O que é Customer Value Analysis? A Pesquisa de Análise de Valor pelo Cliente tem por objetivo entender o que seu cliente mais valoriza no relacionamento com sua empresa e também avaliar o seu desempenho e de seus concorrentes perante estes atributos mais valorizados.
Customer Lifetime Value (CLV), ou valor da vida útil do cliente, é uma métrica de vendas que considera o lucro que um consumidor gera para uma empresa durante o período em que faz negócios com ela.
Como pode ser feita a análise das necessidades dos clientes?
O primeiro passo para identificar as necessidades dos clientes é conhecer melhor o seu público alvo. Procure fazer pesquisas para entender qual a faixa etária, onde morar, nível de instrução, comportamentos, interesses, valores e etc para começar a compreendê-lo.
LTV (Lifetime Value) é uma estimativa da receita média que um cliente irá gerar ao longo de sua vida como cliente. É uma métrica valiosa para empresas com venda recorrente ou com repetição. Por isso, ele permite uma avaliação mais precisa do valor viável para o CAC (custo por aquisição de cliente).
Enquanto o LTV se refere à receita que o cliente gera dentro de tempo específico (a duração do relacionamento com a marca), o CLV tem a ver com a projeção dessa receita gerada pelo cliente considerando também os custos que a empresa e sua margem de lucro.
Uma delas é analisar a relação entre LTV e CAC, como apresentamos. De forma geral, recomenda-se que a vida útil do cliente seja pelo menos três vezes maior que o CAC. Ou seja, que ele gere pelo menos três vezes mais lucro do que custou para ser conquistado.
LTV ou Lifetime Value é uma métrica de vendas que calcula o lucro total gerado por um cliente enquanto ele continua comprando seus produtos e/ou serviços. O cálculo do LTV fornece insights sobre a experiência do cliente, que permanece utilizando as soluções de uma empresa porque está satisfeito.
O custo de aquisição de clientes (CAC) é o valor que uma empresa gasta para adquirir novos clientes. Ele ajuda você a medir o retorno do investimento de seus esforços para aumentar seus clientes. O CACé calculado somando os custos associados à conversão de um lead em cliente (marketing, publicidade, vendedores, etc.)
O que é LTV – Lifetime Value Entretanto, Lifetime Value é a receita média gerada pelo cliente durante o tempo de relacionamento com a empresa. O resultado do LTV mostra para a empresa a necessidade de direcionar esforços para aumentar o ticket médio ou prolongar o ciclo de vida do cliente.
Lifetime Value, ou LTV, é o lucro que o cliente deixa para a empresa ao longo do tempo. Portanto, é uma métrica muito valiosa para negócios que trabalham com vendas recorrentes ou que desejam atrair o mesmo cliente mais de uma vez.
O objetivo é analisar todos os clientes, de forma geral, e encontrar a média de valor gasto e tempo de permanência. A partir disso é que os ajustes serão feitos, tanto para aumentar o valor quanto para fazer com que os clientes fiquem por mais tempo antes de deixar seu produto ou serviço em busca de outra coisa.
Ele representa o valor total que um cliente traz para a sua empresa durante todo o período de relacionamento comercial. Ao contrário de transações únicas, o LTV considera a contribuição acumulada do cliente ao longo do tempo, incluindo receitas recorrentes, compras adicionais etc.
Por que não dá para calcular LTV em fase inicial de uma empresa?
Por que não dá para calcular LTV em fase inicial de uma empresa? Por que não dá para calcular LTV em fase inicial de uma empresa? O lifetime value é uma projeção financeira, por isso a empresa precisa ter um histórico para se basear.
Churn de clientes é uma medida do número de contas que deixam de comprar, seja cancelando contrato ou não renovando. Em alguns casos, simplesmente parando de fazer pedidos, o que, de imediato, representa uma perda de receita.
Qual é o CAC ideal? Isso vai depender muito do seu negócio. Mas, basicamente, para as empresas que possuem vendas pontuais, o CAC deve ser menor que o valor médio que você gasta com seu produto ou serviço.
O ROI, ou Retorno do Investimento, é o percentual de retorno sobre o investimento realizado pela empresa. Ele é, basicamente, o indicador do sucesso de um projeto. Porém, diferente do CAC, o ROI calcula o investimento total realizado pela empresa, não somente dos esforços de captação do cliente.
O termo significa crescimento, e se refere a um conjunto de estratégias voltadas para a experimentação, que tem o intuito de encontrar as melhores práticas para alavancar o crescimento de uma determinada empresa.
O ROI é um indicador eficiente para calcular o retorno de investimentos em diversas áreas, como campanhas de Marketing e Vendas. Além disso, seu uso facilita a definição de metas baseadas em dados reais, oferecendo clareza sobre o período necessário para alcançar o retorno desejado.
Pense em uma loja virtual que investiu R$ 20 mil em uma campanha de Google Ads para a Black Friday. Se a campanha gerar vendas de R$ 50 mil, o cálculo do ROI deve ser: (50.000 - 20.000) / 20.000 x 100 = 150%). A loja obteve, então, um retorno financeiro de 150% sobre o valor aplicado na campanha.
O custo por lead (CPL) é justamente a divisão entre o valor gasto em sua campanha e o número de pessoas que efetivamente mostraram-se interessadas no seu produto, ainda que você não tenha fechado contrato com elas (ou seja, convertido seus leads). Neste caso hipotético, ele é 5 reais.
O que é churn? Churn é uma métrica utilizada para mostrar o número de clientes que cancelam serviço em um determinado período de tempo. Ela é importante pois ajuda a medir a expansão da sua empresa, já que é preciso que o número de novos negócios exceda esse indicador.