o custo-meta, conhecido na língua inglesa como Target Cost, é uma fortíssima ferramenta utilizada para mensurar o custo máximo suportável para que se atinja o retorno desejável e, com isso, o melhor posicionamento estratégico e desempenho praticado.
Qual é a definição correta de custo meta ou custo-alvo?
O conceito de custo-meta
O custo meta unitário (também denominado custo objetivo ou custo permitido) é, segundo Horngren et al. (2000), o custo unitário estimado no longo prazo para um produto ou serviço que permitirá a uma empresa vender o produto ou serviço ao preço meta e obter a lucratividade unitária desejada.
O Custeio Alvo é um processo de planejamento de resultados, com base no gerenciamento de custos e preços, que se fundamenta em preços de venda estabelecidos pelo mercado e nas margens objetivadas pela empresa.
Para calcular o custo-alvo, subtrai-se o lucro programado do preço de venda planejado. Esse resultado, estimado com base nas condições de mercado, é também conhecido como “máximo custo de produção permitido”.
O custo-padrão é um método auxiliar dos sistemas de custeio. O custo-alvo é um método utilizado na fase de projeto de um produto, tomando-se por base o seu preço de mercado. Quando a empresa adota o custo-padrão não há necessidade de se aferir os custos reais.
Custeio Alvo (Custeio Meta ou Target Costing) - Objetivos e Princípios
O que é o custo-meta?
Custeio-Meta é uma estratégia desenvolvida pela indústria para melhorar sistematicamente a qualidade do produto, entregando maior valor ao consumidor, respeitando o referencial de preço do mercado e mantendo estrito controle dos custos.
Para encontrar o custo-meta temos a seguinte fórmula: C = P – α. Sendo que, C é o custo-meta, P é o Preço competitivo do mercado e, por fim, o α é a margem de lucro desejada.
O custo kaizen é um termo japonês que pode ser interpretado como melhoria contínua do homem, mas quando é aplicado nas empresas significa, também, como melhoria continuada dos processos de produção e administrativo, buscando a perfeição do processo produtivo.
Segundo Monden (1999), o Custeio Alvo compreende 5 fases: (1) Planejamento corporativo; (2) Desenvolvimento de projeto de um novo produto específico; (3) Determinação do plano básico para um produto específico; (4) Projeto do produto e, (5) Planejamento da transferência do produto para a produção.
A determinação do custo meta passa inicialmente pela definição das características e funções do produto a ser lançado no mercado. O passo seguinte é identificar qual o preço que os consumidores estariam dispostos a pagar por esse produto, considerando-se todas as suas especificações.
O custo pode ser dividido em custos fixos, os quais são despesas que não variam de acordo com o nível de produção, e custos variáveis, os quais são gastos que aumentam ou diminuem de acordo com a quantidade produzida. Importante: Como regra geral, quanto maior a quantidade produzida, menor o custo unitário.
Os custos são classificados em três elementos distintos, matéria-prima, mão- de-obra direta e custos indiretos. Matéria-prima é o primeiro elemento do custo, pois sem ele não há como produzir.
O custo médio representa o valor da média dos gastos com a compra de cada produto. Portanto, além do valor pago pelo próprio produto, também são considerados os acréscimos de impostos, frete e demais despesas relacionadas às aquisições deles.
Quais são os produtos e indústrias em que o custeio alvo pode ser aplicado?
Depois de todo o processo realizado, pode-se dizer que os princípios do Custeio Alvo podem ser aplicados em indústrias de confecções, apesar dos problemas encontrados para se estabelecer relação entre os recursos indiretos e suas funções, de acordo com os atributos.
Calcular o total de cada conjunto de custo; Destinar a cada fonte de custo de atividade o seu conjunto de custos; Calcular a taxa direcionadores e dividir o total de cada conjunto de custo; Multiplicar a taxa de direcionadores de custo também pelo número de direcionadores de custo.
De maneira simplificada, o custo padrão é entendido como o custo ideal para a produção de um determinado produto ou serviço, que serve de base para os gestores medirem a eficiência da produção e conhecerem as variações de custo.
O Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades (ABC) é um método de custeio que tem como objetivo avaliar com precisão as atividades desenvolvidas em uma empresa (tanto industrial como de serviços ou comercial), utilizando direcionadores para alocar as despesas e custos indiretos de uma forma mais realista ...
O custeio ABC atribui custos aos produtos de acordo com os recursos realmente consumidos. Este método identifica direcionadores de custo, como configuração da máquina, programação de trabalho e manuseio de materiais. A empresa então aloca esses custos de acordo com o nível de atividade que realmente ocorre.
Quais são os 4 principais tipos de custos de uma empresa? Ao todo, existem 4 principais tipos de custos em uma empresa, sendo eles: diretos, indiretos, fixos e variáveis.
O custo-padrão é útil quando funciona em conjunto com qualquer sistema, ou técnica, que usa custos históricos: sistemas com base na filosofia do custo por absorção ou com base no conceito de custos diretos e variáveis técnicas como o Page 8 XVIII Congresso Brasileiro de Custos – Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 07 a 09 de ...
Custeio RKW (Reichskuratoriun fur Wirtschaftlichtkeit) é um processo de fixação de preço do produto com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta. Surgiu na Alemanha ao redor de 1900.