipo de contrato.Como saber se meu contrato é temporário?
Veja as características de um contrato temporárioUma de suas principais características é que ele é sempre prestado por pessoa física e acontece, normalmente, em datas sazonais, como Páscoa e Natal.
CONTRATO TEMPORÁRIO | COMO FUNCIONA | DIREITOS TRABALHISTAS do EMPREGADO
O que acontece quando acaba o contrato temporário?
Ao término do contrato de trabalho com a empresa prestadora de serviços, os temporários receberão seus direitos decorrentes da rescisão e poderão ser reaproveitados pela empresa ou ser dispensado. “Uma forma de aproveitar o valor da recebido é aplicá-lo no investimento da carreira”, aconselha o consultor.Quais são as regras do contrato de trabalho temporário?
O trabalhador temporário pode ser contratado por um período máximo de 180 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias. Além disso, a lei estabelece que o trabalhador temporário deve receber os mesmos direitos trabalhistas dos trabalhadores efetivos da empresa, como férias, décimo terceiro salário, FGTS, entre outros.Quem trabalha com contrato temporário tem direito a Seguro-desemprego?
Não importa se você é um trabalhador temporário, terceirizado, por prazo determinado ou indeterminado, se a sua demissão foi sem justa causa, você tem direito a receber o seguro.Quanto recebo no fim do contrato temporário?
Para o cálculo da rescisão de contrato de trabalho temporário é preciso considerar as normas trabalhistas que são de direito do empregado: Salário ou saldo-salário: salário proporcional aos dias trabalhados, acrescido de horas extras e adicionais; Férias: salário dividido por 12.Quais as vantagens do contrato temporário?
No contrato temporário, os encargos são mais baixos do que na contratação pela CLT. Além disso, por se tratar de uma modalidade com prazo de duração definido, extingue a necessidade do aviso prévio. Outro ponto relevante é a economia de tempo e esforços por parte da equipe de Gente e Gestão.O que acontece se eu pedir demissão do contrato temporário?
Assim, as verbas pagas ao colaborador que vai pedir demissão no período de experiência são as mesmas devidas aos casos de trabalho por tempo indeterminado (que não tem prazo estipulado de duração) com exceção do aviso prévio e da multa de 40% do FGTS.Quem trabalha temporário tem direito aos 40% do FGTS?
O trabalhador temporário não tem direito à indenização de 40% sobre o FGTS, ao aviso-prévio, ao seguro-desemprego e à estabilidade provisória no emprego da trabalhadora temporária gestante.Quem trabalha com contrato temporário tem direito a rescisão?
O contrato de trabalho temporário não se enquadra nas mesmas regras do contrato por tempo determinado. Isso significa dizer que o trabalhador não tem direito à multa rescisória e nem ao aviso prévio.Quais os direitos do trabalhador temporário?
São direitos garantidos ao trabalhador temporário:
- Jornada de trabalho de 40 horas semanais;
- Décimo terceiro proporcional;
- Horas extras;
- Abono salarial;
- Proteção previdenciária;
- Fundo de garantia;
- Recebimento de férias proporcionais ao período trabalhado;
- Descanso semanal remunerado.