A pelica é um couro que geralmente é feito a partir de pele de cabra, mas também pode ser de carneiro ou cordeiro (conhecido como couro mestiço), que tenha os pelos parecidos com o pelo de cabra (é uma espécie de carneiro que tem em sua origem o cruzamento entre caprinos e ovinos).
Qual a diferença entre o couro bovino e a pelica? A diferença está na origem, no toque e na textura. Ambos são couro legítimo, o bovino é um couro mais comum, pois tem no gado sua origem. A pelica é couro caprino/ovino (ovelha, cabra, carneiro, etc), é um couro nobre, mais leve, mais macio e com toque mais sedoso.
Considerado um material exclusivo e altamente valorizado pela sua textura excepcionalmente suave e fina, o couro pelica é um tipo de couro de alta qualidade, com capacidade de moldar-se facilmente ao corpo.
A pelica, tipo de couro mais lustroso e brilhante, o píton e o couro de peixe são materiais que respiram e têm a tendência de ressecar ao longo do tempo. Segundo especialistas, vale fazer uma aplicação de hidratante em todas as peças feitas com esses couros a cada seis meses. O truque também vale para as bolsas.
A pelica se trata de um couro nobre e delicado com um toque bem macio. Costuma ser feito a partir de couros mestiços como já falamos acima e com couro de caprinos (peles de cabras).
E o couro legítimo, o mais procurado e também o mais caro, é feito a partir de peles de animais, como jacarés, por exemplo. Embora cobiçados, sua produção é controversa dada suas origens.
Recomendações para conservação do couro liso (tipo Pelica)
Antes de colocar a peça no guarda roupa, deixá-la pendurada em local ventilado para ela perder o excesso de umidade. O mesmo vale para sapatos, bolsas e outros acessórios. Pode-se passar roupas em couro liso pelo avesso e também o forro.
Couro legítimo. Esse é o tipo de couro mais comum e popular, de origem animal. ...
Couro sintético. Essa é a opção tanto para veganos quanto para quem possui menos recursos, visto que o couro sintético pode ser bem mais econômico. ...
O couro tipo pelica é originado de peles de alta qualidade, de origem caprina ou ovina, como cabra, carneiro e ovelha. Ele é um couro reconhecido por sua textura leve, macia e delicada, resultado de um tratamento especial que o torna diferente de outros tipos de couro.
A pelica é um couro que geralmente é feito a partir de pele de cabra, mas também pode ser de carneiro ou cordeiro (conhecido como couro mestiço), que tenha os pelos parecidos com o pelo de cabra (é uma espécie de carneiro que tem em sua origem o cruzamento entre caprinos e ovinos).
A pelica, conhecida por sua textura suave e flexibilidade, é meticulosamente transformada em peças que definem elegância e sofisticação. Nossa coleção de jaqueta de couro pelica feminina e calça de couro pelica é uma homenagem à arte da moda em couro, trazendo uma fusão de tradição artesanal e design moderno.
A hidratação vai evitar que o couro descasque e o manterá com aspecto de novo por mais tempo. Você pode utilizar um hidratante comum para pele, sem cheiro, ou um hidratante específico para o couro, se não se importar em pagar um pouco mais por isso.
O custo-benefício acaba sendo vantajoso, porque o couro natural pode durar até mais de 100 anos dependendo do cuidado do usuário, enquanto o couro sintético dura, em média, de três meses a seis anos.
A hidratação do couro, no caso de poltronas e sofás deve ser feitas uma vez por ano. Se você quiser dar brilho à peça, invista na cera ou graxa incolores, lustra-móveis a base de silicone ou hidratantes desenvolvidos apenas para uso em couro.
A dica para limpar couro mofado é usar um pouco de vinagre branco. Misture uma colher de sopa de detergente com uma de vinagre e aplique sobre a parte mofada com a ajuda de uma escova de cerdas macias. Passe o pano multiuso e seque bem a peça.
Jamais limpe suas peças de couro com produtos abrasivos, como alvejantes e álcool. Esse tipo de substância pode provocar manchas permanentes em todos os tipos de couro.
Portanto, sempre que o couro ficar úmido ou molhado, deixe a peça de roupa secar completamente antes de guardar. Outra orientação é, na higienização, passar um pano com vinagre em todas as partes da jaqueta, pois isso ajuda a neutralizar odores ruins.
O couro sintético tende a ter um brilho de superfície mais uniforme. O acabamento tende a ser mais consistente em termos de brilho e textura. Por outro lado, o couro genuíno pode apresentar variações no brilho devido à textura natural do couro e às marcas inerentes.
O tecido courvin, também conhecido como couro sintético, oferece uma série de vantagens. Ele é impermeável e de fácil higienização, sendo ideal para alérgicos ou lares com animais de estimação. Além disso, o courvin é uma opção mais acessível em comparação com o couro natural, sem perder a qualidade da peça.