O essencialismo é a crença que objetos possam ser categorizados de acordo com propriedades necessárias. Essas propriedades são definidas por observação de seus atributos comuns ou por abstração de uma 'essência' representativa.
O essencialismo é um conceito filosófico que se relaciona com a ideia de “essência”. Fundamentada por filósofos como Platão e Aristóteles, a ideia determina que tudo e todos têm atributos definidos como essenciais para a sua identidade e existência. Por exemplo: a essência do ser humano é o que faz ele ser o que é.
“Essencialismo é uma forma de pensar em que se determina o que é essencial e elimina-se o que não é, principalmente no mundo do trabalho. Ao invés de fazer tudo por todos, e se sentir sobrecarregado e improdutivo, é melhor se questionar”.
O Essencialismo é uma doutrina filosófica segundo a qual os particulares (pessoas, cadeiras, árvores, números, etc.) têm pelo menos algumas propriedades essencialmente. Um particular tem uma certa propriedade essencialmente quando esse particular não poderia existir sem ter essa propriedade.
Essencialismo é um método sistemático para entender quais tarefas (pessoais ou profissionais) precisam, de fato, ser feitas e quais podem ser eliminadas, tornando a execução mais produtiva, objetiva e leve.
Livro ESSENCIALISMO | Greg McKeown | SejaUmaPessoaMelhor
O que é uma abordagem essencialista?
A arquitetura essencialista é uma abordagem que busca a essência, a simplicidade e a pureza nas formas e nos espaços. É um estilo que se baseia na redução dos elementos, que elimina o supérfluo e dá ênfase a funcionalidade e integração harmoniosa com o ambiente.
Essa concepção pedagógica caracteriza-se por uma visão essencialista de homem, isto é, o homem é concebido como constituído por uma essência universal e imutável. À educação cumpre moldar a existência particular e real de cada educando à essência universal e ideai que o define enquanto ser humano.
Quais são as principais críticas ao essencialismo?
O que nos impede de alcançar o essencialismo é que hoje existem opções demais (sendo que muitas delas são boas), excesso de pressão social, ou seja, uma grande quantidade de pessoas nos dizendo o que fazer e como fazer e uma falsa de ideia de que podemos ter tudo.
Qual a diferença entre essencialismo e existencialismo?
Comparação: Essência vs. Existência: No essencialismo, a essência (natureza fundamental) de uma pessoa ou coisa é anterior à sua existência real. No existencialismo, a existência de uma pessoa vem antes de qualquer definição de sua essência.
Este livro é uma leitura obrigatória para qualquer pessoa que deseje simplificar sua vida, aumentar sua produtividade e encontrar um maior sentido de clareza e foco em um mundo cada vez mais agitado e complexo.
Trata-se de um método para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa. Quando tentamos fazer tudo e ter tudo, realizamos concessões que nos afastam da nossa meta.
O surgimento do essencialismo ocorreu na Grécia Antiga com os filósofos gregos Platão e Aristóteles, uma vez que ambos acreditavam e defendiam a ideia de que todas as coisas possuíam uma essência, fator responsável por definir o que cada coisa era.
A ética dos antigos ou a ética essencialista apresenta 3 aspectos: 1 – agir em conformidade com a razão; 2 – agir em conformidade com a natureza e com o caráter natural de cada indivíduo; 3 – a união permanente entre a ética – conduto do indivíduo – e política – valores da sociedade.
Considerado o pai da filosofia existencialista, o dinamarquês Soren Kierkegaard além de apresentar as primeiras ideias sobre o existencialismo fez parte também da ala cristã que defendia, acima de tudo, o livre arbítrio.
Além de movimento filosófico, o existencialismo também se constituiu como importante movimento literário. Ele se desenvolveu, sobretudo, na França. E foi fortemente influenciado pela fenomenologia. Dentro do pensamento existencialista, são observadas duas vertentes: o existencialismo ateu e o cristão.
O Essencialismo trata-se de um método para definir o que há de mais importante em nossas vidas e o que pode ser eliminado, para que dediquemos nosso tempo no que realmente importa!
Qual a diferença entre essencialismo e minimalismo?
Enquanto o minimalismo muitas vezes pode parecer uma busca interminável pelo "menos", o essencialismo busca um equilíbrio mais sábio entre simplificação e significado. Ele emerge como uma opção que valoriza a qualidade sobre a quantidade.
Como os essencialistas passam a maior parte do tempo?
Página 30: Os essencialistas passam o mais tempo possível explorando, escutando, debatendo, questionando e ponderando. Mas essa exploração não é um fim em si. Seu propósito é discernir as poucas coisas vitais das muitas triviais.
O caminho do essencialista é buscar de forma incansável o menos, porém melhor. O menos pode ser melhor. Quando nos esforçamos em um objetivo, conseguimos dar muito mais de nós, com muito mais intensidade.
Trata-se de aplicar os princípios de “menos, mas melhor” à forma como vivemos nossas vidas agora e no futuro. Isso é inovação. ” “O essencialismo não é sobre como fazer mais coisas; é sobre como fazer as coisas certas. ” “O essencialismo não é mais uma coisa – é uma maneira totalmente nova de fazer tudo.”
Uma teoria é não essencialista se defende que o que faz com que um determinado objeto seja um objeto de arte, tenha de ser encontrado fora do objeto e não no objeto em si. Social porque os artistas criam cada vez obras mais desafiadoras e desconcertantes, o que acabam por não “caber” dentro de teorias.