A coordenação bilateral refere-se à capacidade de coordenar os dois lados do corpo ao mesmo tempo de forma controlada e organizada, por exemplo, estabilizar o papel com uma mão enquanto escreve ou corta um papel com a outra.
Atividades bimanuais são importantes para estimular a integração bilateral, ou seja, a habilidade dos dois lados do corpo de trabalharem de maneira conjunta (ou os estímulos necessários para que os dois hemisférios cerebrais criem conexões neurais garantindo a execução de uma única tarefa em harmonia).
A mamografia convencional bilateral é um exame radiológico realizado por duas incidências realizadas em cada mama para prevenção e identificação precoce do câncer de mama – este é o segundo câncer mais comum entre as mulheres.
Bilateral é um termo utilizado para descrever uma situação em que duas partes estão envolvidas ou afetadas por uma determinada ação, acordo ou relação. No contexto médico, por exemplo, bilateral refere-se a algo que afeta ambos os lados do corpo, como uma dor bilateral nos ombros.
– bilateral: afeta os dois olhos, quase sempre é hereditário e costuma ser diagnosticado bem mais cedo que o unilateral; – PNET (tumor neuroectodérmico primitivo) ou retinoblastoma trilateral: ocorre quando um tumor associado se forma nas células nervosas primitivas do cérebro.
A questão se os dois lados podem ser operados na mesma cirurgia, em casos com indicação quando os dois quadris estão doentes e dolorosos são frequentemente perguntados. A cirurgia bilateral tem uma série de vantagens, como somente uma hospitalização, somente uma anestesia.
Bilateral é um termo utilizado para descrever uma relação ou acordo entre duas partes, que envolve benefícios mútuos e responsabilidades compartilhadas.
A criança que possui uma boa coordenação bilateral consegue harmonizar o uso dos dois lados do corpo através das mãos, braços, pés, pernas, olhos e até mesmo ativar os dois hemisférios cerebrais, hemisfério direito e esquerdo, ao mesmo tempo.
O déficit bilateral é um fenômeno que merece atenção, pois caracteriza uma limitação neural durante contrações bilaterais que influencia a capacidade de gerar a força máxima, dificultando ou não o desempenho na atividade que está sendo executada.
Qual a diferença do exercício unilateral e bilateral?
Dentre os exercícios podemos separa-los em dois tipos: Unilaterais (realizados com apenas uma das pernas ou um dos braços, por exemplo) ou Bilaterais (realizados com ambos os braços ou pernas simultaneamente).
Exercícios bilaterais são aqueles que trabalham os membros do lado esquerdo e direito ao mesmo tempo. Muito utilizados no desenvolvimento de massa muscular e aumento de força, permitem cargas maiores e treinos mais intensos, principalmente para quem deseja hipertrofia.
Este é um exame de imagem que permite auxiliar o médico no diagnóstico de diversas doenças, além de avaliar a evolução do tratamento feito pelo paciente.
Mamografia bilateral é o termo utilizado para descrever a radiografia de ambas as mamas. É a forma mais comum do exame, seja ele requerido com finalidade diagnóstica ou para rastreamento.
É a divisão imaginária que divide o corpo de um animal em duas metades iguais. A divisão forma dois planos perfeitamente simétricos, podendo ser: sagital (direito e esquerdo); coronal (posterior e inferior) ou transversal (dorsal e ventral).